Ibama promoveu treinamento prático do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em Brasília, capacitando servidores para responder a emergências ambientais, como vazamentos de petróleo. A iniciativa visa fortalecer a gestão de crises e a resiliência institucional.

Brasília/DF (18 de julho de 2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu um treinamento prático do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) entre os dias 8 e 10 de julho, em sua sede em Brasília. O objetivo foi aprimorar as habilidades dos servidores que atuam na prevenção e resposta a emergências ambientais, com foco em um cenário simulado de vazamento de petróleo.
A capacitação foi realizada pela EnvironPact Sustentabilidade e Resiliência, uma subsidiária da OceanPact, especializada em gerenciamento de crises. Participaram servidores do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac), dos Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais (Nupaem) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
O treinamento teve como foco a aplicação do SCI como ferramenta de gestão de incidentes, enfatizando o Ciclo de Planejamento Operacional (Ciclo P) e o correto preenchimento dos formulários operacionais. A abordagem prática incluiu um cenário simulado de vazamento de petróleo em um corpo hídrico, permitindo que os participantes vivenciassem a dinâmica de resposta a emergências.
Monique Freire, gerente sênior da Área de Resiliência da EnvironPact, destacou a importância da capacitação, afirmando que “a iniciativa do Ibama é fundamental para fortalecer a resposta a emergências no país”. O coordenador-geral do Ceneac, Marcelo Amorim, ressaltou que o SCI proporciona uma estrutura padronizada e eficiente, permitindo agilidade na coordenação e na tomada de decisões em situações críticas.
Durante o curso, foram apresentados vídeos de reuniões reais em situações de emergência, evidenciando a rapidez nas decisões e a atribuição de responsabilidades. Ana Maria Canut, chefe do Serviço de Operações e Combate a Incêndios Florestais do Prevfogo, enfatizou que o treinamento padroniza o uso do SCI no Ibama, fortalecendo a capacidade institucional da autarquia.
Essa capacitação, que se estende até 25 de julho, visa tornar o Ibama mais resiliente e preparado para gerenciar acidentes e emergências ambientais. Em situações como essa, a união da sociedade pode ser crucial para apoiar iniciativas que visem mitigar impactos ambientais e proteger a saúde da população.

André Corrêa do Lago e Ana Toni se juntam a indígenas no Acampamento Terra Livre em Brasília, promovendo diálogos sobre direitos e sustentabilidade antes da COP30 em Belém.

Anitta defende a demarcação de terras indígenas, ressaltando seu papel crucial na economia e os riscos do desmatamento e exploração mineral. Celebridades e líderes indígenas apoiam a causa.

Os preços de hospedagem em Belém aumentaram de 10 a 15 vezes, gerando preocupações sobre a participação de países na COP 30. André Corrêa do Lago, presidente do evento, busca soluções financeiras para o financiamento climático global.

O VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e o IX Encontro Nacional de Educação Ambiental do Ibama ocorrerão em Manaus, abordando justiça ambiental e emergência climática. Os eventos visam fortalecer a atuação do Ibama e promover diálogos sobre práticas transformadoras em Educação Ambiental.

Quarenta e três pinguins juvenis foram encontrados mortos no litoral de São Paulo, enquanto quatro foram resgatados para reabilitação, destacando os desafios da migração de 2025. O Instituto Argonauta alerta para a importância da proteção da fauna marinha.

Um simulado de emergência ambiental foi realizado entre Santos e Guarujá, envolvendo o derramamento de 200 litros de óleo diesel, com a participação de diversas instituições para testar a resposta a incidentes. O exercício, que ocorreu em 29 de julho, contou com a presença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), entre outros. O objetivo foi avaliar a eficácia do Plano de Emergência Individual (PEI) em situações de poluição por óleo, promovendo a articulação entre os envolvidos e aprimorando as medidas de prevenção e controle.