A superintendente do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, enfatiza a necessidade de compreender as transformações dos adolescentes no ensino fundamental 2 e de criar vínculos de confiança nas escolas. A abordagem deve valorizar múltiplas aprendizagens e promover um ambiente de escuta e acolhimento.

A transição dos alunos do ensino fundamental 1 para o fundamental 2 apresenta desafios significativos, conforme destacado pela superintendente do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes. Ela enfatiza a importância de compreender as necessidades dos adolescentes e de estabelecer vínculos de confiança nas escolas. O engajamento dos jovens na educação é um dos principais desafios atuais, especialmente em um contexto onde as redes sociais e o acesso à informação são predominantes.
Patrícia Mota Guedes alerta que a solução para os problemas escolares não reside apenas na imposição de regras. A formação de uma cultura de confiança e escuta nas escolas é essencial para que os adolescentes se sintam valorizados. A superintendente ressalta que a opinião dos pais continua a ter um papel importante, mesmo que os jovens não a expressem abertamente.
A convivência escolar deve ser enriquecida com novas metodologias de ensino, que incluam atividades físicas e o uso intencional da tecnologia. A proposta é transformar os alunos de meros consumidores de conteúdo em produtores críticos, que vejam sentido no que aprendem. Essa abordagem pode aumentar o engajamento e o pertencimento dos estudantes, fundamentais para o desenvolvimento saudável na adolescência.
Outro ponto crucial é a formação dos professores que atuam no fundamental 2, que muitas vezes não é adequada para lidar com as especificidades dessa faixa etária. A presença de mentores, como alunos mais velhos, pode facilitar a adaptação dos novos estudantes, ajudando-os a se integrar e a se sentirem acolhidos. É vital que as escolas criem um ambiente que favoreça a interação e a colaboração entre os alunos.
Além disso, a relação entre escola e família deve ser fortalecida. Muitas vezes, a falta de participação dos pais em reuniões escolares está ligada a situações de vulnerabilidade. É necessário que as escolas ofereçam suporte para que as famílias compreendam melhor as mudanças que seus filhos enfrentam durante a adolescência, promovendo um diálogo aberto e acolhedor.
Por fim, a educação física deve ser valorizada como parte integrante do aprendizado, contribuindo para a concentração e o desempenho acadêmico dos adolescentes. A criação de espaços físicos adequados para a convivência e a interação dos jovens é fundamental. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar iniciativas que promovam um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, beneficiando todos os estudantes.

A Unicamp lançou quatorze cursos online gratuitos na Coursera, abrangendo saúde, educação e logística, com opção de certificado mediante taxa. Acesso livre e flexível para todos.

A inteligência artificial está transformando a educação, promovendo práticas de ensino inovadoras e personalizadas, com foco na qualidade educacional. Fernando Filgueiras destaca a necessidade de um uso responsável da tecnologia para amplificar a aprendizagem.

Inscrições abertas até 15 de junho para cursos gratuitos de tecnologia do Qualifica SP – Novo Emprego, com 1.120 vagas disponíveis. Aulas começam em 23 de junho, priorizando desempregados e pessoas com deficiência.

O relator do Sistema Nacional de Educação, Rafael Brito, propõe retirar detalhes do Custo Aluno-Qualidade do texto, permitindo que um novo colegiado defina sua execução e cálculo, visando agilidade na tramitação.

A falta de integração entre ciência e educação no Brasil compromete políticas públicas e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O professor Roberto Lent destaca a urgência de priorizar esses setores.

A superintendente do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, enfatiza a necessidade de compreender as transformações dos adolescentes no ensino fundamental 2 e de criar vínculos de confiança nas escolas. A abordagem deve valorizar múltiplas aprendizagens e promover um ambiente de escuta e acolhimento.