A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, se reuniu com gestores escolares em Sobradinho II para discutir melhorias na infraestrutura e gratificações para professores. Demandas incluem reformas urgentes e aumento de recursos.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou de uma reunião com gestores de escolas públicas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Sobradinho II, nesta quinta-feira, 15 de maio. O encontro teve como foco a discussão sobre melhorias na infraestrutura das escolas, com professores destacando a necessidade urgente de reformas e recursos adequados para o ensino.
Durante a reunião, Celina Leão afirmou: "Estamos fazendo o orçamento do ano que vem e do final deste ano, por isso, estamos ouvindo onde gastar esse dinheiro." A vice-governadora enfatizou a importância de ouvir as demandas para encontrar soluções de curto e longo prazo.
Gestores de diversas unidades educacionais relataram problemas estruturais. Ádemis Souza, gestora da escola Classe 12 de Sobradinho, mencionou: "A gente atende do primeiro ao quinto ano e não temos nem um parquinho." Ele destacou que o pátio da escola está em péssimas condições e que já existe um projeto, mas falta orçamento para a execução.
Outro ponto levantado pelos professores foi o aumento das gratificações. Claudia Borges, diretora da escola Classe Brochado da Rocha, ressaltou: "O trabalho aumenta, a demanda aumenta e a nossa gratificação não tem valor." Ela ainda comentou que, em algumas situações, os professores precisam arcar com despesas pessoais para garantir a alimentação dos alunos.
A reunião contou com a presença de lideranças de unidades educacionais de todo o DF, que expressaram suas preocupações e necessidades. A vice-governadora se comprometeu a levar essas demandas para a elaboração do orçamento, buscando soluções que atendam às necessidades das escolas.
Essas questões levantadas na reunião são um chamado à ação da sociedade civil. A união em torno de projetos que visem melhorar a infraestrutura e as condições de trabalho nas escolas pode fazer uma diferença significativa na vida de alunos e educadores. É fundamental que a comunidade se mobilize para apoiar iniciativas que promovam melhorias na educação pública.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou a EMEI Jô Soares no Itaim Paulista, com capacidade para 224 crianças e infraestrutura moderna, incluindo soluções sustentáveis. A unidade é a 11ª inaugurada em 2023, totalizando 39 novas escolas.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam em 30 de junho e vão até 4 de julho, oferecendo bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. Os candidatos devem ter feito o Enem e atender a critérios de renda. A lista de espera será aberta em agosto.

Em 2024, 40% das escolas públicas brasileiras ainda não oferecem ensino em tempo integral, apesar do aumento nas matrículas. O MEC destaca desafios estruturais e a necessidade de investimentos para alcançar a meta de 25% até 2025.

Censo Escolar de 2024 mostra que 85% das escolas brasileiras promovem ações em direitos humanos, mas a diversidade ainda é tratada de forma isolada. Mudanças climáticas afetam a educação, com 64% das escolas no Rio Grande do Sul suspensas por enchentes.

Estudantes brasileiros veem a graduação como chave para o futuro, com 85% acreditando em benefícios concretos e 71% considerando o estágio essencial para a empregabilidade. A pesquisa do Instituto Locomotiva destaca a urgência de conectar educação e mercado de trabalho.

Projeto "Horta dos Ipês" na Escola Classe Jardim dos Ipês promove aprendizado prático. A iniciativa, que integra cultivo de hortaliças ao currículo escolar, foi selecionada para a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral.