Eduarda Farage, moradora de Macaé, alcançou a impressionante marca de 175 acertos no Enem 2024, após quatro tentativas, e agora é estudante de Medicina na UFRJ. Ela destaca a eficácia de estudar menos, mas com foco em estratégias como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e gerenciamento de tempo.

Eduarda Farage, moradora de Macaé, obteve uma impressionante nota de 175 acertos em 180 questões no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2024, após quatro tentativas frustradas. A estudante de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atribui seu sucesso a uma abordagem mais eficiente nos estudos, que incluiu a redução do tempo de estudo diário e a aplicação de técnicas específicas.
Após anos de tentativas, Eduarda percebeu que a qualidade do estudo era mais importante que a quantidade. Em 2020, dedicava seis horas diárias, mas em 2023, quando teve seu pior desempenho, chegou a estudar até dez horas. Em 2024, ela ajustou sua rotina para cinco horas, focando em métodos que realmente funcionavam para ela.
Um dos principais fatores que contribuíram para seu sucesso foi a compreensão da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia a coerência do desempenho do aluno. Eduarda identificou que, para obter uma alta pontuação, era crucial acertar questões de diferentes níveis de dificuldade, especialmente em Matemática e Ciências da Natureza, que são mais desafiadoras.
Eduarda também desenvolveu uma técnica de gerenciamento de tempo, estudando por cinquenta minutos seguidos de dez minutos de descanso. Ela enfatiza que cada disciplina requer uma abordagem distinta: enquanto Matemática e Ciências da Natureza exigem uma base teórica sólida, o primeiro dia do Enem, que inclui Linguagens e Ciências Humanas, demanda resistência e prática com provas anteriores.
Eduarda, que já era formada em Nutrição, encontrou na maternidade uma nova motivação para perseguir seu sonho de ser médica. Ela acredita que a disciplina e a constância nos estudos são essenciais para o sucesso. Em um cenário onde muitos enfrentam dificuldades, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que ajudem aqueles que buscam realizar seus sonhos educacionais.

A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a alunos do ensino médio regular até 30 de abril. O incentivo, que visa combater a evasão escolar, é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, condicionado a 80% de frequência. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão entre 23 e 30 de abril, com pagamentos de R$ 900 em quatro parcelas. O programa busca promover igualdade no acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Professor Anderson Ribeiro, da rede estadual de São Paulo, utiliza paródias de funk e RAP para ensinar gramática, engajando alunos e melhorando seu desempenho. Ele planeja criar vídeos animados para compartilhar essa abordagem com outros educadores.

Estão abertas as inscrições para 92 cursos gratuitos de inverno na FFLCH da USP, com 7.385 vagas disponíveis. As aulas começam em 31 de julho e são destinadas a maiores de 18 anos, com sorteio para as vagas.

O governo brasileiro relançou o Fies Social em 2024, oferecendo financiamento integral com juro zero para beneficiários do CadÚnico, visando ampliar o acesso ao ensino superior. O programa prioriza famílias em situação de vulnerabilidade e apresenta regras mais flexíveis, facilitando a inclusão de estudantes historicamente excluídos.

A Resolução CNE/CEB nº 1 de 2024 estabelece diretrizes para a Educação Infantil no Brasil, visando qualidade e equidade. A professora Luciene Cavalcante destaca a urgência de um diagnóstico nacional sobre as condições das creches e valorização dos profissionais.

MetrôRio atualiza aplicativo com recurso de acessibilidade para deficientes visuais, permitindo uso autônomo e eficiente do sistema metroviário. Iniciativa foi validada pelo Instituto Benjamin Constant.