Dados do Saeb de 2023 mostram que a alfabetização infantil no Brasil é de 49,3%, ainda abaixo dos níveis pré-pandemia. Inep adota novo indicador censitário para políticas públicas.
Dados recentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a taxa de crianças alfabetizadas no Brasil em 2023 é de 49,3%. Apesar de uma melhora em relação a 2021, quando a taxa era de 36%, o país ainda não alcançou os níveis de alfabetização registrados em 2019, que eram de 55%.
A divulgação dos dados ocorreu após uma controvérsia interna no Ministério da Educação sobre a omissão de informações. O ministro da Educação, Camilo Santana, determinou a publicação, que foi justificada pelo presidente do Inep, Manoel Palácios, devido a uma margem de erro significativa identificada entre os estados. A pesquisa de 2021 passou por uma mudança metodológica que reduziu a amostra, o que pode ter distorcido os resultados.
Palácios afirmou que, para a edição de 2025, o Inep pretende retomar a amostra utilizada em 2019. A Bahia apresentou a maior margem de erro, com 21,5 pontos percentuais, enquanto outros estados, como Espírito Santo e Goiás, mostraram margens entre 10 e 14 pontos. Devido a essas variações, o Inep considera que a única comparação válida é a taxa nacional de alfabetização.
Em 2023, o Ministério da Educação adotou o Indicador Criança Alfabetizada como o novo dado oficial para medir a alfabetização no Brasil. Este indicador, que utiliza uma metodologia censitária, difere do Saeb, que se baseia em dados amostrais. O governo afirma que o novo indicador mostra um desempenho de 20 pontos a mais do que o Saeb de 2021, alegando que o Brasil recuperou seu desempenho anterior à pandemia.
O novo modelo também incorpora avaliações estaduais de educação, realizadas sob a orientação do Inep, embora a adesão não seja obrigatória. Em 2023, estados como Acre e Roraima não enviaram seus resultados. Palácios explicou que a mudança no indicador foi motivada pela necessidade de alinhar os critérios de avaliação e distribuir recursos do ICMS com base nos resultados dos sistemas estaduais.
Esses dados ressaltam a importância de um esforço coletivo para melhorar a alfabetização no Brasil. Projetos que visem apoiar a educação e a alfabetização podem fazer uma diferença significativa na vida de muitas crianças. A união da sociedade civil é fundamental para garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e a oportunidades iguais.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu inscrições para 470 cursos online gratuitos, com cargas horárias de 20 a 200 horas, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Os interessados podem se inscrever diretamente nas plataformas Moodle IFRS e Aprenda Mais, com a conclusão prevista até janeiro de 2026.
O ChatGPT se destaca como uma ferramenta inovadora para a preparação do Enem 2025, oferecendo suporte em planejamento de estudos, correção de redações e estratégias de concentração. Estudantes podem otimizar seu aprendizado com cronogramas personalizados, temas de redação relevantes e simulados sob medida, ampliando suas chances de sucesso no exame.
Estão abertas as inscrições para o curso "Condutores de Veículos de Emergência para Mulheres", promovido pelo Detran-DF, com 20 vagas para mulheres habilitadas acima de 21 anos. O curso, parte do programa Mulheres que Dirigem Vão mais Longe, ocorrerá de 26 de maio a 12 de junho, com aulas matutinas na nova unidade do órgão. As interessadas devem se inscrever até 14 de maio, apresentando a CNH válida e não podendo ter restrições legais.
Em 2024, 20,5 milhões de brasileiros não acessaram a internet, com 73,4% sem instrução ou com ensino fundamental incompleto. O acesso entre idosos cresceu para 69,8%, mas 5,1 milhões de lares ainda estão desconectados.
O novo marco regulatório do MEC exige 50% do currículo de formação de professores presencial, gerando debates sobre a qualidade do ensino EAD, que já representa 87% das vagas em licenciaturas. Especialistas alertam para a necessidade de experiências práticas.
Inep revela que apenas 49% das crianças do 2º ano estão alfabetizadas, contrastando com os 56% do programa Criança Alfabetizada, gerando desconfiança sobre os dados educacionais.