Impacto Social

Censo Escolar de 2024 revela que 6.658 escolas no Brasil carecem de água potável para alunos

Censo Escolar de 2024 aponta que 6.658 escolas no Brasil carecem de água potável, afetando 744 mil alunos. O projeto "Sede de Aprender" busca soluções para essa crise em junho de 2025.

Atualizado em
May 4, 2025
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Carro-pipa do Exército distribui água potável - Divulgação/Exército Brasileiro

Um levantamento do Censo Escolar de 2024 revelou que seis mil seiscentas e cinquenta e oito das cento e oitenta e uma mil e sessenta e cinco escolas de educação básica no Brasil, ou seja, 3,67%, não têm acesso a água potável. Essa situação impacta diretamente a saúde de setecentas e quarenta e quatro mil crianças e adolescentes. Para enfrentar esse desafio, o Exército Brasileiro tem realizado a distribuição de água potável por meio de carro-pipa.

Os dados foram coletados em um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Entre os dias dois e seis de junho de dois mil e vinte e cinco, os Tribunais de Contas e o CNMP realizarão visitas técnicas nas escolas sem acesso à água potável, com o intuito de estudar e propor soluções para a questão do saneamento.

A iniciativa, denominada "Sede de Aprender", busca não apenas garantir água potável, mas também promover um ambiente escolar mais seguro e inclusivo. O conselheiro Cezar Miola, coordenador da Comissão de Educação da Atricon, destacou que a falta de saneamento e água potável compromete a saúde e o processo educativo dos alunos.

O projeto "Sede de Aprender" foi criado pelo Ministério Público de Alagoas e firmou um acordo em dois mil e vinte e três com o CNMP, a Atricon e o IRB. Alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto visa a universalização do saneamento nas escolas, através de ações educativas, formativas e de fiscalização.

Com a realização das visitas técnicas, espera-se que sejam identificadas soluções práticas e viáveis para a falta de água potável nas escolas. A mobilização de diferentes entidades é fundamental para que a questão do saneamento nas instituições de ensino seja tratada com a seriedade que merece.

Nessa situação, a união da sociedade civil pode fazer a diferença, contribuindo para que as escolas sem acesso a água potável recebam o suporte necessário. Projetos que visem melhorar as condições de saúde e educação nas escolas devem ser incentivados e apoiados por todos.

Folha de São Paulo
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