Meio Ambiente

Empresas intensificam ações sustentáveis em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Empresas intensificam ações sustentáveis no Dia Mundial do Meio Ambiente, promovendo iniciativas como exposições e reflorestamento, refletindo um compromisso com a conservação ambiental. O Parque Bondinho Pão de Açúcar e a Norte Energia destacam-se com atividades educativas e programas de reflorestamento, enquanto a Andrade Gutierrez reduz resíduos em projetos internacionais. A Orla Rio participa de eventos de conscientização, reforçando a importância da preservação dos oceanos.

Atualizado em
June 6, 2025
Clock Icon
4
min
A exposição “As belezas que conectam o MoNa”, parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Parque Bondinho Pão de Açúcar (Parque Bondinho Pão de Açucar/Divulgação)

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização sobre a preservação ambiental. A data serve como um momento de reflexão e mobilização global, incentivando governos, organizações e empresas a adotarem práticas sustentáveis. Em dois mil e vinte e cinco, várias empresas intensificaram suas iniciativas de Ambiental, Social e Governança (ESG), com foco em educação ambiental e engajamento comunitário.

O Parque Bondinho Pão de Açúcar, por exemplo, organizou uma programação gratuita para a Semana do Meio Ambiente, que ocorreu entre trinta e um de maio e seis de junho. A exposição “As belezas que conectam o MoNa” apresentou fotografias do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. A mostra, em parceria com o projeto Favela Hope, contou com curadoria do fotógrafo Raphael Czamanski Pizzino e jovens do projeto, destacando a importância da conservação da natureza.

A Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, promoveu atividades educativas em Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio. Nos dias cinco e seis de junho, a empresa realizou palestras sobre poluição por plásticos e oficinas sustentáveis, além de ações em escolas e comunidades. A companhia já investiu cerca de R$ 8 bilhões em projetos socioambientais, com resultados significativos, como a cobertura de noventa e dois por cento da cidade de Altamira com saneamento básico.

A Andrade Gutierrez, ao construir um parque solar na Colômbia, adotou marmitas reutilizáveis, reduzindo em cinquenta por cento a geração de resíduos e evitando o descarte de mais de doze toneladas de material entre junho de dois mil e vinte e quatro e abril de dois mil e vinte e cinco. Essa mudança não apenas diminuiu a geração de resíduos, mas também teve um impacto positivo na redução de emissões de CO₂, com cerca de quarenta e duas toneladas deixadas de ser emitidas.

A Orla Rio participou do evento “Abraço aos Oceanos”, que ocorreu em oito de junho, na Praia de São Conrado. A ação, em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos, envolveu a formação de uma corrente humana à beira-mar, simbolizando união e respeito pelos mares. A empresa também implementou o programa Recicla Orla, que já destinou corretamente mais de duas mil toneladas de recicláveis, evitando a emissão de mais de mil e duzentas toneladas de CO₂ equivalente.

Essas iniciativas demonstram o compromisso do setor privado com a sustentabilidade e a conservação ambiental. Projetos como os realizados por essas empresas devem ser incentivados pela sociedade civil, pois podem gerar um impacto positivo significativo nas comunidades e no meio ambiente. A união em torno de causas ambientais é essencial para promover mudanças duradouras e eficazes.

Leia mais

Movimento social entrega 1 milhão de assinaturas ao governo pedindo veto ao “PL da Devastação”
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Movimento social entrega 1 milhão de assinaturas ao governo pedindo veto ao “PL da Devastação”
News Card

Representantes de 19 organizações civis entregaram 1 milhão de assinaturas ao governo, solicitando o veto total do "PL da Devastação", que pode afetar 3 mil áreas de preservação. A decisão de Lula é aguardada para amanhã.

Homem retira rede de pesca de baleia-franca em Palhoça e pode ser multado pelo Ibama
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Homem retira rede de pesca de baleia-franca em Palhoça e pode ser multado pelo Ibama
News Card

Homem retira rede de pesca presa a baleia-franca em Palhoça (SC) sem autorização do Ibama, que investiga possíveis danos ao animal e pode multá-lo em R$ 2.500,00 por violação das normas de resgate.

Desmatamento no Brasil registra queda em 2024, exceto na Mata Atlântica afetada por enchentes
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Desmatamento no Brasil registra queda em 2024, exceto na Mata Atlântica afetada por enchentes
News Card

Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024, com exceção da Mata Atlântica, afetada por enchentes. A Amazônia e o Cerrado concentraram 83% da perda, refletindo ações de combate ao desmatamento.

Novo centro de treinamento do Santos Futebol Clube ameaça 90 mil metros quadrados de Mata Atlântica em Praia Grande
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Novo centro de treinamento do Santos Futebol Clube ameaça 90 mil metros quadrados de Mata Atlântica em Praia Grande
News Card

O projeto do novo Centro de Treinamento do Santos, financiado pelo pai do jogador Neymar, ameaça 90 mil m² de vegetação nativa da Mata Atlântica e enfrenta forte oposição de moradores e ONGs. A construção, que não possui licenciamento ambiental, é vista como um retrocesso à preservação do bioma, já que a área é remanescente do Parque Estadual Xixová-Japuí. A resistência da comunidade e a falta de consulta pública levantam preocupações sobre os impactos ambientais.

Reservatórios da Grande São Paulo atingem níveis críticos; Sabesp alerta para uso consciente da água
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Reservatórios da Grande São Paulo atingem níveis críticos; Sabesp alerta para uso consciente da água
News Card

Reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo estão com 41,1% da capacidade, o menor nível desde a crise hídrica de 2014-2015. A Sabesp garante que não há risco de desabastecimento, mas pede uso consciente da água.

Daniela Mercury critica leilões de áreas verdes em Salvador e pede proteção ambiental ao prefeito
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Daniela Mercury critica leilões de áreas verdes em Salvador e pede proteção ambiental ao prefeito
News Card

A cantora Daniela Mercury se manifestou contra os leilões de áreas verdes em Salvador, pedindo ao prefeito Bruno Reis reflexão sobre a preservação ambiental. Anitta já havia protestado anteriormente.