A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a alunos do ensino médio regular até 30 de abril. O incentivo, que visa combater a evasão escolar, é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, condicionado a 80% de frequência. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão entre 23 e 30 de abril, com pagamentos de R$ 900 em quatro parcelas. O programa busca promover igualdade no acesso à educação e ao mercado de trabalho.
A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a partir de hoje aos alunos do ensino médio regular, com depósitos programados até o dia 30 de abril. O primeiro pagamento do programa foi referente à matrícula, e agora os valores estão vinculados ao incentivo por frequência. O total do incentivo é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, com base na data de nascimento do estudante. Para receber o benefício, os alunos devem comprovar uma frequência mínima mensal de 80%.
O programa visa oferecer suporte financeiro a estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, abrangendo todas as modalidades de ensino. Os beneficiários devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Entre os objetivos do programa estão o combate à evasão escolar e a promoção da igualdade no acesso à educação superior e ao mercado de trabalho.
Além do incentivo por frequência, o programa também contempla um benefício de conclusão, no valor de R$ 1,2 mil, que é pago quando o aluno é aprovado e realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos elegíveis podem receber um total de R$ 9.200 ao longo do programa, que inclui os pagamentos referentes à matrícula e à conclusão.
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que ingressaram no primeiro semestre deste ano também receberão a segunda parcela entre os dias 23 e 30 de abril. Este pagamento, no valor de R$ 900, será dividido em quatro parcelas de R$ 225, com base na data de nascimento do aluno. O incentivo de conclusão para esses estudantes pode ser acumulado em até três parcelas de R$ 1.000, dependendo do cumprimento dos requisitos para a certificação de conclusão do ensino médio.
Os alunos com idade entre 19 e 24 anos, que pertencem a famílias inscritas no CadÚnico e cuja renda per capita seja de até meio salário mínimo, podem se qualificar para o programa. É importante ressaltar que os estudantes que migrarem do ensino regular para a EJA não poderão receber o incentivo de conclusão das séries do ensino regular.
Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença na vida de muitos jovens que buscam concluir seus estudos e ter acesso a melhores oportunidades. Projetos que visam apoiar esses estudantes devem ser incentivados, pois podem contribuir significativamente para a redução da desigualdade e para o fortalecimento da educação no país.
Proposta do Código Brasileiro de Inclusão visa unificar mais de 200 normas sobre direitos das pessoas com deficiência, facilitando o acesso à informação e promovendo a inclusão no mercado de trabalho. A análise será feita por um grupo de trabalho, com audiências públicas em todas as capitais.
O Caixa Tem anunciou um pagamento extra de R$ 200 para estudantes do programa Pé-de-Meia, entre 25 de agosto e 1º de setembro de 2025, visando incentivar a frequência escolar. O programa do MEC apoia jovens de famílias de baixa renda na conclusão do ensino médio.
A FM2S Educação e Consultoria lançou um curso gratuito de 17 horas sobre Power BI, com inscrições até 31 de maio, visando capacitar profissionais e estudantes em análise de dados. O curso, ministrado por Jaqueline Battista, abrange desde conceitos básicos até a criação de dashboards interativos, promovendo a transformação de dados em insights valiosos para o mercado. As vagas são limitadas e o acesso é válido por um ano, com suporte e certificado inclusos.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie lança cursos gratuitos, presenciais e online, visando inclusão educacional e desenvolvimento profissional. Inscrições abertas para todos os interessados.
Ministério Público de Goiás solicita à Procuradoria-Geral da República a inconstitucionalidade da Resolução Normativa 424/2017 da ANS, que reduz terapias para crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Pesquisadores da Unesp e Ufes criaram o NavWear, um dispositivo vestível que usa sinalizadores táteis para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual, aumentando sua autonomia e segurança.