Em 2023, 39% das mortes no trânsito no Brasil foram de motociclistas, levando o governo a lançar o Programa Nacional de Segurança de Motociclistas, focado em educação e fiscalização. A iniciativa busca reduzir acidentes, especialmente em São Paulo, onde os óbitos aumentaram 45% na última década.
A utilização crescente de motocicletas como meio de transporte no Brasil, especialmente entre a população de baixa renda, tem gerado preocupações com a segurança no trânsito. Em 2023, os motociclistas representaram 39% das mortes no trânsito, com um aumento alarmante de acidentes fatais, especialmente em São Paulo. Para enfrentar essa situação, o governo federal lançou o Programa Nacional de Segurança de Motociclistas, que prioriza a educação e a fiscalização.
A regulamentação do uso de motocicletas é essencial, mas deve focar na segurança sem restringir excessivamente a circulação. O Programa Nacional de Segurança de Motociclistas busca educar condutores e intensificar a fiscalização, em vez de limitar o uso das motos, que se tornaram uma alternativa viável para muitos, principalmente para aqueles que enfrentam o trânsito caótico e o transporte coletivo ineficiente.
Os dados são preocupantes: em 2019, havia 23 milhões de motocicletas licenciadas no Brasil, número que subiu para 29 milhões em 2023. Apesar de serem uma opção de transporte acessível, as motocicletas são veículos de alto risco, contribuindo para um total de 34.881 mortes no trânsito em 2023, das quais 13.521 foram de motociclistas. Em São Paulo, os acidentes fatais aumentaram 45% na última década.
Um fator crítico é a falta de uso adequado do capacete, que, junto à imprudência de alguns condutores, tem levado a tragédias. Campanhas educativas sobre a obrigatoriedade do uso do capacete, aliadas a uma fiscalização mais rigorosa, podem reduzir o número de mortes, como demonstrado pela experiência com o uso do cinto de segurança e blitzes contra a combinação de álcool e direção.
Outro dado alarmante é que 17,5 milhões de proprietários de motocicletas não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa situação exige uma resposta firme do poder público. Em São Paulo, a implementação de faixas azuis exclusivas para motos tem mostrado resultados positivos, com uma redução de 47% nas mortes nas vias específicas entre 2023 e 2024, enquanto o total de óbitos na cidade aumentou, evidenciando a complexidade do problema.
É fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que visem a segurança no trânsito e a educação dos motociclistas. Vítimas de acidentes podem precisar de ajuda na recuperação, e projetos que promovam a conscientização e a segurança no trânsito devem ser estimulados. Nossa união pode fazer a diferença para os menos favorecidos e contribuir para um trânsito mais seguro para todos.
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