O SINDIHOSPA lança uma listagem orientativa para padronizar o descarte de resíduos hospitalares em Porto Alegre, visando segurança e sustentabilidade. O e-book será apresentado na 3ª Health Meeting Brasil/SINDIHOSPA.

As instituições de saúde do Brasil geram anualmente cerca de duzentas e cinquenta mil toneladas de resíduos hospitalares, um número que aumentou consideravelmente durante a pandemia da Covid-19. Apesar da existência de normas e leis que regulam o descarte desses resíduos, ainda persistem incertezas sobre a correta destinação, especialmente em relação aos materiais recicláveis.
Para enfrentar essa questão, o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) desenvolveu uma listagem orientativa com o objetivo de padronizar o descarte de resíduos hospitalares na capital gaúcha. Essa iniciativa visa não apenas reduzir riscos, mas também melhorar a destinação ambiental dos resíduos gerados pelas instituições de saúde.
A listagem foi elaborada com a participação de vinte e oito profissionais de diferentes hospitais, em três encontros temáticos. O documento classifica o local de descarte de acordo com o tipo de material, promovendo uma abordagem mais técnica e abrangente sobre os critérios de descarte, conforme ressaltou Andreia Cristina Duque, coordenadora do Comitê de Controle de Infecção da Santa Casa de Porto Alegre.
Bruna Valandro, também da Santa Casa e coordenadora do Comitê de Gestão Ambiental, destacou a importância da padronização proposta, que alinha práticas ambientais com o controle de infecções. Essa integração é fundamental para garantir a segurança do paciente e a responsabilidade social das instituições de saúde.
O próximo passo será o lançamento de um e-book orientativo, programado para ocorrer durante a 3ª Health Meeting Brasil/SINDIHOSPA, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro em Porto Alegre. Além disso, os comitês planejam desenvolver materiais complementares, como cartazes informativos e oficinas de capacitação interinstitucionais.
Iniciativas como essa são essenciais para promover a sustentabilidade e a segurança nas instituições de saúde. A mobilização da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar projetos que visem a melhoria na gestão de resíduos hospitalares, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável para todos.

A exploração de petróleo na Foz do Amazonas avança, apesar das preocupações com o colapso ecológico e os impactos na pesca artesanal. O Ibama aprovou o plano de emergência da Petrobras, mas os encalhes de mamíferos marinhos aumentam.

Ibama e Polícia Federal realizam operação na Terra Indígena Mangueirinha, resultando em 16 mandados judiciais contra a exploração ilegal de araucária, incluindo a prisão de um líder indígena. A ação, que visa combater a extração irregular de madeira ameaçada, é resultado de investigações que já resultaram em multas de R$ 2,5 milhões e apreensões significativas desde 2022.

A nova mistura de gasolina E30, com trinta por cento de etanol anidro, entrou em vigor em primeiro de agosto, visando reduzir importações e estimular a economia. O governo espera um aumento significativo no consumo de etanol e impactos positivos na inflação.

A Stellantis inaugurou o primeiro "Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças" da América Latina em Osasco (SP), com investimento de R$ 13 milhões, focando na reciclagem de veículos e venda de peças reaproveitadas. O centro, que pode desmontar até 8 mil veículos por ano, promete gerar 150 empregos e evitar a emissão de 30 mil toneladas de CO₂ anualmente. As peças, com garantia de qualidade e rastreabilidade, serão vendidas a preços reduzidos, contribuindo para a economia circular e a redução de veículos desmontados irregularmente.

O projeto Light Recicla, da companhia de energia, oferece descontos na conta de luz em troca de resíduos recicláveis, com novo ecoponto na Vila da Penha. Em 2022, foram recicladas mais de 6.500 toneladas.

A inauguração da usina de etanol de milho da Inpasa em Balsas, Maranhão, promete impulsionar a produção de biocombustíveis no Nordeste, com capacidade para gerar 925 milhões de litros anualmente. O evento destaca a crescente inovação no setor, com foco em matérias-primas sustentáveis como agave e macaúba, além do milho. O Banco do Nordeste e a Embrapa também apoiam essa transformação, que visa diversificar a matriz energética e fortalecer a infraestrutura regional.