Meio Ambiente

Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores para discutir a COP 30 e a participação dos estados brasileiros

Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores, onde serão definidas as contribuições dos estados para a COP 30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, reunindo mais de 190 países. O evento, que começa às 10h no Parque da Cidade, contará com a presença de governadores e autoridades, abordando temas como descarbonização e justiça ambiental.

Atualizado em
August 13, 2025
Clock Icon
3
min
Fórum Nacional de Governadores. — Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Belém sedia nesta quarta-feira, 13 de agosto, o XVII Fórum Nacional de Governadores, que tem como objetivo definir a participação dos estados brasileiros na 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP 30). O evento, que reunirá mais de 190 países, ocorrerá na capital paraense entre 10 e 21 de novembro. O encontro teve início às 10h, no Parque da Cidade, que está em processo de requalificação e será a principal sede da conferência.

O Parque da Cidade abrigará tanto a Blue Zone (Zona Azul), destinada às negociações oficiais, quanto a Green Zone (Zona Verde), voltada para debates com a sociedade civil, manifestações culturais e iniciativas de ciência, inovação e empreendedorismo sustentável. A programação do Fórum começou com a fala do governador do Pará, Helder Barbalho, que é o anfitrião do evento.

Na sequência, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP 30 e negociador-chefe do Brasil nas conferências do clima, apresentará os eixos centrais do evento. Entre os temas abordados estão descarbonização, financiamento climático, justiça ambiental e transição energética. A presença de governadores de diversos estados, como Gladson Camelí (AC) e Clécio Luís (AP), está confirmada.

O coordenador do Fórum, Ibaneis Rocha (DF), destacou a importância da reunião para fortalecer a cooperação federativa. Ele afirmou que esta edição será especial, abordando questões urgentes como mudanças climáticas, preservação da Amazônia e transição energética. O evento é uma oportunidade para que os estados brasileiros se unam em torno de um tema tão relevante.

A COP 30 é uma plataforma crucial para discutir e implementar ações que visem mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O engajamento dos governadores e das autoridades estaduais é fundamental para garantir que as vozes locais sejam ouvidas nas negociações internacionais. A participação ativa dos estados pode influenciar positivamente as decisões que afetarão o futuro do meio ambiente.

Nesta conjuntura, a união da sociedade civil é essencial para apoiar iniciativas que promovam a sustentabilidade e a preservação ambiental. Projetos que visem a proteção do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis devem ser estimulados, pois podem fazer a diferença na luta contra as mudanças climáticas e na preservação dos recursos naturais.

G1 - Meio Ambiente
Quero ajudar

Leia mais

Desmatamento na Amazônia supera previsões alarmistas e agrava crise climática global
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Desmatamento na Amazônia supera previsões alarmistas e agrava crise climática global
News Card

Desmatamento na Amazônia Legal alcança 277 mil km² entre 2001 e 2024, superando previsões de 270 mil km². A COP30 ocorre em um Brasil marcado pela perda florestal e crise ambiental.

"Brasil realiza leilão histórico de concessão florestal na Bolsa de Valores e visa ampliar áreas protegidas"
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
"Brasil realiza leilão histórico de concessão florestal na Bolsa de Valores e visa ampliar áreas protegidas"
News Card

A Floresta Nacional do Jatuarana, no Amazonas, foi concedida pela primeira vez em leilão na B3, com expectativa de arrecadação de R$ 32,6 milhões anuais e geração de 2,8 mil empregos. A meta é ampliar concessões para 20 milhões de hectares até 2030, promovendo a economia sustentável e combatendo o desmatamento ilegal.

Stellantis inaugura centro de desmontagem veicular em Osasco e impulsiona reciclagem de automóveis no Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Stellantis inaugura centro de desmontagem veicular em Osasco e impulsiona reciclagem de automóveis no Brasil
News Card

A Stellantis inaugurou o Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças em Osasco, com investimento de R$ 13 milhões, visando reciclar 8.000 carros anualmente e gerar 150 empregos. A iniciativa se alinha ao programa Mover, que oferece incentivos fiscais para a reciclagem no Brasil.

Capacitação do Ibama prepara pilotos e brigadistas para combate eficaz a incêndios florestais
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Capacitação do Ibama prepara pilotos e brigadistas para combate eficaz a incêndios florestais
News Card

Oito pilotos e brigadistas participaram de um treinamento do Ibama em Brasília, focado em manobras aéreas e transporte de água para combate a incêndios florestais, visando segurança e eficiência nas operações.

Queimadas no Brasil caem 40% em julho, mas Cerrado ainda é o maior foco de incêndios
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Queimadas no Brasil caem 40% em julho, mas Cerrado ainda é o maior foco de incêndios
News Card

Em julho de 2023, a área queimada no Brasil caiu 40%, com destaque para o Cerrado, que ainda é o maior foco de queimadas. A Amazônia teve uma redução de 65%, impulsionada pelas chuvas e prevenção de incêndios.

Evento discute proteção de cavidades naturais subterrâneas e revisão de normativas no Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Evento discute proteção de cavidades naturais subterrâneas e revisão de normativas no Brasil
News Card

Evento em março de 2025 revisou normas de proteção a cavidades subterrâneas no Brasil, destacando a necessidade de um modelo estatístico robusto e inclusão no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas. A discussão, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visa aprimorar a proteção e garantir a conservação desse patrimônio natural.