Estão abertas as inscrições para o Prêmio Protagonismo Universitário, que levará cinco estudantes para a China com todas as despesas pagas. A iniciativa do Na Prática visa reconhecer jovens que impactam suas comunidades.
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Protagonismo Universitário, uma iniciativa do Na Prática que visa reconhecer estudantes universitários que impactam suas comunidades. O prêmio levará cinco vencedores para a China com todas as despesas pagas, além de oferecer formação em liderança e visibilidade na imprensa. A inscrição é gratuita e pode ser uma oportunidade transformadora para os indicados.
O Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário busca contemplar um jovem de cada região do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A proposta é valorizar diferentes histórias e trajetórias de jovens que já estão promovendo mudanças significativas em suas comunidades, mesmo sem cargos formais. Podem participar estudantes de dezoito a trinta e quatro anos, matriculados em instituições de ensino superior brasileiras.
Os ganhadores terão acesso a uma formação exclusiva em liderança, um certificado de excelência da EXAME + Na Prática e a chance de serem reconhecidos nacionalmente. Durante a viagem à China, os selecionados participarão de atividades culturais e educacionais, além de oportunidades de networking, ampliando suas perspectivas e conhecimentos sobre inovação e empreendedorismo.
A China foi escolhida como destino por ser um dos principais polos globais de inovação. A viagem permitirá que os jovens conheçam uma cultura diferente e explorem novas ideias, trazendo inspiração para suas comunidades no Brasil. O apoio de grandes empresas como BTG Pactual, Grupo Boticário e Suzano reforça a importância do prêmio e seu impacto positivo na formação de futuras lideranças.
O Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário é o primeiro reconhecimento nacional com foco regional voltado exclusivamente para estudantes de alto desempenho prático e acadêmico. Essa iniciativa visa dar visibilidade a jovens que estão fazendo a diferença e que merecem ser reconhecidos. A participação é uma oportunidade de destacar o trabalho de quem já está contribuindo para um Brasil melhor.
Indicar um universitário que se encaixa nesse perfil pode ser um passo importante para que essa pessoa tenha a chance de ser vista e valorizada. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a união em torno de causas que promovem o desenvolvimento e a educação é fundamental para o crescimento coletivo.
Estudo da OCDE revela fragilidade na implementação da Conduta Empresarial Responsável (CER) no Brasil, apesar de uma legislação robusta. O PACER pode ser a chave para alinhar objetivos e promover responsabilidade empresarial.
Ipea revela que 7,3 milhões de crianças no Brasil vivem com avós ou parentes, evidenciando a urgência de políticas públicas para apoiar essas famílias vulneráveis, como em Franca, SP, que implementou iniciativas eficazes.
Cerca de 9% do Parque do Bixiga será destinado a canteiro de obras da Linha 19-Celeste do Metrô por três anos, com promessa de devolução após a conclusão. A área foi adquirida por R$ 65 milhões em 2024.
Em 2023, o Brasil registrou mais de 100 mil descumprimentos de medidas protetivas, resultando em 1.492 assassinatos de mulheres, o maior número desde 2015. A situação evidencia falhas na aplicação da Lei Maria da Penha.
O Agroamigo, programa do Banco do Nordeste, destinará R$ 300 milhões para banheiros e quintais produtivos na safra 2025/26, beneficiando 100 mil famílias no Nordeste. A iniciativa visa melhorar o saneamento e a produção rural.
O Museu Nacional/UFRJ já recebeu mais de 15 mil visitantes desde o início da programação "Entre Gigantes". A nova iniciativa para o público neurodivergente oferece acesso exclusivo aos domingos.