Brasil carece de educação técnica para enfrentar a economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. Relatório do Movimento Brasil Competitivo propõe ações urgentes para melhorar a formação profissional e reduzir custos.
O Brasil enfrenta um desafio crítico em sua preparação para a economia digital, conforme destaca Tatiana Ribeiro, diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Em um relatório recente, a organização enfatiza a urgência de investimentos em ensino técnico e digitalização, apontando que apenas cerca de 10% dos alunos do ensino médio estão matriculados em cursos técnicos, em contraste com 68% na Finlândia e 49% na Alemanha. Essa baixa adesão reflete um estigma negativo associado às escolas técnicas no país.
O MBC, em colaboração com representantes do setor privado, governo e Congresso, apresentou recomendações para alinhar a formação profissional às demandas do futuro. O relatório indica que o despreparo da força de trabalho gera um custo adicional de aproximadamente R$ 335 bilhões por ano para o setor produtivo. Além de promover o ensino técnico, o grupo sugere a implementação de letramento digital e a melhoria na formação de professores como medidas essenciais.
Ribeiro alerta para a necessidade de não perder a geração atual que está no ensino médio, que logo enfrentará a transição para uma economia digitalizada. Ela ressalta que, ao mesmo tempo, é fundamental desenvolver políticas públicas que abordem a baixa qualidade da educação básica, considerada um dos maiores desafios do Brasil. A digitalização está transformando o mercado de trabalho, eliminando algumas funções e criando novas oportunidades que exigem uma requalificação significativa da mão de obra.
Estudos do Fórum Econômico Mundial indicam que 40% dos trabalhadores precisarão aprimorar suas habilidades para atender às novas demandas, enquanto 23% dos postos de trabalho passarão por modificações. Ribeiro enfatiza a importância de uma educação que amplie as habilidades digitais desde a infância e que prepare os jovens para as profissões do futuro, sugerindo uma revisão do modelo educacional atual.
O novo ensino médio é visto como uma oportunidade para consolidar o ensino técnico como uma alternativa viável, proporcionando aos jovens experiências práticas e uma trajetória de ascensão profissional. Ribeiro também destaca a necessidade de valorizar os professores, que muitas vezes são atraídos para a profissão por falta de opções em outras áreas, e a importância de aproximar o setor privado da educação para garantir que os cursos oferecidos atendam às demandas do mercado.
Com a crescente demanda por profissionais qualificados, especialmente nas áreas de tecnologia e economia verde, o Brasil precisa agir rapidamente. A união de esforços entre a sociedade civil e o setor privado pode ser crucial para desenvolver projetos que atendam a essas necessidades. A mobilização em torno da educação técnica e digital pode ser um passo significativo para garantir um futuro mais promissor para as próximas gerações.
Censo Escolar aponta aumento de 44,4% nos diagnósticos de TEA no Brasil, enquanto o Ministério da Educação lança curso de práticas inclusivas. Desafios de financiamento e suporte ainda persistem.
Estão abertas as inscrições para 92 cursos gratuitos de inverno na FFLCH da USP, com 7.385 vagas disponíveis. As aulas começam em 31 de julho e são destinadas a maiores de 18 anos, com sorteio para as vagas.
Escolas como Avenues São Paulo e Start Anglo Bilingual School estão adotando inteligência artificial para personalizar o ensino e diagnosticar proficiências, promovendo uma aprendizagem dinâmica e colaborativa.
Defensoria Pública de SP lança Carta Nacional de Acesso à Justiça com foco em gênero e raça. A iniciativa busca garantir a inclusão e participação das mulheres no sistema de Justiça, promovendo mudanças permanentes.
A Universidade de São Paulo (USP) oferece cursos gratuitos online em diversas plataformas, democratizando o acesso ao conhecimento sem a necessidade de vestibular. Com conteúdos variados e certificados disponíveis, a USP utiliza portais como e-Aulas, YouTube, Coursera, Veduca e Univesp para facilitar o aprendizado.
Inscrições abertas até 15 de junho para cursos gratuitos de tecnologia do Qualifica SP – Novo Emprego, com 1.120 vagas disponíveis. Aulas começam em 23 de junho, priorizando desempregados e pessoas com deficiência.