A Comissão de Educação do Senado aprovou projeto que proíbe discriminação entre alunos bolsistas e pagantes em escolas privadas, promovendo igualdade e integração. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação do Senado aprovou, no dia dezenove de agosto, um projeto de lei que visa proibir a discriminação entre alunos bolsistas e pagantes em instituições privadas de ensino. A proposta, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), agora segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja um recurso para análise no plenário do Senado.
O projeto estabelece que as instituições de ensino que oferecem bolsas de estudos devem implementar uma política inclusiva que assegure a “igualdade de condições entre os estudantes pagantes e os não pagantes”. Essa medida busca promover a integração e a superação de estigmas associados aos alunos que recebem bolsas.
Além disso, a proposta determina que qualquer prática de separação ou distinção entre alunos, que não tenha como objetivo o interesse dos bolsistas, será passível de penalidades, conforme regulamento a ser definido posteriormente. O relator da matéria, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), fez alterações na versão original para incluir essas novas regras na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
O relator destacou que o projeto assegura que os estudantes não pagantes possam permanecer na escola com dignidade, em um ambiente seguro e livre de preconceitos, estigmas e discriminação. Essa iniciativa é um passo importante para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, independentemente de sua condição financeira.
Com a aprovação do projeto, espera-se que as instituições de ensino adotem práticas mais inclusivas e que a sociedade civil se mobilize em apoio a essa causa. A promoção da igualdade no ambiente escolar é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a terem acesso a uma educação digna e sem discriminação. Projetos que visem apoiar essa causa devem ser estimulados pela sociedade civil, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e igualitário.

A Universidade Cruzeiro do Sul oferece quinze cursos gratuitos online, com certificação e sem exigência de formação prévia, promovendo o desenvolvimento profissional. As capacitações abrangem áreas como Animação Digital, Design Thinking e Gestão de Pessoas, disponíveis por tempo indeterminado.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2025 encerram hoje, com mais de 112 mil vagas disponíveis e uma nova modalidade, o Fies Social, para estudantes em vulnerabilidade.

Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre 2.080 vagas em cursos técnicos gratuitos. Inscrições vão até 4 de maio de 2025, com provas em junho. O IFSP oferece oportunidades em 26 campi, priorizando ações afirmativas. Candidatos de escolas públicas e com renda familiar baixa têm vagas reservadas.

Centro de Ensino Fundamental 102 Norte promove cultura de paz com projeto Conviva. A iniciativa envolve alunos, famílias e comunidade em ações de respeito e empatia, destacando oficinas de comunicação não-violenta e interações sobre direitos humanos.

O Ministério da Educação regulamentou a educação a distância no ensino superior, exigindo formação avançada para docentes e atividades presenciais obrigatórias. Instituições têm dois anos para se adaptar.

A USP lança o projeto USP.comvc, que oferece conteúdos educativos gratuitos a estudantes de escolas de ensino básico, promovendo a aproximação entre a universidade e a sociedade. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento, com atividades práticas e interativas, e já conta com cerca de setenta opções disponíveis para agendamento online.