São Paulo obteve avanços na alfabetização, mas ainda ficou abaixo da média nacional, com 48,25% das crianças alfabetizadas. O MEC divulgou os dados, revelando que a meta de 2024 não foi atingida.

Os resultados de alfabetização de crianças em São Paulo foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e mostram que a capital paulista ocupa a 17ª posição entre as capitais, com apenas 48,25% das crianças alfabetizadas. O Estado de São Paulo, por sua vez, alcançou 58,13%, ambos abaixo da média nacional de 59,2%. Apesar de terem melhorado em relação ao ano anterior, as metas estabelecidas não foram atingidas.
A Secretaria Municipal de Educação expressou satisfação com o desempenho, mas reconheceu a necessidade de avançar ainda mais. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, atribuiu a melhora a políticas de recuperação para professores e a utilização de materiais mais lúdicos. O Estado, que ficou em 13º lugar no ranking, também destacou avanços significativos, com um aumento de 6,22 pontos percentuais em comparação a 2023.
O MEC realiza a avaliação com alunos do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas, utilizando um conjunto de questões padronizadas. Para ser considerada alfabetizada, a criança deve atingir uma pontuação mínima de 743 pontos. Este ano, dois milhões de estudantes participaram das provas, que ocorreram em outubro e novembro de 2024.
As capitais que se destacaram positivamente foram Fortaleza, Vitória, Goiânia e Belo Horizonte, todas com índices em torno de 70% de crianças alfabetizadas. O Ceará foi o único Estado a ultrapassar 80% de alfabetização. O Brasil, no entanto, não conseguiu atingir a meta de 60% de crianças alfabetizadas em 2024, com um índice de 59,2% devido a dificuldades enfrentadas por alguns Estados, como o Rio Grande do Sul, que sofreu com enchentes.
O programa Alfabetiza Juntos SP, que recebeu um investimento de R$ 300 milhões, foi mencionado como uma das iniciativas que contribuíram para os avanços na alfabetização. O MEC, que não realiza avaliações próprias, utiliza dados de exames estaduais para compilar os resultados. A comparação entre os resultados de diferentes Estados é criticada por especialistas, que apontam que as variações nas provas podem afetar a precisão dos dados.
Esses resultados ressaltam a importância de iniciativas que visem melhorar a alfabetização infantil no Brasil. Projetos que busquem apoiar a educação e a alfabetização podem fazer uma diferença significativa na vida de muitas crianças. A união da sociedade civil é fundamental para promover mudanças e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.

O Ministério do Turismo e a UFMA oferecem curso online gratuito de Gestor de Turismo. Inscrições abertas até 30 de setembro de 2025. O curso, com 50 horas de duração, é totalmente online e visa qualificar profissionais do setor turístico. Com quatro módulos, aborda planejamento, legislação, gestão de projetos e habilidades sociocomportamentais. Os participantes recebem certificado ao atingir nota mínima de setenta pontos. É voltado a profissionais e estudantes interessados em desenvolver suas competências na área.

No Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho, realizado em 19 de agosto, mais de 300 estudantes participaram de palestras com renomados jornalistas, incluindo Denise Rothenburg, que elogiou o interesse da nova geração. O evento, que ocorreu no Auditório do Sistema CNA-Senar, visa fortalecer a formação de futuros jornalistas e promover debates sobre o mercado. Oficinas gratuitas estão programadas para o dia 20 de agosto, com a expectativa de enriquecer ainda mais a experiência dos alunos. A presidente do prêmio, Kátia Cubel, destacou a importância da iniciativa para a credibilidade e cidadania no jornalismo.

O Pré-Vestibular Popular Livre da UFRGS busca educadores voluntários para aulas online gratuitas, com inscrições até 11 de maio. São 27 vagas em diversas disciplinas, promovendo educação popular.

O Brasil enfrenta uma grave crise em formação nas áreas de STEM, com apenas 13% de formandos, estagnação na última década e alta evasão, comprometendo sua competitividade e inovação.

O ensino técnico em São Paulo atinge 145 mil alunos em 2025, um crescimento de 93% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo programa Beem e investimentos de R$ 41 milhões em infraestrutura.

Resultados do Enade 2023 mostram que 27,3% dos cursos de medicina em faculdades particulares têm notas baixas, enquanto nas públicas o índice é de apenas 6%. O MEC planeja regular o ensino superior.