O governo de São Paulo lançou um projeto piloto que utiliza inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. A iniciativa visa apoiar professores e facilitar o acesso a questões dissertativas, com a IA avaliando as respostas e oferecendo feedback. Durante o piloto, as respostas não serão contabilizadas como nota, permitindo que os alunos avaliem os comentários recebidos.
O governo de São Paulo anunciou, no dia dezenove de maio, a implementação de um projeto piloto que utilizará inteligência artificial (IA) para corrigir deveres de casa de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental e da primeira série do Ensino Médio da rede estadual. A iniciativa, segundo a Secretaria da Educação, tem como objetivo ampliar o acesso dos estudantes a questões dissertativas e oferecer apoio aos professores na correção desses exercícios.
Durante o projeto, a IA será aplicada a cinco por cento dos exercícios disponíveis na plataforma TarefaSP. O secretário da Educação, Renato Feder, destacou que a ferramenta permitirá aumentar o número de questões na plataforma, evitando que milhões de atividades adicionais sejam conferidas manualmente pelos professores, o que tornaria a correção mais difícil.
As questões na TarefaSP são disponibilizadas conforme o conteúdo lecionado em sala de aula. Quando um estudante finaliza uma tarefa, sua resposta é processada pela IA, que a compara com a resolução esperada. A IA então sugere se a resposta foi correta, parcialmente correta ou incorreta, acompanhada de uma breve explicação.
É importante ressaltar que, durante o projeto piloto, as respostas dos alunos na TarefaSP não serão contabilizadas para notas. Os estudantes também terão a oportunidade de avaliar os comentários recebidos do assistente de correção, promovendo um feedback construtivo.
Todos os professores terão acesso aos exercícios e poderão incluir comentários, assim como já ocorre com as respostas às questões objetivas. Essa interação entre alunos e professores é fundamental para o aprimoramento do aprendizado e para a utilização eficaz da tecnologia na educação.
Iniciativas como essa merecem o apoio da sociedade civil, pois podem transformar a forma como os alunos aprendem e interagem com o conteúdo escolar. O engajamento da comunidade pode ser decisivo para garantir que projetos inovadores na educação sejam ampliados e sustentados ao longo do tempo.
Cerca de 9 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos não estudam nem trabalham, refletindo uma crise educacional e de emprego. O ensino a distância cresce, mas a desistência é alta, evidenciando a necessidade de reformular a educação.
O Brasil aumentou o investimento em educação, mas a evasão escolar cresce em 13 estados. O programa Pé-de-Meia busca reverter essa situação, alinhando-se ao novo arcabouço fiscal.
O governo brasileiro relançou o Fies Social em 2024, oferecendo financiamento integral com juro zero para beneficiários do CadÚnico, visando ampliar o acesso ao ensino superior. O programa prioriza famílias em situação de vulnerabilidade e apresenta regras mais flexíveis, facilitando a inclusão de estudantes historicamente excluídos.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram um decreto que estabelece um novo marco regulatório para a educação superior a distância no Brasil. A medida visa melhorar a qualidade do ensino, criando a modalidade semipresencial e fortalecendo polos de apoio presencial, promovendo maior interação entre alunos e professores.
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Projeto Querino na sala de aula", promovido pela Escola Fundação Itaú, que visa enriquecer o ensino sobre a cultura afro-brasileira. Com carga horária de 30 horas, a capacitação é voltada a educadores da Educação Básica e busca fomentar atividades antirracistas nas escolas. As inscrições podem ser feitas no site da fundação.
Solicitações de isenção da taxa do Enem 2025 iniciam hoje, 14 de abril, e vão até 25 de abril. O Inep divulgará resultados em 12 de maio, beneficiando estudantes de baixa renda.