Educação

Brasil ainda não recupera alfabetização pré-pandemia, mas apresenta melhora em relação a 2021

Dados do Saeb de 2023 mostram que a alfabetização infantil no Brasil é de 49,3%, ainda abaixo dos níveis pré-pandemia. Inep adota novo indicador censitário para políticas públicas.

Atualizado em
April 10, 2025
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Fachada da sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(INEP) em Brasília — Foto: Cristiano Mariz

Dados recentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a taxa de crianças alfabetizadas no Brasil em 2023 é de 49,3%. Apesar de uma melhora em relação a 2021, quando a taxa era de 36%, o país ainda não alcançou os níveis de alfabetização registrados em 2019, que eram de 55%.

A divulgação dos dados ocorreu após uma controvérsia interna no Ministério da Educação sobre a omissão de informações. O ministro da Educação, Camilo Santana, determinou a publicação, que foi justificada pelo presidente do Inep, Manoel Palácios, devido a uma margem de erro significativa identificada entre os estados. A pesquisa de 2021 passou por uma mudança metodológica que reduziu a amostra, o que pode ter distorcido os resultados.

Palácios afirmou que, para a edição de 2025, o Inep pretende retomar a amostra utilizada em 2019. A Bahia apresentou a maior margem de erro, com 21,5 pontos percentuais, enquanto outros estados, como Espírito Santo e Goiás, mostraram margens entre 10 e 14 pontos. Devido a essas variações, o Inep considera que a única comparação válida é a taxa nacional de alfabetização.

Em 2023, o Ministério da Educação adotou o Indicador Criança Alfabetizada como o novo dado oficial para medir a alfabetização no Brasil. Este indicador, que utiliza uma metodologia censitária, difere do Saeb, que se baseia em dados amostrais. O governo afirma que o novo indicador mostra um desempenho de 20 pontos a mais do que o Saeb de 2021, alegando que o Brasil recuperou seu desempenho anterior à pandemia.

O novo modelo também incorpora avaliações estaduais de educação, realizadas sob a orientação do Inep, embora a adesão não seja obrigatória. Em 2023, estados como Acre e Roraima não enviaram seus resultados. Palácios explicou que a mudança no indicador foi motivada pela necessidade de alinhar os critérios de avaliação e distribuir recursos do ICMS com base nos resultados dos sistemas estaduais.

Esses dados ressaltam a importância de um esforço coletivo para melhorar a alfabetização no Brasil. Projetos que visem apoiar a educação e a alfabetização podem fazer uma diferença significativa na vida de muitas crianças. A união da sociedade civil é fundamental para garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e a oportunidades iguais.

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