Meio Ambiente

Iniciativas municipais se destacam na luta contra as mudanças climáticas no Brasil

Cidades brasileiras, como Caxias do Sul, Crato e Aracruz, estão adotando projetos inovadores para enfrentar as mudanças climáticas, com foco em reflorestamento e restauração de manguezais. Essas iniciativas visam aumentar a resiliência das comunidades e proteger a população.

Atualizado em
June 22, 2025
Clock Icon
3
min
Manguezal do Rio Piraquê-Açu, no Espírito Santo — Foto: Divulgação

As mudanças climáticas têm gerado desafios significativos para diversas cidades brasileiras, que buscam soluções para proteger suas populações. Recentemente, cidades como Caxias do Sul, Crato e Aracruz têm se destacado por implementar projetos inovadores de adaptação e mitigação, com o objetivo de aumentar a resiliência climática.

Caxias do Sul, no Sul do Brasil, foi severamente afetada por fortes chuvas que causaram deslizamentos, resultando em oito mortes e 220 famílias desalojadas. Em resposta, a cidade se uniu ao programa Cidades Verdes e Resilientes, da C40 Cities, e investiu mais de R$ 1 milhão em um estudo geotécnico no bairro Galópolis. Este estudo fundamentará o Plano Municipal de Redução de Riscos e subsidiará o Plano de Ação Climática, que inclui a ampliação de piscinões e uma nova rede de drenagem com investimento de R$ 58 milhões.

No Semiárido do Nordeste, Crato, no Ceará, adota uma abordagem que combina conservação, reflorestamento e participação comunitária. A cidade controla a especulação fundiária em áreas sensíveis e utiliza espécies nativas para reflorestamento, produzindo anualmente cerca de 100 mil mudas em um viveiro local. O secretário municipal de Meio Ambiente, George Borges, destaca que a população participa ativamente do plantio, contribuindo para a recuperação ambiental.

Aracruz, no Sudeste, também se destaca com um projeto de restauração de manguezais, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O projeto visa recuperar 200 hectares de mangue, que foram degradados por drenagem e salinização. A bióloga Mônica Tognella, coordenadora do projeto, explica que a equipe investiga as causas da morte das plantas e realiza estudos sobre o estoque de carbono e a vazão dos rios, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente contribui com a construção de pequenas barragens para captar água das chuvas.

Essas iniciativas demonstram que há um potencial significativo para ações municipais que visam mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Os prefeitos, que estão mais próximos das necessidades da população, têm um papel crucial em apoiar e implementar esses projetos. A união de esforços entre governos e comunidades é essencial para enfrentar os desafios ambientais e promover a sustentabilidade.

Em situações como essas, a mobilização da sociedade civil pode fazer uma diferença significativa. Projetos que visam a recuperação ambiental e a proteção das comunidades precisam de apoio e incentivo, e a colaboração pode ser a chave para transformar essas iniciativas em realidade.

Leia mais

Cerrado registra menor área queimada em julho em sete anos, com redução de 40% em relação a 2024
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Cerrado registra menor área queimada em julho em sete anos, com redução de 40% em relação a 2024
News Card

Em julho de 2025, o Brasil registrou a menor área queimada em sete anos, com 748 mil hectares, destacando o Cerrado como o mais afetado. A redução de 40% em relação a 2024 é um sinal positivo, mas a prevenção deve ser intensificada.

Ibama lança campanha 'Não tire as penas da vida' em Manaus para proteger aves silvestres durante festivais culturais
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Ibama lança campanha 'Não tire as penas da vida' em Manaus para proteger aves silvestres durante festivais culturais
News Card

O Ibama relança a campanha "Não tire as penas da vida" em Manaus, visando proteger aves silvestres durante o Festival Folclórico de Parintins, com novas camisetas e ações educativas. A iniciativa busca conscientizar sobre os impactos da exploração da fauna, promovendo práticas sustentáveis e canais de denúncia.

Brasil registra o maior número de queimadas em 17 anos, com incêndios devastando florestas nativas
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil registra o maior número de queimadas em 17 anos, com incêndios devastando florestas nativas
News Card

Em 2024, o Brasil enfrentou o maior número de queimadas em 17 anos, com incêndios responsáveis por 66% da perda florestal, superando o agronegócio. A Amazônia e o Pantanal foram os mais afetados.

Ministério da Integração investe R$ 1,84 milhão em sistema de monitoramento das bacias hidrográficas brasileiras
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ministério da Integração investe R$ 1,84 milhão em sistema de monitoramento das bacias hidrográficas brasileiras
News Card

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional anunciou um investimento de R$ 1,84 milhão para o sistema “Monitorando Águas”, que usará geotecnologias na revitalização de bacias hidrográficas. A iniciativa visa aumentar a transparência e eficiência nas ações, focando nos rios São Francisco e Parnaíba, e será executada pelo Instituto Avançado de Pesquisa e Estudos do Cerrado.

Sebastião Salgado deixa legado poderoso para a defesa dos povos originários e o fotojornalismo no Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Sebastião Salgado deixa legado poderoso para a defesa dos povos originários e o fotojornalismo no Brasil
News Card

Sebastião Salgado, fotógrafo e defensor dos povos indígenas, faleceu aos 81 anos, deixando um legado marcante na documentação das etnias brasileiras, especialmente os Ianomâmis. Sua expedição à Amazônia culminou na obra "Amazônia", que retrata a luta e a vida dos povos originários.

Evento no Arará promove conscientização ambiental e celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades comunitárias
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Evento no Arará promove conscientização ambiental e celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades comunitárias
News Card

Evento na favela do Arará, organizado por Luiz Cassiano Silva, celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia dos Telhados Verdes, promovendo a conscientização e ações sustentáveis na comunidade. A iniciativa, que contou com a participação de agentes culturais e palestras sobre plantas medicinais, fortaleceu laços comunitários e destacou a importância da preservação ambiental.