Inscrições abertas para 120 vagas em cursos gratuitos do Projeto Labinclui. Oportunidade de qualificação profissional para pessoas com deficiência no Distrito Federal.

Estão abertas as inscrições para o Projeto Labinclui, que oferece qualificação profissional gratuita para pessoas com deficiência, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Ao todo, são cento e vinte vagas disponíveis em cursos com carga horária de duzentas horas/aula, com início programado para o dia oito de maio. As inscrições podem ser realizadas até o dia vinte e oito de abril, exclusivamente online.
Os cursos ocorrerão na Asa Sul, nos turnos matutino e vespertino. Os interessados devem escolher entre as seguintes opções de qualificação: Qualificação em Equipamentos Assistivos, Qualificação em Impressão 3D e suas Tecnologias, Qualificação em Manutenção de Cadeiras de Rodas, Qualificação em Confecção de Órtese e Prótese e Introdução ao Desenho Industrial de Órteses e Produtos Assistivos.
A proposta do Projeto Labinclui é promover formação técnica focada na inovação e na tecnologia social assistiva, preparando os alunos para atuar em áreas essenciais à inclusão de pessoas com deficiência. As aulas terão duração de quatro horas diárias, sendo das 8h às 12h no período matutino e das 14h às 18h no vespertino.
Ao final do curso, os participantes terão ampliado seu repertório técnico, adquirindo conhecimentos em um dos setores mais promissores e humanitários do mercado de trabalho. Essa iniciativa visa não apenas a capacitação profissional, mas também a inclusão social e a valorização da diversidade no ambiente laboral.
O Projeto Labinclui representa uma oportunidade significativa para pessoas com deficiência que buscam se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. A participação em cursos como esses pode ser um passo importante para a construção de uma carreira sólida e inclusiva.
Nossa união pode fazer a diferença na promoção de iniciativas que buscam a inclusão e a capacitação de pessoas com deficiência. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, garantindo que todos tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.

Um estudo recente revelou que atividades sensório-motoras com engajamento cognitivo melhoraram a velocidade de leitura e a autoestima de crianças com dislexia. A pesquisa, coordenada por José Angelo Barela da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp), em parceria com a prefeitura de Rio Claro, demonstrou resultados promissores após dois meses de intervenção. As crianças, com idades entre 10 e 12 anos, mostraram não apenas aumento na velocidade de leitura, mas também melhorias na atenção e bem-estar. A iniciativa busca expandir o programa para beneficiar mais crianças e aprofundar a compreensão dos mecanismos envolvidos.

O Ministério Público Federal (MPF) cobra agilidade do Conselho Nacional de Educação (CNE) na elaboração de um plano para repor aulas perdidas devido à violência nas escolas. A comissão do CNE deve apresentar propostas em até 120 dias, considerando aulas online e encontros aos sábados.

A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza mais de 900 livros digitais gratuitos e 7.400 publicações de 60 países, acessíveis a todos sem vínculo com a instituição.

Governo de São Paulo investe R$ 300 milhões para climatizar 1.056 escolas, visando melhorar o desempenho escolar e priorizando regiões mais quentes até 2027.

A violência escolar triplicou em dez anos, com 13,1 mil atendimentos em 2023. A Fapesp destaca que a maioria dos casos envolve agressões físicas e psicológicas, com amigos como agressores em 35,9% das situações. Especialistas apontam melhorias nos registros e comunidades virtuais como fatores do aumento. Iniciativas são necessárias para reduzir essa crise.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) agora oferece cursos gratuitos e online na Coursera, democratizando o acesso ao ensino de qualidade em engenharia. A iniciativa visa ampliar a formação técnica e profissional no Brasil.