O V Encontro Técnico Nacional de Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres ocorrerá em agosto de 2025, promovendo a capacitação e a troca de experiências entre especialistas. O evento, organizado pelo Ibama, visa fortalecer a gestão da fauna silvestre e contará com palestras sobre reabilitação, nutrição e uso de tecnologias inovadoras. As inscrições presenciais são limitadas, mas a transmissão ao vivo pelo YouTube garantirá amplo acesso ao conteúdo.

Brasília/DF (02/07/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizará o V Encontro Técnico Nacional de Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (ENACS) entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025, em Brasília (DF). O evento visa fortalecer a atuação integrada dos profissionais que trabalham na gestão e reabilitação da fauna silvestre no Brasil, promovendo capacitação técnica e alinhamento de procedimentos para a proteção da biodiversidade.
O ENACS contará com uma programação diversificada, abordando temas como protocolos de atendimento, vigilância sanitária, nutrição, enriquecimento ambiental, estratégias de soltura e monitoramento da fauna. O público-alvo inclui servidores do Ibama, profissionais dos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), representantes de órgãos ambientais estaduais e municipais, além de técnicos de organizações da sociedade civil.
O evento, que conta com o apoio da World Animal Protection, busca qualificar as ações realizadas nas unidades da Rede, promovendo maior eficiência e segurança no manejo de animais silvestres em situação de vulnerabilidade. Entre os palestrantes confirmados estão especialistas que discutirão temas como o papel dos Cetas na conservação da biodiversidade e o uso de tecnologias inovadoras no manejo da fauna.
Os participantes poderão aprender sobre a Plataforma SissGeo, uma ferramenta para monitoramento de animais silvestres, e técnicas de ambientação e enriquecimento ambiental. Além disso, serão abordadas as perspectivas de atendimento da fauna em emergências e o uso de drones termais no monitoramento de espécies ameaçadas.
A realização do ENACS reforça o compromisso do Ibama com políticas públicas voltadas à fauna silvestre, promovendo uma atuação mais coordenada e técnica para enfrentar desafios como o tráfico de animais e o desmatamento. As vagas para o evento são limitadas, mas a transmissão ao vivo pelo canal do Ibama no YouTube permitirá que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo.
Iniciativas como essa são fundamentais para a conservação da fauna silvestre e podem inspirar a sociedade civil a se mobilizar em prol de projetos que visem a proteção e reabilitação de animais em situação de vulnerabilidade. A união em torno dessas causas pode fazer a diferença na preservação da biodiversidade brasileira.

O Pará avança na transição energética com um investimento de R$ 17 milhões da TTS Energia e Genco para construir duas usinas solares, que beneficiarão 1,5 mil consumidores até 2026. As usinas, localizadas em Moju e Paragominas, visam reduzir a dependência de diesel e expandir a energia solar na região.

Reunião entre a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica e a Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco definiu manutenções no Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, garantindo abastecimento contínuo. A manutenção de quatro bombas anfíbias e um novo sistema de bombeamento flutuante, com investimento de R$ 290 mil, visa assegurar o fornecimento de água em regiões afetadas pela seca.

O Pampa, bioma brasileiro, enfrenta grave perda de vegetação campestre, com 140 mil hectares desaparecendo anualmente e apenas 0,5% protegido, exigindo urgente valorização e proteção. A transformação em lavouras de soja é a principal causa dessa devastação.

O GLOBO ganhou o Prêmio GDA de Jornalismo 2025 com uma série sobre povos indígenas isolados na Amazônia, revelando a presença de etnias como os Kawahiva e os riscos que enfrentam. A série, publicada em dezembro de 2024, destacou a eficácia da política de não contato da Funai e a importância da tecnologia na proteção dessas comunidades.

Três pinguins-de-magalhães foram avistados na praia de Itaipu, em Niterói, enquanto um pinguim debilitado foi resgatado no Arpoador e quatro mortos encontrados na Praia da Reserva. A presença desses animais, que migram da Patagônia em busca de alimento, levanta preocupações sobre sua saúde e bem-estar. O Projeto de Monitoramento de Praias orienta a população a não se aproximar e a reportar avistamentos.

A COP30, que ocorrerá em Belém entre 6 e 21 de novembro, enfrenta desafios com preços altos de hospedagem, levando o governo a buscar soluções acessíveis para as delegações. O evento, que deve reunir cerca de 50 mil pessoas, terá uma cúpula de chefes de Estado nos dias 6 e 7 de novembro. O embaixador André Corrêa do Lago reafirmou que Belém é o local ideal para a conferência, enquanto a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou os preços abusivos. O governo já disponibilizou mais de 53 mil leitos e uma plataforma com 2,7 mil quartos para atender as demandas, especialmente de países em desenvolvimento. Além disso, um calendário oficial com mais de 30 temas para discussão foi anunciado, visando promover a participação de diversos setores na busca por soluções climáticas.