Alunos da Escola Parque da 308 Sul participaram do lançamento do livro "Gabriel em Brasília – Cidade com Asas", promovendo educação patrimonial e valorização cultural. O evento destacou a importância do patrimônio histórico e cívico da capital.
Nesta sexta-feira, 25 de abril, alunos da Escola Parque da 308 Sul participaram do lançamento da nova versão do livro Gabriel em Brasília – Cidade com Asas. O evento, que promove o conhecimento cívico e a valorização do patrimônio cultural da capital, foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o Instituto BRB e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O livro, editado pela primeira vez em 2015, narra a aventura de Gabriel, um menino que visita Brasília com sua tia. A história, ambientada em um lúdico Plano Piloto, convida jovens a explorar a arquitetura e a história da cidade, que completará 65 anos. A cerimônia incluiu a apresentação de um curta-metragem estrelado por um aluno da escola, que interpretou Gabriel e compartilhou suas impressões sobre a cidade.
O estudante destacou que, embora pensasse que Brasília fosse apenas um centro político, ficou surpreso com a diversidade cultural e os monumentos da cidade. A narrativa do livro também remete à construção de Brasília, realizada por trabalhadores conhecidos como candangos, que vieram de várias partes do Brasil.
A diretora de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Erika Martins, enfatizou a importância do evento para a educação patrimonial. Segundo ela, é fundamental que os alunos reconheçam a relevância dos bens culturais e naturais, promovendo a memória e o pertencimento. "Com atividades como essa, eles aprendem a valorizar o patrimônio histórico da cidade", afirmou.
Todos os anos, um novo livro com temáticas de educação patrimonial é desenvolvido em conjunto com a SEEDF e financiado pelo Instituto BRB. As obras são distribuídas em bibliotecas e escolas, onde as equipes pedagógicas realizam atividades para ensinar os alunos sobre a importância da preservação do patrimônio público.
Após a exibição do filme, alunos compartilharam suas impressões sobre os pontos turísticos mencionados no livro. A valorização da cultura local e o conhecimento sobre a cidade são essenciais para que as crianças se sintam parte de Brasília. Projetos que incentivam a educação e a preservação do patrimônio cultural merecem apoio da sociedade, pois contribuem para a formação de cidadãos conscientes e engajados.
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