Meio Ambiente

Musuk Nolte denuncia as secas na Amazônia em exposição premiada na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Musuk Nolte, fotógrafo peruano-mexicano, é finalista do World Press Photo 2025 com a série "Secas na Amazônia", que retrata os impactos das mudanças climáticas. A exposição está na CAIXA Cultural Rio de Janeiro até 20 de julho.

Atualizado em
June 25, 2025
Clock Icon
3
min
Vista aérea do rio Tarumã, Amazonas, que se tornou inavegável por causa da seca. — Foto: Musuk Nolte / CAIXA Cultural RJ

O fotógrafo peruano-mexicano Musuk Nolte é finalista do World Press Photo 2025 com sua série "Secas na Amazônia", que retrata os impactos das mudanças climáticas na região. A exposição, que inclui sua obra, está em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro até 20 de julho. Nolte, aos 37 anos, documenta a desestruturação social e cultural das comunidades ribeirinhas, evidenciando o esvaziamento da bacia do Rio Solimões.

Uma das imagens da série foi selecionada como finalista na categoria "foto do ano" do concurso internacional. A mostra apresenta 42 projetos de fotógrafos de mais de 30 países, abordando temas como política, gênero e crises climáticas. O trabalho de Nolte destaca a relação entre a seca e a vida das comunidades locais, refletindo sua experiência pessoal e profissional na Amazônia.

O fotógrafo compartilha que seu interesse pela flora brasileira começou na infância, acompanhando sua mãe, uma antropóloga, em viagens pela região. Ele trabalhou no projeto por cinco anos, começando em Iquitos, no Peru, e depois em Manaus, em colaboração com o fotógrafo Raphael Alves. Essa parceria facilitou o acesso às comunidades ribeirinhas e à documentação das secas.

Nolte menciona os desafios enfrentados durante a produção das imagens, como o calor intenso e a desorientação em um ambiente que, em muitos momentos, parecia um deserto. Ele utilizou câmeras e drones para capturar tanto a intimidade das comunidades quanto a escala geográfica do problema. O fotógrafo enfatiza a importância de se adaptar à realidade, evitando estereótipos na representação da Amazônia.

Durante a premiação em Amsterdã, Nolte percebeu o impacto de sua fotografia ao mostrar uma realidade pouco conhecida fora do Brasil. O júri destacou o contraste das paisagens secas na maior floresta tropical do mundo, ressaltando a narrativa visual que combina a experiência humana com as mudanças ambientais. O fotógrafo acredita que suas imagens podem abrir os olhos do mundo para a situação da Amazônia.

Musuk Nolte reconhece os riscos enfrentados por fotógrafos que abordam questões ambientais, como o tráfico na Amazônia. Ele defende a necessidade de manter o debate sobre mudanças climáticas em pauta, ressaltando a importância de um compromisso a longo prazo com as causas sociais. A união em torno de projetos que visam dar visibilidade a essas questões pode ser fundamental para promover mudanças significativas na região.

Leia mais

Ativista Nathaly Kelley critica COP30 e defende tecnologias indígenas como solução para a crise climática
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ativista Nathaly Kelley critica COP30 e defende tecnologias indígenas como solução para a crise climática
News Card

No painel Forecasting COP30 do Web Summit Rio, Nathaly Kelley criticou a influência corporativa nas conferências climáticas, enquanto Nielsen destacou a urgência de reduzir emissões. Ambos discutiram soluções para a crise climática.

Negociações climáticas em Bonn falham em resolver impasses e deixam desafios para a COP30 em Belém
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Negociações climáticas em Bonn falham em resolver impasses e deixam desafios para a COP30 em Belém
News Card

Negociações climáticas em Bonn não avançaram em questões cruciais, como financiamento e adaptação, aumentando a pressão sobre a COP30 em Belém. O Brasil, anfitrião, enfrenta desafios históricos sem soluções práticas.

Governo de São Paulo projeta que será possível nadar nos rios Tietê e Pinheiros até 2029
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo de São Paulo projeta que será possível nadar nos rios Tietê e Pinheiros até 2029
News Card

O governador Tarcísio de Freitas e a secretária Natália Resende afirmaram que será possível nadar nos rios Tietê e Pinheiros até 2029, com a adesão de 371 municípios ao plano de saneamento. Durante a comemoração da desestatização da Sabesp, Tarcísio destacou a importância da despoluição e comparou a meta a desafios históricos, enquanto Natália confirmou que alguns trechos podem ser limpos antes do prazo. O investimento total é de R$ 5,6 bilhões.

Estudo propõe unificação de avaliações de risco para doenças zoonóticas e transmitidas por vetores
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Estudo propõe unificação de avaliações de risco para doenças zoonóticas e transmitidas por vetores
News Card

Estudo revela a necessidade de unificar avaliações de risco para doenças zoonóticas e transmitidas por vetores, destacando a falta de padronização e propondo melhorias em pesquisas e políticas públicas. Pesquisadores do BIOTA Síntese, apoiados pela FAPESP, analisaram 312 estudos e identificaram que apenas 7,4% consideram os três componentes de risco: perigo, exposição e vulnerabilidade.

MST ocupa Usina São José para denunciar crime ambiental e exigir reforma agrária em São Paulo
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
MST ocupa Usina São José para denunciar crime ambiental e exigir reforma agrária em São Paulo
News Card

Cerca de 400 famílias do MST ocuparam a Usina São José, em protesto contra crime ambiental que matou mais de 235.000 peixes e exigem reforma agrária para agroecologia.

Sabesp anuncia investimento de R$ 2,57 bilhões para universalizar saneamento na Represa de Guarapiranga até 2029
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Sabesp anuncia investimento de R$ 2,57 bilhões para universalizar saneamento na Represa de Guarapiranga até 2029
News Card

Após ser multada por despejo de esgoto na Represa de Guarapiranga, a Sabesp anunciou um investimento de R$ 2,57 bilhões para universalizar o saneamento na região até 2029, com 23 novas estações elevatórias e 650 km de redes.