O Distrito Federal lançará, em 26 de junho, o portal "Caminhos do Planalto Central", que reunirá informações sobre trilhas ecológicas, promovendo ecoturismo e gestão ambiental. A iniciativa, da Secretaria do Meio Ambiente, visa valorizar a natureza e estimular a participação social na conservação.

O Distrito Federal lançará, a partir de 26 de junho, o portal "Caminhos do Planalto Central", que reunirá informações sobre trilhas ecológicas da região. A plataforma oferecerá mapas interativos, extensão, nível de dificuldade das trilhas e pontos de interesse. O novo serviço será disponibilizado pelo Portal do Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia), da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, durante o primeiro Fórum do Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas.
O lançamento do portal atende à Lei Distrital nº 6.892/2021, que estabelece o registro oficial das trilhas no sistema ambiental do DF. A vice-governadora Celina Leão destacou que essa iniciativa valoriza as belezas naturais da região, estimula o ecoturismo e gera oportunidades de emprego e renda, além de promover a conservação ambiental.
O portal não apenas beneficiará turistas interessados em ecoturismo, mas também fornecerá informações valiosas para pesquisadores e gestores ambientais. Um painel interativo apresentará estatísticas sobre o número de trilhas sinalizadas, voluntários cadastrados e áreas de conservação envolvidas.
Renato Santana, subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial, afirmou que a ferramenta poderá ser aprimorada com a colaboração da população. O módulo das trilhas no Sisdia será uma ferramenta robusta, garantindo qualidade técnica nos dados e ampliando o acesso à informação ambiental.
A plataforma permitirá que grupos de trilheiros, organizações não governamentais e órgãos públicos sugiram novos percursos por meio de um formulário online. As sugestões incluirão informações técnicas como localização, tipo de uso (pedestre, ciclismo ou multiúso), grau de dificuldade e estado de conservação das trilhas.
Essa nova ferramenta representa uma oportunidade para a sociedade civil se engajar na conservação ambiental e no desenvolvimento do ecoturismo. A união de esforços pode ser fundamental para apoiar iniciativas que valorizem e preservem as belezas naturais do Distrito Federal.

Um filhote de onça-parda foi resgatado em Assis, SP, após ser encontrado vulnerável e separado da mãe. O animal está sob cuidados da APASS e será preparado para reintrodução na natureza.

Comlurb implementará um plano de R$ 5 milhões para limpar o Complexo Lagunar de Jacarepaguá, criando dez Ecopontos e dois ecoboats, visando reduzir 299,8 toneladas de resíduos diários.

A COP30, que ocorrerá em novembro em Belém, é vista como um "ponto de inflexão" na luta climática, apesar da saída dos EUA do Acordo de Paris e atrasos nas NDCs de grandes emissores. André Corrêa do Lago destaca a necessidade de um alinhamento global para enfrentar os desafios climáticos.

A Global Footprint Network alerta que a humanidade esgotou os recursos naturais de 2025 em 24 de julho, uma semana antes do ano anterior, exigindo 1,8 planetas para sustentar o consumo atual. A crise ecológica é impulsionada pelos padrões de consumo dos países mais ricos, que devem repensar suas práticas para evitar um colapso ambiental.

O agronegócio brasileiro se destaca na COP30, em Belém, com a AgriZone, parceria com a Embrapa, apresentando inovações sustentáveis e o Plano ABC+ para reduzir emissões de carbono. A conferência, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, será uma vitrine das práticas agroambientais do Brasil, com foco em tecnologias que promovem a sustentabilidade e a segurança alimentar.

O SINDIHOSPA lança uma listagem orientativa para padronizar o descarte de resíduos hospitalares em Porto Alegre, visando segurança e sustentabilidade. O e-book será apresentado na 3ª Health Meeting Brasil/SINDIHOSPA.