A superintendente do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, enfatiza a necessidade de compreender as transformações dos adolescentes no ensino fundamental 2 e de criar vínculos de confiança nas escolas. A abordagem deve valorizar múltiplas aprendizagens e promover um ambiente de escuta e acolhimento.
A transição dos alunos do ensino fundamental 1 para o fundamental 2 apresenta desafios significativos, conforme destacado pela superintendente do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes. Ela enfatiza a importância de compreender as necessidades dos adolescentes e de estabelecer vínculos de confiança nas escolas. O engajamento dos jovens na educação é um dos principais desafios atuais, especialmente em um contexto onde as redes sociais e o acesso à informação são predominantes.
Patrícia Mota Guedes alerta que a solução para os problemas escolares não reside apenas na imposição de regras. A formação de uma cultura de confiança e escuta nas escolas é essencial para que os adolescentes se sintam valorizados. A superintendente ressalta que a opinião dos pais continua a ter um papel importante, mesmo que os jovens não a expressem abertamente.
A convivência escolar deve ser enriquecida com novas metodologias de ensino, que incluam atividades físicas e o uso intencional da tecnologia. A proposta é transformar os alunos de meros consumidores de conteúdo em produtores críticos, que vejam sentido no que aprendem. Essa abordagem pode aumentar o engajamento e o pertencimento dos estudantes, fundamentais para o desenvolvimento saudável na adolescência.
Outro ponto crucial é a formação dos professores que atuam no fundamental 2, que muitas vezes não é adequada para lidar com as especificidades dessa faixa etária. A presença de mentores, como alunos mais velhos, pode facilitar a adaptação dos novos estudantes, ajudando-os a se integrar e a se sentirem acolhidos. É vital que as escolas criem um ambiente que favoreça a interação e a colaboração entre os alunos.
Além disso, a relação entre escola e família deve ser fortalecida. Muitas vezes, a falta de participação dos pais em reuniões escolares está ligada a situações de vulnerabilidade. É necessário que as escolas ofereçam suporte para que as famílias compreendam melhor as mudanças que seus filhos enfrentam durante a adolescência, promovendo um diálogo aberto e acolhedor.
Por fim, a educação física deve ser valorizada como parte integrante do aprendizado, contribuindo para a concentração e o desempenho acadêmico dos adolescentes. A criação de espaços físicos adequados para a convivência e a interação dos jovens é fundamental. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar iniciativas que promovam um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, beneficiando todos os estudantes.
A UFMG oferece quatro cursos gratuitos de extensão em educação digital, com foco em inteligência artificial e letramento digital, com inscrições abertas até 18 de julho. As aulas ocorrerão de 11 de agosto a 14 de setembro.
Samsung Ocean oferece cursos gratuitos em abril, incluindo Inteligência Artificial e Saúde Digital. O programa visa capacitar mão de obra no Brasil, com aulas online e presenciais em Manaus, além de certificados de participação.
Brasil carece de educação técnica para enfrentar economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. O Movimento Brasil Competitivo apresenta relatório com recomendações para melhorar a formação profissional e digital.
O Ministério Público Federal (MPF) cobra agilidade do Conselho Nacional de Educação (CNE) na elaboração de um plano para repor aulas perdidas devido à violência nas escolas. A comissão do CNE deve apresentar propostas em até 120 dias, considerando aulas online e encontros aos sábados.
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que destina parte do lucro do pré-sal para políticas de permanência estudantil em universidades públicas, visando reduzir a evasão de cotistas. A proposta, que altera a Lei nº 12.858/2013, permitirá que instituições de ensino tenham recursos para oferecer bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade. A médica e professora da USP, Ludhmila Hajjar, destacou a importância da aprovação, que segue agora para sanção presidencial, com boas expectativas de se tornar um programa social permanente.
O Senai-DF disponibiliza 6.185 vagas gratuitas para cursos de qualificação, aperfeiçoamento e técnicos, com início em julho. As inscrições são online e priorizam pessoas de baixa renda. Com a reabertura de cursos noturnos em Sobradinho, a novidade "Operador de Computador com IA" destaca-se entre as opções. As vagas são limitadas e a seleção será por ordem de inscrição.