A partir de 1º de agosto, a mistura obrigatória de etanol na gasolina aumentará para 30% e a de biodiesel no diesel para 15%, decisão unânime do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A Petrobras manifestou resistência, temendo perda de mercado, enquanto o governo espera que a medida reduza os preços dos combustíveis e, consequentemente, dos alimentos.
A partir de 1º de agosto, o Brasil implementará um aumento na mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, passando de 27% para 30%, e de biodiesel no diesel, que subirá de 14% para 15%. A decisão foi aprovada por unanimidade no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), apesar da resistência da Petrobras, que teme perder participação de mercado.
Durante a votação, que ocorreu no dia 25 de julho, os membros do CNPE demonstraram consenso sobre a medida. Uma reunião técnica anterior, realizada em 23 de julho, abordou as pendências relacionadas à implementação. A Petrobras, segundo fontes, expressou preocupações sobre a perda de mercado, o que levou a negociações entre os ministérios da Casa Civil e da Fazenda.
Atualmente, a Petrobras detém entre 75,74% e 78,23% do mercado de óleo combustível, enquanto outras refinarias respondem por mais de 20%. A mudança na mistura pode resultar em um excedente de 700 mil litros de gasolina, o que poderia levar a estatal a adotar o Preço de Paridade de Exportação (PPE), em vez do Preço de Paridade de Importação (PPI), que atualmente rege a política de preços.
A nova medida faz parte da Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro de 2024, que permite aumentos futuros na mistura de etanol e biodiesel. O setor de biocombustíveis tem pressionado por essas mudanças, e a expectativa é que a nova mistura traga benefícios econômicos, incluindo uma possível redução de até R$ 0,13 por litro na gasolina.
O Ministério de Minas e Energia (MME) conduziu estudos para garantir que a nova mistura não cause danos aos veículos. Com a significativa dependência do diesel no transporte terrestre, a alteração na mistura pode impactar os preços dos alimentos, que são sensíveis a variações nos custos de transporte.
Entidades do setor, como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), participaram das discussões sobre a nova mistura. A produção de biodiesel no Brasil deve mais que dobrar até 2030, acompanhando o aumento da demanda por biocombustíveis. Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a se beneficiarem de um futuro mais sustentável e acessível.
O Curupira, protetor das florestas, foi escolhido como mascote da COP30 em Belém, gerando críticas de Nikolas Ferreira. O governo busca recursos para combater incêndios após recordes de queimadas em 2022.
Cientista Hugh Montgomery alerta sobre risco de extinção em massa devido às mudanças climáticas, com aumento de até 2,7 °C até 2100, afetando gravemente a biodiversidade e a saúde humana.
Em 2024, a taxa de desmatamento da Mata Atlântica caiu 2%, influenciada por eventos climáticos extremos. O Ibama propõe medidas para fortalecer a proteção do bioma, incluindo revisão de mapas e resoluções.
Neste Dia do Meio Ambiente, a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 48% das indústrias brasileiras investem em energias renováveis, um aumento significativo em relação a 2023. O Nordeste lidera com 60% de adoção.
Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou sua pior crise ambiental, com chuvas que afetaram 2,3 milhões de pessoas e resultaram em 173 mortes, revelando falhas na gestão urbana e ambiental. Pesquisadores do Cemaden e da Unesp publicaram um estudo que analisa as causas da tragédia, destacando a combinação de eventos climáticos extremos e urbanização desordenada.
Na última quarta-feira, a equipe do Parque Estadual da Pedra Selada avistou um raro papa-vento-verde, destacando a biodiversidade da região. O parque, em Visconde de Mauá, é administrado pelo Inea e abriga diversas espécies ameaçadas.