São Paulo obteve avanços na alfabetização, mas ainda ficou abaixo da média nacional, com 48,25% das crianças alfabetizadas. O MEC divulgou os dados, revelando que a meta de 2024 não foi atingida.

Os resultados de alfabetização de crianças em São Paulo foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e mostram que a capital paulista ocupa a 17ª posição entre as capitais, com apenas 48,25% das crianças alfabetizadas. O Estado de São Paulo, por sua vez, alcançou 58,13%, ambos abaixo da média nacional de 59,2%. Apesar de terem melhorado em relação ao ano anterior, as metas estabelecidas não foram atingidas.
A Secretaria Municipal de Educação expressou satisfação com o desempenho, mas reconheceu a necessidade de avançar ainda mais. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, atribuiu a melhora a políticas de recuperação para professores e a utilização de materiais mais lúdicos. O Estado, que ficou em 13º lugar no ranking, também destacou avanços significativos, com um aumento de 6,22 pontos percentuais em comparação a 2023.
O MEC realiza a avaliação com alunos do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas, utilizando um conjunto de questões padronizadas. Para ser considerada alfabetizada, a criança deve atingir uma pontuação mínima de 743 pontos. Este ano, dois milhões de estudantes participaram das provas, que ocorreram em outubro e novembro de 2024.
As capitais que se destacaram positivamente foram Fortaleza, Vitória, Goiânia e Belo Horizonte, todas com índices em torno de 70% de crianças alfabetizadas. O Ceará foi o único Estado a ultrapassar 80% de alfabetização. O Brasil, no entanto, não conseguiu atingir a meta de 60% de crianças alfabetizadas em 2024, com um índice de 59,2% devido a dificuldades enfrentadas por alguns Estados, como o Rio Grande do Sul, que sofreu com enchentes.
O programa Alfabetiza Juntos SP, que recebeu um investimento de R$ 300 milhões, foi mencionado como uma das iniciativas que contribuíram para os avanços na alfabetização. O MEC, que não realiza avaliações próprias, utiliza dados de exames estaduais para compilar os resultados. A comparação entre os resultados de diferentes Estados é criticada por especialistas, que apontam que as variações nas provas podem afetar a precisão dos dados.
Esses resultados ressaltam a importância de iniciativas que visem melhorar a alfabetização infantil no Brasil. Projetos que busquem apoiar a educação e a alfabetização podem fazer uma diferença significativa na vida de muitas crianças. A união da sociedade civil é fundamental para promover mudanças e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.

Ministério da Saúde lança novos Cadernos de Atividade e curso sobre alimentação saudável nas escolas, reforçando a importância da educação nutricional e do Programa Saúde na Escola (PSE). As iniciativas visam promover hábitos alimentares adequados entre estudantes e a comunidade escolar.

Solicitações de isenção da taxa do Enem 2025 iniciam hoje, 14 de abril, e vão até 25 de abril. O Inep divulgará resultados em 12 de maio, beneficiando estudantes de baixa renda.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu novas regras para a educação à distância no Brasil, restringindo cursos 100% online e exigindo carga horária presencial mínima. A medida visa garantir a qualidade do ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa "Na Ponta do Lápis", que visa promover educação financeira e fiscal para alunos do ensino fundamental e médio, especialmente os do programa Pé-de-Meia. A iniciativa inclui capacitação contínua para educadores e busca fortalecer a autonomia e cidadania crítica dos estudantes.

O estado de São Paulo destaca-se pela diversidade cultural e pela importância da educação superior, com 41,6% de estudantes pretos, pardos e indígenas nas universidades públicas. As políticas de inclusão transformam o ambiente acadêmico e social.

Cinco plataformas brasileiras oferecem cursos gratuitos e certificados, promovendo a democratização da educação e a qualificação profissional em diversas áreas. Essa iniciativa, impulsionada pela digitalização, amplia o acesso ao conhecimento.