Universidades públicas, como USP, Unicamp e Unesp, disponibilizam conteúdos gratuitos online para auxiliar estudantes na preparação para vestibulares e Enem, oferecendo videoaulas e provas anteriores. Essas iniciativas visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir os custos da preparação.

No contexto da preparação para vestibulares e o Enem, muitos estudantes enfrentam dificuldades financeiras que dificultam o acesso a materiais de estudo. No entanto, universidades públicas como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) têm se mobilizado para oferecer conteúdos gratuitos e de qualidade, facilitando a vida dos candidatos.
Essas instituições disponibilizam plataformas digitais, canais no YouTube e acervos com videoaulas, provas anteriores e simulados. O material é frequentemente produzido por professores das próprias universidades, garantindo que esteja alinhado com o estilo e conteúdo das provas. Essa iniciativa é uma alternativa valiosa para aqueles que buscam se preparar de forma acessível.
A USP, por exemplo, oferece uma vasta gama de recursos no site da Fuvest, incluindo provas anteriores, gabaritos e o manual do candidato. A plataforma e-Aulas USP disponibiliza videoaulas em diversas disciplinas, abordando temas recorrentes nas provas. Além disso, o canal oficial da USP no YouTube complementa a preparação com dicas e correções comentadas.
A Unicamp se destaca por seu acervo organizado, onde os estudantes podem acessar provas anteriores com gabaritos e correções detalhadas, além de simulados interativos. A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) também fornece análises das questões, ajudando os candidatos a entenderem como são avaliados. Os alunos podem personalizar seus simulados, escolhendo ano, disciplina e número de questões.
A Unesp, por sua vez, disponibiliza materiais por meio da plataforma Unesp Aberta, que oferece cursos online por disciplina, com videoaulas curtas e materiais de apoio. O site da Vunesp também fornece acesso a provas anteriores, permitindo que os estudantes se familiarizem com o estilo das questões.
Essas iniciativas são fundamentais para democratizar o acesso à educação e apoiar os estudantes em sua preparação. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para ampliar essas oportunidades, garantindo que mais jovens tenham acesso a recursos que potencializem seu aprendizado e suas chances de sucesso nos vestibulares.

O Governo Federal avalia projeto para acabar com a obrigatoriedade das autoescolas na obtenção da CNH, facilitando o acesso e reduzindo custos. A CNH Social já oferece gratuidade a pessoas de baixa renda.

Os dados da PNAD Educação de 2024 revelam avanços na escolaridade no Brasil, mas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) continuam inalcançadas, evidenciando desigualdades regionais e raciais. A taxa de analfabetismo caiu para 5,3%, mas a erradicação até 2024 não foi atingida. A falta de vagas em creches persiste, afetando principalmente o Nordeste, onde apenas 47% da população adulta completou o ensino médio. A situação exige ações urgentes para garantir o direito à educação desde a infância.

Lula critica elite por falta de investimento em educação e anuncia repasse de R$ 74,4 milhões à UFF. Durante a inauguração do novo campus da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou indignação pela elite brasileira não ter promovido o acesso à educação para os mais pobres. Ele destacou que o Brasil só teve sua primeira universidade federal em 1920, enquanto o Peru já a possuía em 1550. Lula afirmou que a elite deveria ter vergonha por ter enviado seus filhos para estudar no exterior até o século XX e elogiou seu governo por ter criado diversas universidades e institutos federais. O evento também contou com a presença de ministros e gerou manifestações de apoio ao deputado Glauber Braga, alvo de um processo de cassação. A agenda de Lula no Rio de Janeiro visa reverter sua queda de popularidade, que atualmente registra 56% de desaprovação.

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que destina parte do lucro do pré-sal para políticas de permanência estudantil em universidades públicas, visando reduzir a evasão de cotistas. A proposta, que altera a Lei nº 12.858/2013, permitirá que instituições de ensino tenham recursos para oferecer bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade. A médica e professora da USP, Ludhmila Hajjar, destacou a importância da aprovação, que segue agora para sanção presidencial, com boas expectativas de se tornar um programa social permanente.

Censo Escolar revela queda nas matrículas da pré-escola e do EJA, enquanto creches e ensino profissionalizante crescem modestamente, evidenciando estagnação na educação brasileira.

Inscrições abertas para 120 vagas em cursos gratuitos do Projeto Labinclui. Oportunidade de qualificação profissional para pessoas com deficiência no Distrito Federal.