O presidente Luiz Inácio Lula da Silva plantou uma muda de baobá no Palácio da Alvorada, simbolizando esperança e juízo para futuros líderes. Ele também solicitou mudas de frutas para enriquecer o local.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou neste domingo, 10 de agosto, o plantio de uma muda de baobá no Palácio da Alvorada, em Brasília. A ação simboliza esperança e juízo para futuros presidentes, conforme destacou Lula em suas redes sociais. Ele enfatizou que a árvore representa vida, resistência e a ancestralidade do povo africano, desejando que a planta inspire os próximos ocupantes do cargo a terem compromisso com o Brasil.
Durante o evento, Lula afirmou: “Essa daqui é um símbolo de vida, de resistência, muita força, saúde e alegria”. Ele expressou a expectativa de que a árvore cresça e traga juízo aos futuros presidentes, ressaltando que cada pessoa que encostar na árvore sairá mais ajuizada. O baobá, que pode atingir até trinta metros de altura, foi escolhido por seu significado cultural e histórico.
Além do baobá, o presidente também manifestou interesse em enriquecer o espaço com outras plantas frutíferas. Ele mencionou que os pés de caju existentes no Palácio não produzem frutos e pediu que a população envie mudas de cajueiro, sapotizeiro e umbuzeiro. “Vou plantar tudo aqui para quem vier a morar no Alvorada tenha fartura de frutas do Nordeste para comer”, disse Lula, em tom bem-humorado.
A primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, também participou do momento e compartilhou um vídeo nas redes sociais, onde conversam sobre as frutas e a importância de cultivar a natureza no espaço presidencial. Essa iniciativa reflete um desejo de reconectar a presidência com a cultura e a biodiversidade brasileira.
O ato de plantar árvores e promover a agricultura urbana é uma forma de incentivar a preservação ambiental e a valorização da cultura local. A ação de Lula pode ser vista como um convite à sociedade para se engajar em práticas sustentáveis e de cuidado com o meio ambiente, promovendo um futuro mais verde e consciente.
Iniciativas como essa podem inspirar a sociedade civil a se unir em prol de projetos que valorizem a natureza e a cultura brasileira. A mobilização em torno de ações que promovam a sustentabilidade e o cultivo de plantas nativas pode fazer a diferença na preservação do nosso patrimônio ambiental.

A Folha de S.Paulo questiona a segurança do consumo de cação, mas enfrenta críticas por falta de evidências e por não ouvir entidades que defendem a pesca sustentável. A polêmica envolve riscos à saúde e ao meio ambiente.

Estudo revela que as ciências humanas são as menos financiadas nas pesquisas sobre a Amazônia, destacando a urgência de integrar a saúde local e promover colaboração entre países da região.

O governo de São Paulo leiloará a concessão do sistema de travessias hidroviárias, com investimentos de R$ 1,4 bilhão em 20 anos, visando modernização e frota elétrica. A secretária Natália Resende destaca que a iniciativa busca eficiência, conforto e melhorias ambientais.

Ibama finaliza a Operação Panulirus, apreendendo quase 17 mil quilos de lagosta irregular em seis estados, combatendo a pesca ilegal e reforçando a proteção das espécies ameaçadas. A fiscalização se estenderá para garantir a sustentabilidade pesqueira.

Operação "Gelo Podre" investiga fornecimento de gelo contaminado em quiosques da Barra da Tijuca e Recreio. Fábrica na Cidade de Deus foi interditada por uso de água poluída, e um responsável foi detido.

André Corrêa do Lago e Ana Toni se juntam a indígenas no Acampamento Terra Livre em Brasília, promovendo diálogos sobre direitos e sustentabilidade antes da COP30 em Belém.