Brasil carece de educação técnica para enfrentar a economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. Relatório do Movimento Brasil Competitivo propõe ações urgentes para melhorar a formação profissional e reduzir custos.
O Brasil enfrenta um desafio crítico em sua preparação para a economia digital, conforme destaca Tatiana Ribeiro, diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Em um relatório recente, a organização enfatiza a urgência de investimentos em ensino técnico e digitalização, apontando que apenas cerca de 10% dos alunos do ensino médio estão matriculados em cursos técnicos, em contraste com 68% na Finlândia e 49% na Alemanha. Essa baixa adesão reflete um estigma negativo associado às escolas técnicas no país.
O MBC, em colaboração com representantes do setor privado, governo e Congresso, apresentou recomendações para alinhar a formação profissional às demandas do futuro. O relatório indica que o despreparo da força de trabalho gera um custo adicional de aproximadamente R$ 335 bilhões por ano para o setor produtivo. Além de promover o ensino técnico, o grupo sugere a implementação de letramento digital e a melhoria na formação de professores como medidas essenciais.
Ribeiro alerta para a necessidade de não perder a geração atual que está no ensino médio, que logo enfrentará a transição para uma economia digitalizada. Ela ressalta que, ao mesmo tempo, é fundamental desenvolver políticas públicas que abordem a baixa qualidade da educação básica, considerada um dos maiores desafios do Brasil. A digitalização está transformando o mercado de trabalho, eliminando algumas funções e criando novas oportunidades que exigem uma requalificação significativa da mão de obra.
Estudos do Fórum Econômico Mundial indicam que 40% dos trabalhadores precisarão aprimorar suas habilidades para atender às novas demandas, enquanto 23% dos postos de trabalho passarão por modificações. Ribeiro enfatiza a importância de uma educação que amplie as habilidades digitais desde a infância e que prepare os jovens para as profissões do futuro, sugerindo uma revisão do modelo educacional atual.
O novo ensino médio é visto como uma oportunidade para consolidar o ensino técnico como uma alternativa viável, proporcionando aos jovens experiências práticas e uma trajetória de ascensão profissional. Ribeiro também destaca a necessidade de valorizar os professores, que muitas vezes são atraídos para a profissão por falta de opções em outras áreas, e a importância de aproximar o setor privado da educação para garantir que os cursos oferecidos atendam às demandas do mercado.
Com a crescente demanda por profissionais qualificados, especialmente nas áreas de tecnologia e economia verde, o Brasil precisa agir rapidamente. A união de esforços entre a sociedade civil e o setor privado pode ser crucial para desenvolver projetos que atendam a essas necessidades. A mobilização em torno da educação técnica e digital pode ser um passo significativo para garantir um futuro mais promissor para as próximas gerações.
Escolas do DF celebram o Dia do Campo com eventos que valorizam a educação rural. A iniciativa, que ocorreu em 16 de abril de 2025, envolveu 22 escolas e destacou a importância da comunidade rural na formação dos alunos.
A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF promoveu evento especial para idosos em Brasília. Mais de duas mil pessoas participaram de atividades de saúde e lazer, celebrando os 65 anos da cidade.
UFRJ enfrenta crise orçamentária com dívidas de R$ 61 milhões e infraestrutura precária. O reitor Roberto Medronho busca parcerias com o setor produtivo para enfrentar o subfinanciamento, enquanto a universidade receberá R$ 406 milhões em 2025, valor insuficiente para cobrir custos básicos.
Audiência pública no DF discutirá o Estatuto das Famílias Atípicas em 30 de abril. A Secretaria da Família e Juventude busca ouvir a sociedade sobre direitos e deveres dessas famílias.
Estudo revela que 61% das metas do Plano Nacional de Educação não foram cumpridas. Novo PNE no Congresso propõe responsabilização e revisão de objetivos não alcançados.
Setor da construção civil enfrenta escassez de mão de obra qualificada; Etecs e Fatecs oferecem cursos gratuitos para suprir demanda. A falta de profissionais capacitados tem dificultado a contratação no setor, com 71,2% dos empregadores enfrentando desafios. Para reverter essa situação, as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) oferecem cursos gratuitos em áreas como Construção de Edifícios e Instalações Elétricas. As inscrições para o Vestibular das Fatecs estão abertas até seis de junho, com mais de doze mil vagas disponíveis.