Hoje é o último dia para inscrições nos cursos gratuitos "Cuidador de Idosos com inclusão digital" e "Básico em Excel" em Cajamar, com 40 vagas disponíveis e aulas iniciando em 12 de maio. O programa Qualifica SP – Novo Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visa a recolocação profissional. Inscrições até 6 de maio pelo site oficial.

Hoje, 6 de maio, é o último dia para inscrições nos cursos gratuitos do programa Qualifica SP – Novo Emprego, que visa auxiliar pessoas em busca de recolocação no mercado de trabalho. Estão disponíveis 40 vagas para os cursos presenciais de “Cuidador de Idosos com inclusão digital” e “Básico em Excel” na cidade de Cajamar, localizada na Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Os cursos foram selecionados com base nas demandas do mercado local, visando conectar aprendizado e empregabilidade. As aulas estão programadas para iniciar no dia 12 de maio, no período noturno, e os interessados devem se inscrever até as 23h59 de hoje pelo site do programa.
Para se inscrever, os candidatos devem ter pelo menos 16 anos, ser alfabetizados e residir no estado de São Paulo. Caso o número de inscritos exceda as vagas, a prioridade será dada a pessoas desempregadas, de baixa renda e com deficiência. A convocação dos selecionados será feita por e-mail.
O curso de “Cuidador de Idosos com inclusão digital” será realizado na Secretaria de Emprego de Cajamar, enquanto o “Básico em Excel” ocorrerá na Escola Municipal EMEB Drª Mara Aparecida Alves da Silva Gomes. Ambos os cursos oferecem 20 vagas cada e têm previsão de aulas das 18h às 22h10.
Para obter o certificado, os alunos devem ter uma frequência mínima de 75% nas aulas. Essa é uma oportunidade valiosa para quem busca se qualificar e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho, especialmente em áreas com demanda crescente.
Iniciativas como essa são fundamentais para o fortalecimento da comunidade e podem ser impulsionadas por ações coletivas. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na vida de muitos que buscam uma nova oportunidade profissional.

O Ministério da Educação (MEC) planeja fechar até metade dos 50 mil polos de ensino a distância, visando melhorar a qualidade do ensino e restringir cursos 100% online em áreas como Engenharia e Saúde. As novas normas estabelecerão uma estrutura mínima para os polos, que atualmente incluem locais inadequados, como salas em cima de padarias. O MEC busca um pacto pela credibilidade da educação a distância, priorizando a qualidade e a acessibilidade para a população mais pobre.

Em 2024, o Brasil enfrenta um alarmante índice de 29% de analfabetismo funcional, afetando até 12% dos graduados. A evasão escolar e a falta de vagas na Educação de Jovens e Adultos agravam a crise educacional.

O Dia Mundial da Educação ressalta a importância do Ensino Médio, onde o Sesi-SP e o Senai-SP oferecem formação técnica integrada, reduzindo a evasão escolar e preparando alunos para o mercado de trabalho. Essa abordagem inovadora, que combina teoria e prática, resulta em uma taxa de evasão de apenas 2,4%, comparada aos 5,9% do Ensino Médio tradicional. A educação técnica não só aumenta a empregabilidade, mas também prepara os jovens para o Ensino Superior, contribuindo para um futuro mais promissor.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece cursos gratuitos online em diversas plataformas, democratizando o acesso ao conhecimento sem a necessidade de vestibular. Com conteúdos variados e certificados disponíveis, a USP utiliza portais como e-Aulas, YouTube, Coursera, Veduca e Univesp para facilitar o aprendizado.

O Na Prática, em parceria com o BTG Pactual, lança o curso gratuito Carreira de Excelência, visando capacitar jovens profissionais para se destacarem no mercado. O treinamento já beneficiou milhares de participantes.

Estudo revela que mudar o turno escolar não melhora o desempenho de alunos com TDAH. Pesquisa com 2.240 estudantes mostra que dificuldades permanecem, independentemente do horário das aulas.