Educação

Educação inclusiva avança no Brasil, mas falta capacitação para lidar com alunos autistas em crise

O número de alunos autistas em escolas comuns no Brasil mais que dobrou entre 2022 e 2024, mas a falta de capacitação de professores e regulamentação sobre contenção revela a urgência de formação adequada.

Atualizado em
May 14, 2025
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Entre 2022 e 2024, o Brasil registrou um aumento significativo no número de alunos com autismo matriculados em escolas comuns, passando de 405 mil para 884,4 mil, conforme dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Embora a inclusão seja um avanço positivo, é essencial que as escolas realizem adaptações no currículo e no ambiente escolar, além de oferecer suporte e formação adequada aos professores.

Especialistas alertam para a falta de preparo das instituições de ensino em lidar com episódios de agressividade que podem ocorrer com alguns alunos autistas. A ausência de regulamentação sobre contenção física em escolas agrava a situação, gerando insegurança entre pais e educadores. A psicóloga Meca Andrade destaca que a formação da comunidade escolar é crucial para prevenir crises e garantir um ambiente seguro para todos.

Casos recentes de contenção inadequada em escolas, como o de um aluno imobilizado por uma professora em Campinas, evidenciam a urgência de uma abordagem mais humanizada e informada. A falta de diretrizes claras sobre técnicas de contenção resulta em intervenções que podem ser prejudiciais, tanto para os alunos quanto para os educadores. Andrade enfatiza que não há manobras corretas sem um monitoramento e treinamento adequados.

O diretor do Centro de Apoio ao Autista de Osasco, Fábio Oliveira, sugere que a formação deve focar na prevenção de crises, ensinando os profissionais a reconhecer os primeiros sinais de agitação. A comunicação assistiva, como cartões e tablets, pode ajudar alunos não verbais a expressar suas necessidades, facilitando a interação e reduzindo a frustração.

Joana Portolese, neuropsicóloga do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, ressalta a importância de um diálogo constante entre a escola e a família. Entender o histórico de cada aluno é fundamental para desenvolver estratégias que evitem comportamentos agressivos. A capacitação dos profissionais deve incluir práticas que priorizem a segurança e o bem-estar de todos os alunos.

Com o aumento da matrícula de alunos autistas, a sociedade civil deve se mobilizar para apoiar iniciativas que promovam a formação de educadores e a criação de ambientes escolares inclusivos. A união em torno dessa causa pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes e suas famílias, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e respeitosa.

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