Meio Ambiente

Viação Pioneira recebe 444 novos ônibus com tecnologia Euro 6 para modernizar transporte no DF

A Viação Pioneira receberá 444 novos ônibus, com 217 entregues ainda em 2025. O governador Ibaneis Rocha anunciou que a frota do Plano Piloto será totalmente elétrica até 2025, visando reduzir poluentes.

Atualizado em
June 26, 2025
Clock Icon
3
min
Os veículos contam com uma tecnologia que minimiza o impacto ambiental reduzindo emissão de poluentes. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O governo do Distrito Federal anunciou a aquisição de 444 novos ônibus pela Viação Pioneira, com a entrega de 217 veículos programada para este ano e o restante para 2026. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, fez o anúncio durante uma visita à empresa Marcopolo, onde destacou que parte da nova frota será destinada à substituição de veículos antigos e parte para a ampliação do serviço. Os novos ônibus possuem tecnologia que reduz a emissão de poluentes, contribuindo para um transporte público mais sustentável.

Desde 2019, o governo tem investido na renovação da frota de ônibus, totalizando a aquisição de 2.831 veículos novos. O governador ressaltou que essa modernização visa proporcionar mais conforto e qualidade aos passageiros. Em uma postagem na rede social X, Ibaneis Rocha afirmou que os usuários do transporte público sentirão as melhorias com a nova frota.

Durante um evento em junho, o governador anunciou que todos os ônibus que operam no Plano Piloto serão elétricos até o final de 2025. Essa iniciativa é vista como um passo importante para a transição energética do transporte público no Distrito Federal, com a expectativa de que, em um futuro próximo, todas as linhas de ônibus sejam elétricas.

A entrega dos novos ônibus representa um avanço significativo na qualidade do transporte público, especialmente em um momento em que a preocupação com a sustentabilidade e a redução de emissões é crescente. A tecnologia utilizada nos novos veículos é um reflexo do compromisso do governo em promover um transporte mais limpo e eficiente.

Além da melhoria na frota, o governo também busca incentivar a participação da sociedade civil em projetos que visem a sustentabilidade e a inovação no transporte público. A colaboração da população é fundamental para que iniciativas como essa possam ser ampliadas e aprimoradas, beneficiando a todos.

Em tempos de transformação, a união da sociedade pode ser a chave para impulsionar projetos que visem a melhoria do transporte público e a proteção do meio ambiente. A mobilização em torno de causas sociais e ambientais é essencial para que possamos construir um futuro mais sustentável e justo para todos.

Correio Braziliense
Quero ajudar

Leia mais

Tartaruga-verde resgatada em Ubatuba é encontrada adulta em Fernando de Noronha após 24 anos
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Tartaruga-verde resgatada em Ubatuba é encontrada adulta em Fernando de Noronha após 24 anos
News Card

Uma tartaruga-verde resgatada em 2001 em Ubatuba foi reencontrada em Fernando de Noronha após 24 anos, marcando um feito inédito na conservação marinha. O projeto Tamar destaca a importância desse registro para a preservação das tartarugas no Brasil.

Workshop do Ibama discute uso de tecnologia remota para recuperação ambiental em áreas degradadas
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Workshop do Ibama discute uso de tecnologia remota para recuperação ambiental em áreas degradadas
News Card

O Ibama promoveu um workshop sobre geotecnologias para recuperação ambiental, reunindo especialistas e resultando na criação de um instrumento normativo para uso de drones. A iniciativa visa aprimorar a governança e eficácia nas ações de recuperação.

Governo lança 68 obras de segurança hídrica no Nordeste, incluindo a Barragem de Oiticica no Rio Grande do Norte
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo lança 68 obras de segurança hídrica no Nordeste, incluindo a Barragem de Oiticica no Rio Grande do Norte
News Card

Governo brasileiro anuncia 68 obras de segurança hídrica no Nordeste, com investimento de R$ 10,4 bilhões, destacando a Barragem de Oiticica, inaugurada em março.

Governo federal anuncia plano robusto para implementar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões até julho
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo federal anuncia plano robusto para implementar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões até julho
News Card

O governo federal revelará até julho o Plano de implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que regulará o mercado de carbono no Brasil. A subsecretária Cristina Reis destacou a importância do plano para a redução de emissões e a criação de um órgão gestor provisório. A iniciativa foi apresentada durante o seminário “COP30 Transição Energética e Mercado de Carbono”, promovido por veículos de comunicação e com apoio de grandes empresas.

Pecuária brasileira ultrapassa limite de emissões e compromete metas climáticas internacionais até 2030
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Pecuária brasileira ultrapassa limite de emissões e compromete metas climáticas internacionais até 2030
News Card

Estudo revela que a pecuária brasileira supera limite de emissões para metas climáticas. Pesquisadoras da Unifesp alertam que práticas sustentáveis podem reduzir custos sociais em até US$ 42,6 bilhões.

Câmara dos Deputados aprova projeto da Lei do Mar para gestão sustentável do sistema costeiro-marinho
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Câmara dos Deputados aprova projeto da Lei do Mar para gestão sustentável do sistema costeiro-marinho
News Card

A Câmara dos Deputados aprovou a Lei do Mar, que estabelece a Política Nacional para a Gestão Integrada do Sistema Costeiro-Marinho, visando a conservação e o uso sustentável. O projeto, que agora segue para o Senado, foi elaborado por ex-deputados e inclui diretrizes para a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, abordando questões como pesca, turismo e mudanças climáticas.