Educação

Treinamento online gamificado em Ruanda impulsiona empreendedorismo entre jovens durante a pandemia

Um treinamento online gamificado em Ruanda demonstrou que o acesso à internet pode impulsionar o empreendedorismo entre jovens, mesmo durante a pandemia, aumentando suas chances de iniciar negócios. O estudo revela que a interação social e a participação em clubes de negócios são fundamentais para fomentar a mentalidade empreendedora.

Atualizado em
August 19, 2025
Clock Icon
3
min
Treinamento de empreendedorismo com games alcança bons resultados entre jovens - Rafaela Araújo - 23.nov.24/Folhapress

Os jovens desempenham um papel crucial na inovação econômica, mas enfrentam desafios significativos, especialmente em relação à educação e ao mercado de trabalho. Em 2024, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) revelou que 18,5% dos jovens entre 15 e 29 anos não estavam ocupados, estudando ou participando de cursos de qualificação. A pandemia de Covid-19 agravou essa situação, dificultando o acesso à educação, especialmente em um país com desigualdades como o Brasil.

Um estudo recente em Ruanda destacou a eficácia de um treinamento online gamificado de empreendedorismo, realizado entre janeiro e fevereiro de 2021. O programa, que durou seis semanas, foi projetado para estimular a mentalidade empreendedora entre alunos do ensino médio. Com cerca de 40 módulos interativos, os jovens aprenderam tanto sobre desenvolvimento de negócios quanto sobre habilidades socioemocionais, utilizando recursos de gamificação para aumentar o engajamento.

Os resultados do treinamento foram promissores. Um mês após a conclusão, os alunos que participaram do programa apresentaram uma probabilidade significativamente maior de iniciar seus próprios negócios, mesmo durante as restrições impostas pela pandemia. Além disso, o programa incentivou a participação em clubes de negócios nas escolas, que servem como uma porta de entrada para o empreendedorismo em Ruanda.

O acesso à internet nas escolas foi um fator crucial para o sucesso do treinamento, permitindo que os jovens superassem barreiras e se envolvessem ativamente nas atividades. O estudo também revelou que o programa fomentou a interação entre os jovens e suas famílias, promovendo discussões sobre ideias de negócios e aumentando o interesse por cursos de empreendedorismo nas escolas.

Esses achados sugerem que intervenções semelhantes poderiam ser implementadas no Brasil, onde muitos jovens enfrentam dificuldades semelhantes. A criação de programas de treinamento online que utilizem gamificação pode ser uma estratégia eficaz para estimular o empreendedorismo entre os jovens brasileiros, especialmente em um contexto pós-pandemia.

Iniciativas como essa podem abrir novas oportunidades para os jovens, permitindo que desenvolvam suas habilidades e se tornem protagonistas de suas próprias histórias. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar esses projetos, garantindo que mais jovens tenham acesso a treinamentos que estimulem sua criatividade e potencial empreendedor.

Folha de São Paulo
Quero ajudar

Leia mais

Universidade do Distrito Federal oferece 60 bolsas de iniciação científica para estudantes em 2025
Educação
Clock Icon
3
min
Universidade do Distrito Federal oferece 60 bolsas de iniciação científica para estudantes em 2025
News Card

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lança a 2ª edição dos programas de iniciação científica e inovação, com 60 bolsas de R$ 700 por 12 meses. Inscrições de 28 de abril a 12 de maio.

Escola no Paraná é criticada por falhas na inclusão após caso de menino autista amarrado por professora
Educação
Clock Icon
3
min
Escola no Paraná é criticada por falhas na inclusão após caso de menino autista amarrado por professora
News Card

Menino autista foi encontrado amarrado em banheiro de escola em Araucária, Paraná. Especialista critica a falta de empatia e preparo da instituição e da professora, ressaltando a urgência de práticas inclusivas.

Vice-governadora do DF, Celina Leão, escuta demandas de gestores escolares por melhorias estruturais e gratificações
Educação
Clock Icon
3
min
Vice-governadora do DF, Celina Leão, escuta demandas de gestores escolares por melhorias estruturais e gratificações
News Card

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, se reuniu com gestores escolares em Sobradinho II para discutir melhorias na infraestrutura e gratificações para professores. Demandas incluem reformas urgentes e aumento de recursos.

Escola Classe Juscelino Kubitschek promove palestra sobre legado educacional e emoções na aprendizagem
Educação
Clock Icon
3
min
Escola Classe Juscelino Kubitschek promove palestra sobre legado educacional e emoções na aprendizagem
News Card

A Escola Classe Juscelino Kubitschek promoveu palestra sobre educação emocional com Cosete Ramos. O evento, que envolveu 206 alunos, celebrou o legado de JK e a história de Brasília. A iniciativa, apoiada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, visa integrar história e desenvolvimento emocional no aprendizado.

1º Encontro Distrital de Educação na Saúde discute inovações tecnológicas para o futuro do SUS no DF
Educação
Clock Icon
3
min
1º Encontro Distrital de Educação na Saúde discute inovações tecnológicas para o futuro do SUS no DF
News Card

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF) realizou o 1º Encontro Distrital de Educação na Saúde, reunindo 200 participantes para discutir inovações tecnológicas na saúde pública. O evento, que ocorre em dois dias, visa integrar educação e saúde, destacando a importância da tecnologia no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Curso do Detran-DF capacita mulheres em mecânica e promove autonomia no trânsito
Educação
Clock Icon
4
min
Curso do Detran-DF capacita mulheres em mecânica e promove autonomia no trânsito
News Card

Curso "Noções de Mecânica para Mulheres" do Detran-DF capacita motoristas com aulas práticas e teóricas, promovendo confiança e autonomia no cuidado veicular. Inscrições abertas mensalmente.