Celina Leão inaugura pavimentação em Ceilândia, melhorando acesso ao CED Incra 9. A governadora em exercício Celina Leão investiu R$ 2,3 milhões na pavimentação que facilita o transporte escolar e assinou ordens para mais obras em áreas rurais.

Na terça-feira, 15 de abril, a governadora em exercício Celina Leão inaugurou a pavimentação da via de acesso ao Centro Educacional (CED) Incra 9, localizado em Ceilândia. O investimento de R$ 2,3 milhões faz parte do programa Caminho das Escolas, que busca melhorar a segurança e a qualidade do transporte escolar. Durante a cerimônia, Celina também assinou ordens de serviço para obras em outras três instituições de ensino na região rural.
A pavimentação, que abrange cerca de dois quilômetros, foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e incluiu serviços de drenagem, construção de ciclofaixa e sinalização. O diretor do CED Incra 9, Márcio Regis, destacou a importância da obra, afirmando que "o asfalto traz qualidade de vida para a comunidade no geral".
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou que a melhoria na infraestrutura impactará diretamente o rendimento dos alunos, que anteriormente enfrentavam dificuldades para chegar à escola. "Os meninos vêm agora com outra pegada para assistir à aula. Agora é só alegria", afirmou.
A produtora rural Ozana Antero, que estudou no CED Incra 9, expressou sua satisfação com a chegada do asfalto, afirmando que isso facilitará o transporte de suas verduras para as feiras. "Estamos aqui hoje só na alegria, porque agora nossa vida vai mudar", disse.
Além da pavimentação já inaugurada, a governadora anunciou a ordem de serviço para a construção de outra via de acesso ao CED Incra 9, com investimento de R$ 2.938.406,33. As obras também beneficiarão a Escola Classe Córrego das Corujas e a Escola Classe Jiboia, com aportes de R$ 7.446.795,55 e R$ 8.004.084,00, respectivamente.
Essas iniciativas demonstram o compromisso do governo em melhorar a infraestrutura nas áreas rurais, garantindo dignidade e qualidade de vida para a população. A união da comunidade pode ser fundamental para impulsionar projetos que visem a continuidade dessas melhorias, promovendo um futuro mais sustentável e justo para todos.

Governo de São Paulo investe R$ 300 milhões para climatizar 1.056 escolas, visando melhorar o desempenho escolar e priorizando regiões mais quentes até 2027.

A conclusão da educação básica entre brasileiros com 25 anos ou mais aumentou para 56% em 2024, mas 44% ainda não completaram o ensino médio, evidenciando desigualdades raciais e regionais.

Programa NaMoral se torna Política Distrital de Educação para a Integridade, abrangendo todas as escolas. Ações contra bullying incluem espetáculo e capacitação de professores.

O Projeto Passo, em Passo de Camaragibe, Alagoas, visa aprimorar a educação infantil em português e matemática, agora com apoio da iniciativa Bem Comum e engajamento local. Tablets e treinamentos prometem transformar o aprendizado.

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025, com mais de 112 mil vagas disponíveis. As inscrições vão até 18 de julho e priorizam estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Censo 2022 do IBGE revela que 2,4 milhões de brasileiros têm diagnóstico de autismo, enfrentando dificuldades na permanência escolar e acesso ao ensino superior. A inclusão ainda é um desafio.