Dados do Saeb de 2023 mostram que a alfabetização infantil no Brasil é de 49,3%, ainda abaixo dos níveis pré-pandemia. Inep adota novo indicador censitário para políticas públicas.
Dados recentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a taxa de crianças alfabetizadas no Brasil em 2023 é de 49,3%. Apesar de uma melhora em relação a 2021, quando a taxa era de 36%, o país ainda não alcançou os níveis de alfabetização registrados em 2019, que eram de 55%.
A divulgação dos dados ocorreu após uma controvérsia interna no Ministério da Educação sobre a omissão de informações. O ministro da Educação, Camilo Santana, determinou a publicação, que foi justificada pelo presidente do Inep, Manoel Palácios, devido a uma margem de erro significativa identificada entre os estados. A pesquisa de 2021 passou por uma mudança metodológica que reduziu a amostra, o que pode ter distorcido os resultados.
Palácios afirmou que, para a edição de 2025, o Inep pretende retomar a amostra utilizada em 2019. A Bahia apresentou a maior margem de erro, com 21,5 pontos percentuais, enquanto outros estados, como Espírito Santo e Goiás, mostraram margens entre 10 e 14 pontos. Devido a essas variações, o Inep considera que a única comparação válida é a taxa nacional de alfabetização.
Em 2023, o Ministério da Educação adotou o Indicador Criança Alfabetizada como o novo dado oficial para medir a alfabetização no Brasil. Este indicador, que utiliza uma metodologia censitária, difere do Saeb, que se baseia em dados amostrais. O governo afirma que o novo indicador mostra um desempenho de 20 pontos a mais do que o Saeb de 2021, alegando que o Brasil recuperou seu desempenho anterior à pandemia.
O novo modelo também incorpora avaliações estaduais de educação, realizadas sob a orientação do Inep, embora a adesão não seja obrigatória. Em 2023, estados como Acre e Roraima não enviaram seus resultados. Palácios explicou que a mudança no indicador foi motivada pela necessidade de alinhar os critérios de avaliação e distribuir recursos do ICMS com base nos resultados dos sistemas estaduais.
Esses dados ressaltam a importância de um esforço coletivo para melhorar a alfabetização no Brasil. Projetos que visem apoiar a educação e a alfabetização podem fazer uma diferença significativa na vida de muitas crianças. A união da sociedade civil é fundamental para garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e a oportunidades iguais.
O Ministério Público Federal (MPF) requisitou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) um plano para repor aulas perdidas por violência em até 120 dias, visando garantir a qualidade do ensino. A proposta inclui diretrizes para compensação e monitoramento da implementação.
Dados do Mapa da Desigualdade mostram que mais da metade dos distritos de São Paulo não atingiram a média nacional do Ideb, evidenciando desigualdade educacional alarmante. A cidade, com média de 5,6, fica atrás de capitais mais pobres.
A Faculdade Sesi de Educação oferece inscrições para um curso gratuito de pós-graduação em Educação Matemática, com início em setembro de 2025, visando formar 26 mil professores até 2034. O curso, com 360 horas de duração, será presencial em diversas cidades de São Paulo e busca aprimorar o ensino da matemática, abordando a defasagem no aprendizado dos estudantes. As inscrições vão até 2 de julho e são voltadas para educadores da rede estadual e do Sesi-SP.
A Universidade de Brasília (UnB) lançou o projeto Livro Livre, que incentiva a doação de livros e enriquece o acervo da Biblioteca Central, promovendo a leitura e a cultura na comunidade. A iniciativa, apoiada pela diretora da Faculdade de Comunicação, Dione Moura, inclui eventos como o Arraiá da Leitura, onde doações de livros resultam em recompensas e atividades lúdicas. Além disso, a catalogação de trabalhos de conclusão de curso visa preservar a memória acadêmica da instituição.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu inscrições para o Projeto Pró-Comunidade, com oitenta vagas em cursos de qualificação profissional. As inscrições vão de 14 a 22 de abril, e as aulas começam em 05 de maio, visando ampliar as oportunidades de emprego na região.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou novos cursos gratuitos e online em áreas como Tecnologia, Educação e Saúde, com metodologia dinâmica e sem certificados. As inscrições estão abertas ao público.