O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram um decreto que estabelece um novo marco regulatório para a educação superior a distância no Brasil. A medida visa melhorar a qualidade do ensino, criando a modalidade semipresencial e fortalecendo polos de apoio presencial, promovendo maior interação entre alunos e professores.

Na segunda-feira, dia dezenove, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram um decreto que estabelece um novo marco regulatório para a educação superior a distância no Brasil. Essa iniciativa visa integrar os avanços tecnológicos ao compromisso com a qualidade da formação acadêmica, promovendo o acesso ao ensino superior, especialmente para estudantes de baixa renda.
O novo marco reconhece a importância da educação a distância na democratização do ensino, ao mesmo tempo em que busca garantir padrões de qualidade que fortaleçam a confiança na modalidade. O decreto é fruto de um extenso processo de diálogo com estudantes, docentes e especialistas, visando uma regulamentação que atenda ao interesse público.
Uma das principais inovações é a criação da modalidade semipresencial, que combina atividades presenciais e remotas. Essa nova categoria será especialmente relevante para cursos que exigem prática intensiva, como os de saúde e licenciaturas, que agora poderão ser oferecidos apenas nos formatos presencial ou semipresencial. Essa diversificação permite que os estudantes escolham o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.
Além disso, o decreto fortalece os polos de apoio presencial, que devem contar com infraestrutura adequada e serão monitorados pelo Ministério da Educação (MEC). Esses espaços terão um papel ativo na mediação pedagógica e no suporte aos alunos, promovendo maior interação entre docentes e discentes por meio de atividades síncronas, como aulas ao vivo.
O novo marco não visa restringir a educação a distância, mas sim aprimorar as regras regulatórias para qualificá-la. A regulação é um instrumento essencial para garantir o direito à educação de qualidade, com a tecnologia atuando como aliada na ampliação do acesso, desde que utilizada de forma responsável e focada na aprendizagem.
A missão do novo marco é clara: ampliar o acesso ao ensino superior sem abrir mão da excelência acadêmica. Todos os brasileiros têm direito a uma formação digna e transformadora. Em situações como essa, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a educação de qualidade e ajudem a construir um futuro melhor para todos.

Queda de 51% em estudantes de Engenharia Civil no Brasil desde 2015 gera preocupação. O aumento da educação a distância não atrai jovens para essa área, resultando em evasão alta e baixa qualidade nos cursos.

Os resultados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) serão divulgados em 7 de outubro de 2025, com mais de 211 mil bolsas disponíveis em 887 instituições. A iniciativa visa ampliar o acesso ao ensino superior.

A PUC-Rio introduziu um programa de bolsas de 50% para candidatos com mais de 50 anos, com inscrições abertas até 9 de junho. A seleção será baseada nas notas do Enem e do Vestibular.

O Ministério da Educação (MEC) planeja fechar até metade dos 50 mil polos de ensino a distância, visando melhorar a qualidade do ensino e restringir cursos 100% online em áreas como Engenharia e Saúde. As novas normas estabelecerão uma estrutura mínima para os polos, que atualmente incluem locais inadequados, como salas em cima de padarias. O MEC busca um pacto pela credibilidade da educação a distância, priorizando a qualidade e a acessibilidade para a população mais pobre.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal lançou o projeto Renovatech, oferecendo cursos gratuitos em tecnologia no Gama. A iniciativa visa capacitar jovens e adultos para o mercado.

A Universidade Federal do Acre (UFAC) abriu inscrições para 648 vagas em cursos gratuitos de idiomas, incluindo árabe e canto em francês, de 16 a 18 de junho. As aulas são presenciais e online, com prioridade para a comunidade acadêmica e público externo.