A Associação De Olho no Material Escolar mobilizou 39 deputados para incluir metas de fluência em leitura no novo Plano Nacional de Educação, visando melhorar a alfabetização até 2024. Dados recentes mostram que apenas 59,2% das crianças de 7 anos estão alfabetizadas, abaixo da meta de 60% do governo. A presidente da associação, Leticia Jacintho, defende que a alfabetização deve ser alcançada até o final do primeiro ano do Ensino Fundamental, com base em experiências internacionais.

Com a alfabetização de crianças enfrentando dificuldades no Brasil, a Associação De Olho no Material Escolar mobilizou parlamentares para incluir metas de fluência em leitura no novo Plano Nacional de Educação. A proposta visa melhorar a alfabetização até 2024, destacando a importância da leitura fluente, que envolve velocidade, precisão e compreensão, como base para o aprendizado escolar.
A entidade já conseguiu o apoio de 39 deputados federais e está articulando pelo menos 17 emendas prioritárias ao Projeto de Lei 2614/2024. A presidente da associação, Leticia Jacintho, enfatiza que o Brasil precisa de metas mais consistentes, alinhadas a evidências científicas, para garantir que as crianças alcancem autonomia na leitura e escrita ao final do primeiro ano do Ensino Fundamental.
Recentemente, o Ministério da Educação divulgou dados alarmantes, indicando que apenas 59,2% das crianças brasileiras de 7 anos estão alfabetizadas, um número abaixo da meta de 60% estabelecida pelo governo federal para 2024. Essa situação evidencia a necessidade urgente de ações efetivas para reverter esse quadro.
Leticia Jacintho argumenta que não há justificativa científica para adiar a alfabetização das crianças além do primeiro ano do Ensino Fundamental. Ela cita experiências de países como Singapura, Inglaterra, Finlândia e Portugal, que demonstram a eficácia de um ensino mais rigoroso e estruturado desde os primeiros anos escolares.
A inclusão de metas claras e mensuráveis de fluência em leitura no novo plano é vista como essencial para garantir que as crianças desenvolvam habilidades fundamentais para seu futuro acadêmico. A mobilização da associação reflete um esforço coletivo para transformar a educação no Brasil e assegurar que as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a terem acesso a uma educação de qualidade. Projetos que visam melhorar a alfabetização infantil merecem ser apoiados e incentivados pela sociedade civil, contribuindo para um futuro mais promissor para as novas gerações.

Eduarda Farage, moradora de Macaé, alcançou a impressionante marca de 175 acertos no Enem 2024, após quatro tentativas, e agora é estudante de Medicina na UFRJ. Ela destaca a eficácia de estudar menos, mas com foco em estratégias como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e gerenciamento de tempo.

O governo de São Paulo implementou uma inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano e 1º ano do ensino médio, visando expandir a iniciativa para toda a rede estadual. A IA, que já atua em 5% das tarefas, promete otimizar a correção e incentivar habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Na Ponta do Lápis, que visa ensinar educação financeira a mais de 30 milhões de estudantes do ensino básico, com adesão voluntária de estados e municípios. O programa busca integrar temas financeiros ao currículo escolar, promovendo habilidades essenciais para o futuro dos alunos, especialmente aqueles beneficiados pelo programa Pé-de-Meia.

Hoje é o último dia para inscrições nos cursos gratuitos "Cuidador de Idosos com inclusão digital" e "Básico em Excel" em Cajamar, com 40 vagas disponíveis e aulas iniciando em 12 de maio. O programa Qualifica SP – Novo Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visa a recolocação profissional. Inscrições até 6 de maio pelo site oficial.

Resultados do Programa Universidade para Todos (Prouni) do 2º semestre foram divulgados, com mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, gerando grande interesse nas pesquisas online.

Solicitações de isenção da taxa do Enem 2025 iniciam hoje, 14 de abril, e vão até 25 de abril. O Inep divulgará resultados em 12 de maio, beneficiando estudantes de baixa renda.