Sofia de Araújo, mãe de Ceilândia, foi homenageada por sua doação de leite materno no evento “AmamentAção”, que promoveu saúde e acolhimento a mães e gestantes durante o Agosto Dourado.
Mães e gestantes de Ceilândia participaram do evento “AmamentAção”, realizado no dia 20 de agosto, na Casa da Mulher Brasileira. A iniciativa, promovida pelo Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Ceilândia, visa conscientizar sobre a importância da doação de leite materno, especialmente durante o mês de agosto, dedicado à amamentação. Sofia de Araújo, uma mãe de primeira viagem, foi homenageada por sua contribuição ao banco de leite, destacando o impacto positivo que sua doação tem na vida de outros bebês.
Sofia, que amamenta seu filho há dois meses, percebeu que estava produzindo mais leite do que o necessário. Ao entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ela se cadastrou para doar o excedente. “Achei uma iniciativa muito bonita porque, às vezes, nós, mães, passamos pelo puerpério e nos sentimos muito esquecidas e sozinhas. Então, é sempre bom ser reconhecida”, afirmou Sofia durante a homenagem.
A nutricionista do Banco de Leite Humano, Natália Gouvêa, ressaltou a importância das doadoras, afirmando que a medalha dourada recebida simboliza o papel fundamental que elas desempenham na saúde pública. “Sabemos que doar não é fácil. No cenário há um bebê pequeno, noites mal dormidas, bagunça e hormônios. Assim, dedicar um tempo para tirar o leite é uma verdadeira doação de esperança e de si mesma”, explicou.
O evento também ofereceu serviços de saúde e cuidados estéticos, como massagem, pintura gestacional, cortes de cabelo e maquiagem. Renata d’Aguiar, subsecretária de Promoção das Mulheres da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), destacou a importância de acolher as mães que enfrentam a rotina agitada. “Reconhecemos que a mãe que está na correria também precisa desse olhar e acolhimento”, afirmou.
Para se tornar doadora de leite materno, é necessário que a mulher esteja saudável e em período de amamentação. No Distrito Federal, o recolhimento pode ser feito em casa, com a entrega do leite em potes de vidro. O serviço pode ser agendado pelo telefone 160 ou pelo site Amamenta Brasília, onde uma equipe do CBMDF realiza o transporte até os bancos de leite humano.
O leite materno é essencial para a sobrevivência e desenvolvimento de recém-nascidos, especialmente aqueles que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIs). A união da sociedade em torno de causas como essa pode fazer uma grande diferença na vida de muitas famílias. Projetos que incentivam a doação de leite materno e o apoio às mães devem ser estimulados, promovendo um ambiente mais solidário e acolhedor.

IgesDF amplia leitos pediátricos no HBDF e HRSM para atender demanda sazonal de síndromes respiratórias. Ação temporária visa melhorar o atendimento às crianças no Distrito Federal.

A dieta mediterrânea se destaca na prevenção da sarcopenia e fragilidade em idosos, conforme revisão publicada no periódico Nutrients, com evidências de melhorias na saúde muscular. A pesquisa, envolvendo mais de 87 mil idosos, ressalta a importância de uma alimentação equilibrada, atividade física e sono adequado para minimizar a perda muscular relacionada à idade.

Bruna Biancardi e Viih Tube relatam experiências sobre a frenectomia de seus filhos, ressaltando a importância do diagnóstico precoce da anquiloglossia para um desenvolvimento saudável. A fonoaudióloga Flávia Puccini enfatiza que a intervenção rápida minimiza complicações.

A Anvisa incluiu o mitotano na lista de importação excepcional, facilitando o acesso ao tratamento de câncer adrenal no Brasil. A medida elimina a necessidade de aprovação prévia para novos pedidos.

Relatório da revista The Lancet alerta para um aumento de casos de câncer de fígado, podendo chegar a 1,52 milhão até 2050, e propõe metas globais para reduzir a incidência da doença. A mortalidade anual é de 760 mil, com 60% dos casos evitáveis.
O prazo para adesão ao edital do programa Mais Médicos Especialistas foi estendido até 11 de julho, com a oferta de quinhentas bolsas para médicos em áreas prioritárias do SUS. Essa ação visa reduzir a espera por atendimentos.