Meio Ambiente

Ubatuba é o município mais vulnerável às mudanças climáticas em São Paulo, revela novo relatório do IPS

Ubatuba, a cidade mais vulnerável às mudanças climáticas em São Paulo, lançou um Plano Municipal de Adaptação e Resiliência, visando mitigar riscos como deslizamentos e enchentes. A iniciativa busca melhorar a qualidade de vida local.

Atualizado em
June 30, 2025
Clock Icon
4
min
Deslizamento de terra em área de encosta de Ubatuba, após forte chuva em fevereiro de 2023; cidade possui alto risco também para inundação, enchente, alagamento e enxurradas. Foto: Defesa Civil de Ubatuba

Ubatuba, localizada no litoral norte de São Paulo, é considerada a cidade mais vulnerável às mudanças climáticas do Estado, conforme o Índice de Progresso Social (IPS). O índice, que avalia a qualidade de vida em cinco mil quinhentos e setenta municípios brasileiros, utiliza cinquenta e sete indicadores sociais e ambientais. A vulnerabilidade climática é um fator crucial para a formulação de políticas públicas, especialmente em áreas como saúde e proteção ambiental.

Em resposta a essa situação alarmante, a Prefeitura de Ubatuba desenvolveu um Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima. O objetivo do plano é implementar estratégias que reduzam a vulnerabilidade da cidade ao aquecimento global e melhorem a qualidade de vida dos moradores. O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, destacou que o plano se baseia em diagnósticos que orientam a cidade frente a mudanças climáticas, como o aumento das chuvas e ressacas.

O Índice de Vulnerabilidade Climática Municipal, utilizado pelo IPS, é uma iniciativa do Instituto Votorantim, que visa promover um futuro sustentável. Ubatuba obteve uma pontuação de sessenta e dois vírgula oitenta e dois, a mais alta entre os seiscentos e quarenta e cinco municípios do Estado. O risco de deslizamentos na cidade é classificado como cem, enquanto o risco de inundações e alagamentos é de oitenta e um vírgula cinquenta e um.

Outras cidades, como São Simão, Queluz, Bertioga e Araçariguama, também apresentam altos índices de vulnerabilidade, principalmente devido ao risco de deslizamentos. Em contrapartida, municípios como Jundiaí, Louveira e Cordeirópolis se destacam por suas melhores condições de resiliência às mudanças climáticas. A arborização urbana é apontada como uma estratégia eficaz para aumentar a segurança climática, conforme o botânico e paisagista Ricardo Cardim.

O levantamento do IPS de dois mil e vinte e cinco também revelou os núcleos urbanos mais arborizados do Estado, com Valinhos liderando a lista. A presença de áreas verdes é fundamental para a saúde da população, pois melhora a qualidade do ar e reduz a temperatura nas cidades, além de prevenir desastres ambientais. O índice geral do Brasil em dois mil e vinte e cinco foi de sessenta e um vírgula noventa e seis, ligeiramente inferior ao do ano anterior.

Diante desse cenário, é essencial que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a resiliência climática. Projetos que visem a recuperação ambiental e a arborização urbana podem fazer uma diferença significativa na qualidade de vida dos cidadãos e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A união da comunidade pode ser um passo importante para enfrentar esses desafios e garantir um futuro mais sustentável para todos.

Estadão
Quero ajudar

Leia mais

"Terra enfrenta a sexta extinção em massa, impulsionada por ações humanas e mudanças climáticas"
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
"Terra enfrenta a sexta extinção em massa, impulsionada por ações humanas e mudanças climáticas"
News Card

A Terra enfrenta sua sexta extinção em massa, impulsionada por ações humanas, com taxas de extinção 100 a 1.000 vezes superiores às naturais. Cientistas alertam para a urgência de ações ambientais.

Marina Silva defende legislação ambiental e critica projetos que ameaçam a fiscalização no Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Marina Silva defende legislação ambiental e critica projetos que ameaçam a fiscalização no Brasil
News Card

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu a legislação ambiental do Brasil em discurso, ressaltando sua relevância para investimentos e criticando a inação dos países ricos em promessas climáticas. Após ser hostilizada no Congresso, Marina destacou a segurança jurídica e a importância do marco regulatório, enquanto projetos que flexibilizam normas de fiscalização avançam. Ela também criticou a falta de compromisso das nações desenvolvidas em relação às metas climáticas.

Brasil avança com nova estratégia para proteger biodiversidade e enfrentar desafios ambientais
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil avança com nova estratégia para proteger biodiversidade e enfrentar desafios ambientais
News Card

O Brasil lançou a nova Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade, visando fortalecer a proteção ambiental com metas ambiciosas e implementação eficaz. Especialistas destacam a urgência de ações integradas e financiamento para enfrentar as pressões sobre a biodiversidade.

Cavernas brasileiras se destacam como destinos turísticos e centros de pesquisa científica
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Cavernas brasileiras se destacam como destinos turísticos e centros de pesquisa científica
News Card

O Censo Brasileiro de Cavernas Turísticas 2025 foi lançado para promover o turismo sustentável e coletar dados sobre a gestão das mais de 26 mil cavernas do Brasil, destacando sua importância econômica e social.

Brasil se prepara para a COP30 em Belém com foco na conservação da Amazônia e justiça ambiental
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil se prepara para a COP30 em Belém com foco na conservação da Amazônia e justiça ambiental
News Card

A COP30, que ocorrerá em Belém, é vista como uma oportunidade crucial para o Brasil liderar a ação climática global, destacando a Amazônia e a justiça ambiental. O Summit ESG da EXAME enfatizou a necessidade de financiamento e a inclusão de comunidades locais nas discussões.

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em cidades do Rio Grande do Norte devido à seca
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ministério da Integração reconhece situação de emergência em cidades do Rio Grande do Norte devido à seca
News Card

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em várias cidades do Rio Grande do Norte devido à seca, permitindo acesso a recursos federais para assistência. As prefeituras de Carnaubais, Caiçara do Rio do Vento, Governador Dix-Sept Rosado, Santa Maria, Japi, Pau dos Ferros e São Miguel podem agora solicitar apoio para ações de defesa civil.