Meio Ambiente

Goiás e Distrito Federal firmam parceria para resolver crise do chorume em Padre Bernardo

Governos de Goiás e do DF formam comitê de crise para realocar 10,5 mil metros cúbicos de chorume em Padre Bernardo, após desabamento no Aterro Ouro Verde, visando evitar danos ambientais. A Caesb fornecerá suporte técnico para monitoramento e tratamento.

Atualizado em
July 3, 2025
Clock Icon
3
min
A parceria quer evitar um desastre ambiental ainda maior no Entorno - (crédito: Divulgação)

Uma reunião realizada no dia três de julho de dois mil e vinte e cinco, entre os governos de Goiás e do Distrito Federal, resultou na criação de um comitê de crise para abordar a situação do chorume acumulado em Padre Bernardo, Goiás. O problema foi gerado pelo desabamento do Aterro Ouro Verde, que deixou cerca de dez mil e quinhentos metros cúbicos de chorume em risco de rompimento, o que pode causar sérios danos ambientais e à saúde pública.

O encontro contou com a presença do prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro, e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Reis. Os secretários do Entorno de Goiás e do DF, Pábio Mossoró e Cristian Viana, respectivamente, também participaram da mediação. A principal demanda da prefeitura é a realocação urgente do chorume, que está contido em três lagoas.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Daiana Monteiro, destacou a gravidade da situação e a necessidade de unir esforços entre os estados. “Formamos um comitê de crise em Goiás. Agora, é hora de unir forças com o DF para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível”, afirmou. O comitê inclui a Prefeitura de Padre Bernardo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O plano do comitê é redistribuir o volume de chorume para que seja tratado em aterros de outras localidades. Ao final da reunião, a Caesb se comprometeu a fornecer suporte técnico e científico, incluindo a utilização de seus laboratórios para monitorar a situação. “Estamos à disposição para trabalhar com o comitê de crise no que for necessário”, enfatizou Luís Antônio Reis.

Os secretários Pábio Mossoró e Cristian Viana irão articular a identificação de aterros que possam receber parte do chorume para tratamento emergencial. Entre as opções estão o Aterro Sanitário Baru, em Águas Lindas de Goiás, e outra unidade em Cidade Ocidental. “Se cada um puder receber uma parte, conseguiremos resolver o problema a tempo e evitar danos maiores”, destacou Mossoró.

Nesta situação crítica, a união da sociedade civil pode fazer a diferença. A mobilização em torno de projetos que visem a recuperação ambiental e a saúde pública é essencial. A colaboração de todos pode ajudar a minimizar os impactos desse incidente e promover soluções sustentáveis para a região.

Correio Braziliense
Quero ajudar

Leia mais

Voluntariado da COP30 em Belém atinge apenas 54,6% das vagas disponíveis para evento climático global
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Voluntariado da COP30 em Belém atinge apenas 54,6% das vagas disponíveis para evento climático global
News Card

O programa de voluntariado da COP30, que ocorrerá em Belém, preencheu apenas 54,6% das vagas, com 2.375 pré-selecionados. A seleção final será divulgada em 14 de setembro, e os voluntários atuarão em diversas funções durante o evento.

Lagoa Rodrigo de Freitas se transforma em espaço de convivência e desafios ambientais no Rio de Janeiro
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Lagoa Rodrigo de Freitas se transforma em espaço de convivência e desafios ambientais no Rio de Janeiro
News Card

A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, passou por uma revitalização que melhorou a qualidade da água e atraiu fauna nativa, mas também gerou conflitos entre moradores e novos empreendimentos. A transformação do espaço, marcada por iniciativas de recuperação ambiental e aumento do turismo, trouxe desafios como poluição e barulho, exigindo um equilíbrio entre lazer e respeito ao entorno.

COP30: Embaixador André Corrêa do Lago destaca urgência na redução de emissões e desmatamento até 2030
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
COP30: Embaixador André Corrêa do Lago destaca urgência na redução de emissões e desmatamento até 2030
News Card

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, destaca a urgência de eliminar combustíveis fósseis e zerar o desmatamento até 2030, enquanto enfrenta a crise de preços de acomodações em Belém. A falta de novas metas de redução de emissões por 80% dos países do Acordo de Paris ameaça a participação na conferência.

Ibama intercepta embarcação irregular em Itajaí durante a Operação Mugil e aplica multa de R$ 5,3 mil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama intercepta embarcação irregular em Itajaí durante a Operação Mugil e aplica multa de R$ 5,3 mil
News Card

Ibama intercepta embarcação irregular em Itajaí durante a Operação Mugil, multando o proprietário em R$ 5,3 mil e suspendendo a atividade pesqueira até regularização no Programa Nacional de Rastreamento.

Ibama promove I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente em Sergipe para fortalecer gestão florestal
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama promove I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente em Sergipe para fortalecer gestão florestal
News Card

O I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente do Ibama/SE, realizado em Aracaju, reuniu 60 representantes de instituições para discutir a gestão florestal e aprimorar políticas ambientais. O evento, promovido pelo Ibama, visa fortalecer a integração entre os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e melhorar a proteção ambiental em Sergipe.

Mudanças climáticas aumentam risco de malária no Brasil com a chegada do vetor Anopheles stephensi
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Mudanças climáticas aumentam risco de malária no Brasil com a chegada do vetor Anopheles stephensi
News Card

Estudo da USP alerta sobre a vulnerabilidade do Brasil à introdução do vetor Anopheles stephensi, que pode aumentar o risco de malária em áreas urbanas devido ao comércio e transporte marítimo. A pesquisa destaca a necessidade urgente de monitoramento nos portos para evitar a propagação da doença.