Ibama apreende 12,5 toneladas de pescado irregular no Ceará, incluindo espécies ameaçadas, e doa a carga a instituições sociais, reafirmando seu compromisso com a proteção da biodiversidade marinha.
Fortaleza/CE (18 de junho de 2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 12,5 toneladas de pescado irregular no Ceará, incluindo espécies ameaçadas de extinção. As apreensões ocorreram em duas operações simultâneas no estado, destacando a atuação rigorosa do órgão na fiscalização da pesca.
Durante a Operação Lusca, no município de Acaraú, foram confiscados 11.912,67 quilos de pargo (Lutjanus purpureus). A carga, que está em disputa judicial entre o Ibama e o infrator, também continha exemplares de ariacó (Lutjanus synagris) e pargo-piranga (Rhomboplites aurorubens), espécies frequentemente capturadas em conjunto.
No Aeroporto Internacional de Fortaleza, a equipe do Ibama interceptou uma remessa de 637,77 quilos de sirigado (Mycteroperca bonaci) in natura. Essa carga estava prestes a ser enviada ao mercado americano sem a documentação necessária que comprovasse sua origem legal e ambientalmente regular.
Todo o pescado apreendido foi doado a instituições sociais e militares cadastradas junto ao Ibama. Entre os beneficiados estão o Programa Mesa Brasil, o Lar Amigos de Jesus e a Capitania dos Portos do Estado do Ceará (Marinha do Brasil).
O Ibama reafirma a importância do cumprimento da legislação pesqueira e ambiental, destacando que continuará a atuar com rigor para coibir a exploração ilegal da biodiversidade marinha brasileira. A proteção das espécies ameaçadas é uma prioridade nas ações de fiscalização do órgão.
Iniciativas como a do Ibama são fundamentais para a preservação do meio ambiente e a promoção da justiça social. A união da sociedade civil pode ser um grande impulso para apoiar projetos que visem a proteção da biodiversidade e a assistência a instituições que trabalham em prol do bem-estar social.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cúpula em Bogotá para fortalecer a cooperação entre países amazônicos, visando apoio à COP 30 e ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre. A reunião também abordará a segurança regional e o combate ao narcotráfico, com expectativa de uma declaração final que reforce a responsabilidade dos países na proteção da Amazônia.

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, destaca a liderança das populações vulneráveis na luta climática em sua quinta carta, enquanto o Observatório do Clima critica a crise de hospedagem em Belém.

Brasil apresenta o Plano Clima, com metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, mas sem afastamento dos combustíveis fósseis, gerando críticas de especialistas e preocupações sobre a transição energética.

Estudos recentes revelam que a ingestão semanal de microplásticos pode variar de 0,1 a 5 gramas, com impactos significativos na saúde, como aumento do estresse oxidativo e risco cardiovascular elevado. A conscientização e a mudança de hábitos são essenciais.

Uma pesquisa do Instituto de Direito Coletivo (IDC) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) aponta que 64% do rejeito das cooperativas de catadores no Rio é plástico não reciclável. O deputado Carlos Minc propõe uma lei para banir esses plásticos em cinco anos e remunerar os catadores.

Operação "Gelo Podre" investiga fornecimento de gelo contaminado em quiosques da Barra da Tijuca e Recreio. Fábrica na Cidade de Deus foi interditada por uso de água poluída, e um responsável foi detido.