Mais de 600 toneladas de alimentos apreendidos na fronteira Brasil-Paraguai foram convertidas em biometano, abastecendo veículos da Usina de Itaipu e promovendo energia limpa. A iniciativa reutiliza produtos irregulares e vencidos, contribuindo para a descarbonização do transporte no Brasil.

Mais de seiscentas toneladas de alimentos apreendidos pela Receita Federal na fronteira entre Brasil e Paraguai foram convertidas em biometano, que abastece veículos da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Essa iniciativa reaproveita produtos vencidos ou irregulares que seriam descartados, gerando energia limpa. A maioria dos itens apreendidos entrou no Brasil por contrabando ou descaminho, e a Receita Federal afirma que esses produtos só são utilizados se não forem adequados para consumo humano.
Os alimentos transformados em biometano incluem feijão, milho, café, azeite, vinho, farinha, leite em pó e cacau, provenientes de apreensões realizadas pela Receita Federal, Polícia Federal e Ministério da Agricultura. O processo ocorre em um biodigestor operado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), onde a decomposição da matéria orgânica gera biogás, que é purificado e convertido em biometano.
A produção média diária é de duzentos metros cúbicos de biogás e cem metros cúbicos de biometano, suficiente para abastecer até dez veículos por dia. Desde o início das operações em dois mil e dezessete, a usina já produziu mais de quarenta e um mil metros cúbicos de biometano, permitindo a realização de quatrocentos e oitenta e quatro mil quilômetros. O biometano é considerado uma alternativa eficaz para reduzir as emissões de carbono no setor de transporte, que representa dezesseis por cento das emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
O diretor de Estratégias de Mercado do CIBiogás, Felipe Marques, destaca que o biometano tem uma intensidade de carbono de apenas 8,35 gCO₂eq/MJ, um dos menores entre os combustíveis utilizados no país. A produção de biometano deve crescer significativamente, passando de um milhão e seiscentos mil para até sete milhões de metros cúbicos por dia até dois mil e vinte e nove, conforme apresentado na 30ª Fenasucro & Agrocana, feira mundial da bioenergia.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já autorizou doze usinas de biometano e outras trinta e cinco estão em fase de implementação, com previsão de operação até dois mil e vinte e sete. A nova Lei do Combustível do Futuro, sancionada em dois mil e vinte e quatro, apoia a expansão do setor ao incluir o biometano entre os combustíveis estratégicos para a descarbonização do transporte no Brasil.
Iniciativas como essa mostram o potencial do biometano na transição energética e na redução de resíduos. A união da sociedade civil pode ser fundamental para estimular projetos que promovam a sustentabilidade e a inovação no uso de recursos. A mobilização em torno de causas ambientais é essencial para garantir um futuro mais limpo e sustentável para todos.

A Operação Metaverso, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fiscalizou 36 empresas em Minas Gerais, resultando em 32 notificações e 64 autuações por irregularidades no comércio de madeira. A ação, que ocorreu entre 30 de junho e 4 de julho de 2025, visa coibir práticas ilegais e garantir a rastreabilidade da cadeia produtiva, com a expectativa de ampliar a fiscalização em todo o estado.

Uma pesquisa recente revela que o zooplâncton, ao migrar para as profundezas do Oceano Antártico, retém carbono equivalente às emissões de 55 milhões de carros, desafiando sua subvalorização ecológica. Cientistas alertam para as ameaças que esses organismos enfrentam devido ao aquecimento global e à pesca comercial.

O biometano se destaca como alternativa sustentável para a frota de ônibus urbanos no Brasil, reduzindo emissões e custos operacionais, enquanto desafia a dependência da eletrificação. A crescente discussão sobre a eletrificação dos ônibus urbanos no Brasil enfrenta desafios na rede elétrica, especialmente em grandes cidades. O biometano, produzido a partir de resíduos orgânicos, surge como uma solução viável, com potencial para reduzir em mais de 90% as emissões de poluentes e custos operacionais até três vezes inferiores aos ônibus elétricos.

A palmeira-bambu é uma solução natural eficaz para purificar o ar e controlar a umidade em ambientes internos, contribuindo para a saúde e bem-estar. Essa planta tropical, de fácil manutenção, filtra poluentes como formaldeído e benzeno, além de prevenir mofo, tornando-se um aliado essencial em residências e escritórios.

Representantes de 184 países tentam, em Genebra, elaborar um tratado internacional contra a poluição por plásticos após rejeição de proposta considerada "inaceitável". A Suíça sugere focar em três temas principais.

O Brasil enfrenta 14 ameaças climáticas, como secas e inundações, conforme o Primeiro Relatório Bienal de Transparência. Especialistas alertam para impactos diretos na agricultura e saúde pública.