A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a alunos do ensino médio regular até 30 de abril. O incentivo, que visa combater a evasão escolar, é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, condicionado a 80% de frequência. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão entre 23 e 30 de abril, com pagamentos de R$ 900 em quatro parcelas. O programa busca promover igualdade no acesso à educação e ao mercado de trabalho.

A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a partir de hoje aos alunos do ensino médio regular, com depósitos programados até o dia 30 de abril. O primeiro pagamento do programa foi referente à matrícula, e agora os valores estão vinculados ao incentivo por frequência. O total do incentivo é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, com base na data de nascimento do estudante. Para receber o benefício, os alunos devem comprovar uma frequência mínima mensal de 80%.
O programa visa oferecer suporte financeiro a estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, abrangendo todas as modalidades de ensino. Os beneficiários devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Entre os objetivos do programa estão o combate à evasão escolar e a promoção da igualdade no acesso à educação superior e ao mercado de trabalho.
Além do incentivo por frequência, o programa também contempla um benefício de conclusão, no valor de R$ 1,2 mil, que é pago quando o aluno é aprovado e realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos elegíveis podem receber um total de R$ 9.200 ao longo do programa, que inclui os pagamentos referentes à matrícula e à conclusão.
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que ingressaram no primeiro semestre deste ano também receberão a segunda parcela entre os dias 23 e 30 de abril. Este pagamento, no valor de R$ 900, será dividido em quatro parcelas de R$ 225, com base na data de nascimento do aluno. O incentivo de conclusão para esses estudantes pode ser acumulado em até três parcelas de R$ 1.000, dependendo do cumprimento dos requisitos para a certificação de conclusão do ensino médio.
Os alunos com idade entre 19 e 24 anos, que pertencem a famílias inscritas no CadÚnico e cuja renda per capita seja de até meio salário mínimo, podem se qualificar para o programa. É importante ressaltar que os estudantes que migrarem do ensino regular para a EJA não poderão receber o incentivo de conclusão das séries do ensino regular.
Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença na vida de muitos jovens que buscam concluir seus estudos e ter acesso a melhores oportunidades. Projetos que visam apoiar esses estudantes devem ser incentivados, pois podem contribuir significativamente para a redução da desigualdade e para o fortalecimento da educação no país.

Em 2023, apenas 49,3% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estão alfabetizados, segundo o MEC. A queda em relação aos 56% anteriores levanta questões sobre a eficácia das políticas educacionais. A tecnologia, embora ofereça oportunidades, também apresenta riscos, como a distração e a superficialidade no aprendizado. A proibição do uso de celulares nas escolas visa mitigar esses problemas, mas enfrenta resistência cultural e desafios de implementação. A educação precisa equilibrar a alfabetização tradicional com o letramento digital para preparar as crianças para um futuro onde a tecnologia é uma aliada, não um obstáculo.

Descomplica e TIM lançam curso gratuito de Inteligência Artificial, visando inclusão digital e empregabilidade. Eventos como a Bienal do Livro e a imersão em Liderança de Alta Performance também marcam o cenário atual.

Música instrumental melhora a atenção de crianças com e sem TDAH, segundo pesquisa. O estudo do INCT NeuroTec-R revela que a música cria um ambiente propício para o foco.

A prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos EUA é de 1 em 36 crianças. Dados de 2010 indicam que cerca de 1% da população brasileira está no espectro. O diagnóstico e tratamento devem ser multidisciplinares, respeitando a individualidade.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece cursos gratuitos online sobre ética e regulação da Inteligência Artificial. As inscrições vão até 30 de abril e são destinadas a estudantes de ensino médio e superior, com um total de 40 vagas. Os cursos, que começam em julho, incluem "Conectando Mundos com Inteligência Artificial Multimodal" e "Implicações Éticas da Inteligência Artificial Generativa". As aulas serão remotas e contarão com tutoria, abordando temas relevantes para a formação em tecnologia e inovação.

Recentemente, novos livros sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram lançados, oferecendo informações valiosas para famílias e educadores. A crescente demanda por conhecimento confiável é essencial diante do aumento de diagnósticos no Brasil.