A Defesa Civil de São Paulo alerta para risco de incêndios florestais devido a altas temperaturas e baixa umidade, com previsão de chuvas isoladas após nova frente fria. A conscientização é essencial.

O inverno de 2025 traz variações significativas de temperatura, especialmente na metade sul do Brasil, com a previsão de novas massas de ar frio. A Defesa Civil de São Paulo emitiu alertas sobre o risco de incêndios florestais devido ao aumento das temperaturas e à baixa umidade. No domingo, 3 de agosto, o órgão indicou que o risco de queimadas é elevado em regiões como Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Barretos.
A combinação de temperaturas que podem chegar a 32°C e índices de umidade abaixo de 20% cria um cenário favorável à propagação de incêndios, especialmente em áreas com vegetação seca. O alerta se estende para Barretos, Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Bauru, Campinas e partes da cidade de São Paulo. Um trecho em roxo no mapa indica risco de emergência nas proximidades de Araçatuba.
A partir de terça-feira, 5 de agosto, a passagem de uma nova frente fria deve alterar as condições climáticas na capital paulista, trazendo aumento de nebulosidade e chuvas isoladas. Apesar da melhora nas condições para a cidade de São Paulo, o risco de incêndios ainda persiste em Franca, Araçatuba e Presidente Prudente, com sinalizações de risco alto e baixo em outras áreas do interior.
Até o próximo sábado, 9 de agosto, as condições de risco para incêndios devem continuar, embora em menor intensidade. A Defesa Civil reforça a importância da prevenção e da conscientização sobre os perigos das queimadas, que são consideradas crimes ambientais e podem causar sérios danos à saúde, ao meio ambiente e à infraestrutura local.
Com a chegada da nova frente fria, as temperaturas devem começar a subir gradativamente após quinta-feira, 7 de agosto. A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) indica que as chuvas isoladas e rajadas de vento devem trazer alívio temporário às condições de seca e calor intenso.
Nesta situação, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que visem a proteção do meio ambiente e a prevenção de incêndios. Projetos que promovam a conscientização e a educação ambiental podem fazer a diferença, ajudando a preservar a vegetação e a saúde da população.

O colapso do lixão Ouro Verde em Goiás contaminou rios e resultou em multas de R$ 37,5 milhões à empresa responsável. A água de mananciais está proibida para uso, afetando comunidades locais.
O Brasil se prepara para a COP30, que ocorrerá na Amazônia em 2025, com foco em políticas de desenvolvimento sustentável e segurança hídrica, segundo Valder Ribeiro, do MIDR. O evento reunirá quase 200 países.

Johan Rockström, renomado cientista, participará do Encontro Futuro Vivo no Brasil em agosto, onde abordará limites planetários e a urgência das mudanças climáticas, destacando preocupações sobre a política ambiental brasileira.

A Mapfre, patrocinadora da Libertadores 2025, plantará três mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para cada gol marcado, visando restaurar um hectare de floresta. A ação já contabiliza 324 gols.

Nasceu o primeiro tamanduá-bandeira em cativeiro no Rio Grande do Sul, no Gramadozoo, em 14 de junho. O filhote, com 1,5 quilo, é um marco para a conservação da espécie, que enfrenta sérios riscos de extinção.

O Brasil se prepara para liderar a COP30, com foco na redução da dependência do petróleo e na mitigação das emissões de metano, conforme destacado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A urgência da transição energética é evidente, e o país pode estabelecer uma regulação robusta para o setor de óleo e gás, aproveitando sua posição de destaque. Essa ação não apenas beneficiaria o meio ambiente, mas também traria ganhos econômicos e geopolíticos, alinhando o Brasil com as expectativas globais.