O governo de São Paulo e a prefeitura planejam construir dois conjuntos habitacionais na região da Luz, onde antes havia a cracolândia, visando revitalizar a área e oferecer moradia popular. As obras incluem uma praça e um novo centro administrativo, com previsão de início em 2026.

O governo do Estado de São Paulo e a prefeitura da capital anunciaram a construção de dois conjuntos habitacionais na região da Luz, próximo à antiga cracolândia. Um dos empreendimentos será erguido no triângulo formado pelas ruas dos Gusmões, Protestantes e General Couto de Magalhães, enquanto o outro ficará a cerca de 180 metros, na mesma rua. O primeiro conjunto ocupará o local que antes servia como ponto fixo da cracolândia, onde a prefeitura construiu um muro de concreto de 40 metros para separar usuários do trânsito.
Além dos conjuntos habitacionais, está prevista a construção de uma praça com equipamentos de ginástica, escorregador, gangorras e uma quadra de basquete. Duas torres de apartamentos serão construídas no mesmo quarteirão, com o projeto sendo desenvolvido pela Parceria Público-Privada (PPP) municipal da habitação, sob a responsabilidade da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) e em colaboração com o governo estadual.
A prefeitura não divulgou o número de apartamentos que serão construídos. A área onde o Teatro de Contêiner está localizado recebeu uma intimação para desocupar o espaço, que será utilizado para a construção das torres. O teatro, que abriga a companhia Mugunzá desde 2016, poderá ser realocado em uma nova área proposta pela gestão municipal.
Em outro trecho da rua dos Gusmões, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) planeja construir um edifício com 88 apartamentos, totalizando 165 dormitórios. As unidades terão áreas que variam de 36 a 58 metros quadrados. O terreno atual abriga uma ocupação irregular, que foi afetada por um incêndio em março, atingindo 15 moradias.
O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, afirmou que o projeto habitacional não está relacionado ao uso de drogas na região, mas sim à revitalização do centro da cidade. Ele também mencionou que o governo estadual solicitou à Justiça a transferência de imóveis utilizados pelo crime organizado para a construção de moradias populares.
Além dos conjuntos habitacionais, o governo estadual planeja um novo centro administrativo próximo, que concentrará escritórios de secretarias e órgãos públicos. A licitação para a construção deve ocorrer até o final do ano, com as obras previstas para começar em 2027. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a revitalização e o bem-estar na região, contribuindo para um futuro melhor para todos.

A recente sanção da Lei nº 15.177/2025 estabelece a reserva de 30% das vagas em conselhos de estatais para mulheres, incluindo cotas para mulheres negras e com deficiência, promovendo equidade no serviço público. Essa medida é um passo importante na luta por maior participação feminina em cargos de liderança, em um contexto onde a presença de mulheres diminui nas hierarquias.

Um estudo da Mercer revela que preocupações financeiras fazem profissionais perderem em média 6 horas de trabalho por mês, contribuindo para o aumento do burnout no Brasil, onde 42% da população adulta está inadimplente.

Professor de música do CAP UFRJ foi alvo de racismo recreativo por alunos, resultando em suspensão e novas intimidações. A situação gerou protestos e denúncias à Polícia Federal.

Denúncias de abuso sexual infantil em São Paulo aumentaram drasticamente após vídeo de youtuber. O presidente da Câmara dos Deputados pautou projetos para proteção nas redes sociais.

Empresas de tecnologia tentam excluir obrigações de retenção de dados sobre conteúdos abusivos em projeto de lei que visa proteger crianças nas redes sociais. O relator manteve exigências, e votação está prevista para esta semana.

O Eixão do Lazer em Brasília se destaca aos domingos com música ao vivo e cultura. O Choro no Eixo e o Axé no Eixo atraem um público diversificado, promovendo um ambiente acessível e democrático. Músicos locais, como Breno Alves e Cláudio Lopes, celebram a rica tradição musical da cidade, unindo pessoas de diferentes origens em um espaço de lazer vibrante.