Brasil registra mais de um milhão de casos de dengue em 2025, com São Paulo em emergência. O país contabilizou 1.019.033 casos e 681 mortes até abril, embora os números sejam 75,1% menores que em 2024. Medidas de saúde foram intensificadas, especialmente em São Paulo, que enfrenta a maior carga da doença.

O Brasil registrou mais de um milhão de casos de dengue em 2025. Até o dia 12 de abril, foram contabilizados 1.019.033 casos prováveis da doença e 681 mortes, com outros 741 óbitos suspeitos em investigação. Apesar dos números elevados, o total de casos é 75,1% inferior ao mesmo período do ano anterior, que teve um surto histórico com 6,6 milhões de infectados e quase 6,2 mil mortes.
O cenário atual, embora melhor que o de 2024, ainda é preocupante. Este ano já é o sétimo mais letal da série histórica do Ministério da Saúde e o oitavo com mais casos registrados. O estado de São Paulo, que concentra quase 600 mil casos, decretou emergência de saúde pública para enfrentar a situação.
As regiões mais afetadas incluem Sudeste, Centro-Oeste e Sul, com São Paulo, Acre e Mato Grosso enfrentando os piores cenários. Enquanto São Paulo apresenta um aumento significativo, os estados do Acre e Mato Grosso registram uma alta em relação ao ano passado, sendo os únicos a piorar em 2025.
Para combater a dengue, o Ministério da Saúde anunciou novas ações que priorizarão 312 municípios mais afetados. Equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) serão enviadas para apoiar a organização da assistência, com a capacidade de instalar até 150 centros de hidratação.
As medidas de saúde pública são essenciais para controlar a propagação da doença e proteger a população. A mobilização da sociedade civil é fundamental para apoiar as iniciativas de saúde e ajudar as comunidades mais afetadas.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a superar os desafios impostos pela dengue. Projetos que visam oferecer suporte às vítimas e promover ações de prevenção devem ser estimulados pela sociedade civil, garantindo que todos tenham acesso a cuidados e assistência adequados.

Pesquisas do professor Marcelo Urbano Ferreira, da USP, mostram que a malária em áreas urbanas da Amazônia é majoritariamente assintomática, dificultando o controle da doença. Métodos moleculares revelam até dez vezes mais infecções.

O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil agora oferece tratamento imediato com antirretrovirais para todos diagnosticados com HIV, além de destacar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) como a melhor forma de prevenção.

Duda, uma criança autista, enfrenta um tumor cerebral em progressão acelerada e necessita de exames caros para tratamento. A família busca apoio financeiro urgente para iniciar a terapia adequada.

A OPAS iniciou uma missão técnica na Paraíba para fortalecer a saúde pública, focando na redução da mortalidade materna e no tratamento do câncer. A parceria busca integrar serviços de saúde e otimizar recursos.

O professor Ravi Kaiut destaca o Yoga como um recurso valioso na saúde, auxiliando no tratamento de condições como ansiedade, fibromialgia e doenças cardiovasculares, complementando terapias convencionais.

Flutuações nos níveis de colesterol total aumentam em 60% o risco de demência, segundo estudo da American Heart Association. O controle do colesterol é essencial para a saúde cognitiva e cardiovascular.