Meio Ambiente

Viação Pioneira recebe 444 novos ônibus com tecnologia Euro 6 para modernizar transporte no DF

A Viação Pioneira receberá 444 novos ônibus, com 217 entregues ainda em 2025. O governador Ibaneis Rocha anunciou que a frota do Plano Piloto será totalmente elétrica até 2025, visando reduzir poluentes.

Atualizado em
June 26, 2025
Clock Icon
3
min
Os veículos contam com uma tecnologia que minimiza o impacto ambiental reduzindo emissão de poluentes. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O governo do Distrito Federal anunciou a aquisição de 444 novos ônibus pela Viação Pioneira, com a entrega de 217 veículos programada para este ano e o restante para 2026. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, fez o anúncio durante uma visita à empresa Marcopolo, onde destacou que parte da nova frota será destinada à substituição de veículos antigos e parte para a ampliação do serviço. Os novos ônibus possuem tecnologia que reduz a emissão de poluentes, contribuindo para um transporte público mais sustentável.

Desde 2019, o governo tem investido na renovação da frota de ônibus, totalizando a aquisição de 2.831 veículos novos. O governador ressaltou que essa modernização visa proporcionar mais conforto e qualidade aos passageiros. Em uma postagem na rede social X, Ibaneis Rocha afirmou que os usuários do transporte público sentirão as melhorias com a nova frota.

Durante um evento em junho, o governador anunciou que todos os ônibus que operam no Plano Piloto serão elétricos até o final de 2025. Essa iniciativa é vista como um passo importante para a transição energética do transporte público no Distrito Federal, com a expectativa de que, em um futuro próximo, todas as linhas de ônibus sejam elétricas.

A entrega dos novos ônibus representa um avanço significativo na qualidade do transporte público, especialmente em um momento em que a preocupação com a sustentabilidade e a redução de emissões é crescente. A tecnologia utilizada nos novos veículos é um reflexo do compromisso do governo em promover um transporte mais limpo e eficiente.

Além da melhoria na frota, o governo também busca incentivar a participação da sociedade civil em projetos que visem a sustentabilidade e a inovação no transporte público. A colaboração da população é fundamental para que iniciativas como essa possam ser ampliadas e aprimoradas, beneficiando a todos.

Em tempos de transformação, a união da sociedade pode ser a chave para impulsionar projetos que visem a melhoria do transporte público e a proteção do meio ambiente. A mobilização em torno de causas sociais e ambientais é essencial para que possamos construir um futuro mais sustentável e justo para todos.

Correio Braziliense
Quero ajudar

Leia mais

Capacitação no SISBia prepara empresas e servidores para gestão de dados de biodiversidade ambiental
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Capacitação no SISBia prepara empresas e servidores para gestão de dados de biodiversidade ambiental
News Card

Empresas participaram da 4ª Jornada de Inserção de Dados no SISBia, promovida pelo Ibama, visando capacitar para a gestão de dados de biodiversidade no Licenciamento Ambiental Federal. A próxima jornada ocorrerá em setembro.

Governo brasileiro anuncia investimento de R$ 210 milhões para o Fundo Amazônia em seu 17º aniversário
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo brasileiro anuncia investimento de R$ 210 milhões para o Fundo Amazônia em seu 17º aniversário
News Card

O governo brasileiro anunciou um aporte de R$ 210 milhões para o Fundo Amazônia, com foco na redução do desmatamento e no desenvolvimento sustentável. A ministra Marina Silva destacou a importância da bioeconomia e do fortalecimento das instituições.

Mundo pode registrar novo recorde de calor em cinco anos, alerta Organização Meteorológica Mundial
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Mundo pode registrar novo recorde de calor em cinco anos, alerta Organização Meteorológica Mundial
News Card

A Organização Meteorológica Mundial alerta que há 80% de chance de um recorde anual de calor nos próximos cinco anos, com riscos crescentes para saúde e ecossistemas. O relatório destaca a possibilidade alarmante de um ano com temperatura 2 °C acima dos níveis pré-industriais antes de 2030.

Embrapa recebe mudas de tamareiras dos Emirados Árabes após 10 meses de quarentena para garantir segurança fitossanitária
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Embrapa recebe mudas de tamareiras dos Emirados Árabes após 10 meses de quarentena para garantir segurança fitossanitária
News Card

A Estação Quarentenária de Germoplasma Vegetal da Embrapa, em Brasília, recebeu 10 mudas de tamareiras dos Emirados Árabes após 10 meses de quarentena, ressaltando seu papel na segurança das espécies vegetais. A quarentena é essencial para evitar a introdução de pragas no Brasil, com mais de 850 mil amostras analisadas desde 1976.

Operação Asfixia desmantela logística do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami em Roraima
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Operação Asfixia desmantela logística do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami em Roraima
News Card

A Operação Asfixia desmantelou mais de 100 estruturas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, com a participação de diversas agências de segurança. A ação resultou na apreensão de substâncias perigosas e na neutralização de duas aeronaves, impactando a logística do garimpo.

Brasil enfrentará chuvas intensas três vezes mais prováveis até 2100, apesar de serem 30% menos frequentes
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil enfrentará chuvas intensas três vezes mais prováveis até 2100, apesar de serem 30% menos frequentes
News Card

Estudo da Universidade de Oxford e do Met Office revela que, até 2100, chuvas intensas no Brasil terão três vezes mais probabilidade, mas ocorrerão 30% menos frequentemente, aumentando riscos de desastres naturais.