Inscrições para a segunda edição do programa Black STEM estão abertas até 30 de novembro. O Fundo Baobá oferece bolsas de até R$ 35 mil para estudantes negros em áreas STEM.

O programa Black STEM, promovido pelo Fundo Baobá, está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para sua segunda edição. A iniciativa visa apoiar a equidade racial, oferecendo bolsas de até R$ 35 mil para estudantes negros nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Os resultados dos selecionados serão divulgados em 11 de julho.
Para participar, os candidatos devem ter aprovação em uma universidade no exterior com início previsto para 2025 ou estar em fase avançada de um processo seletivo cujo resultado seja divulgado até um dia útil antes do término do edital. O Fundo Baobá, que promove a equidade racial, conta com o apoio da B3 Social e a parceria da Brazilian Student Association (Brasa).
Fernanda Lopes, diretora de Programa do Fundo Baobá, destaca a importância da presença negra na ciência, afirmando que o Black STEM não é apenas um programa de bolsas, mas uma iniciativa que visa fortalecer a representatividade negra nas instituições de ensino superior no exterior.
Na primeira edição do programa, cinco estudantes foram selecionados, incluindo Camilla Ribeiro, que estuda pilotagem em Portugal, e Diovanna Stelmam, que cursa computação na China. Outros selecionados incluem Melissa Simplício, Rilary Oliveira e Eric Ribeiro, que estão em instituições de ensino nos Estados Unidos, Argentina e também na China.
O Baobá é um fundo dedicado a ações que promovem a equidade racial e combatem o racismo no Brasil. Além das bolsas, os estudantes recebem suporte e iniciativas de acompanhamento durante sua trajetória acadêmica no exterior.
Iniciativas como o Black STEM são fundamentais para garantir oportunidades a jovens negros e promover a diversidade nas áreas de STEM. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar e expandir programas que visam a inclusão e a equidade racial, contribuindo para um futuro mais justo e igualitário.

O Brasil aumentou o investimento em educação, mas a evasão escolar cresce em 13 estados. O programa Pé-de-Meia busca reverter essa situação, alinhando-se ao novo arcabouço fiscal.

Estão abertas as inscrições para quinze oficinas online gratuitas do projeto 'High Tech Course', que visa a inclusão digital e profissional de jovens e adultos. As aulas, promovidas pela Secti-DF e AJA Brasil, abrangem temas como informática, design e empreendedorismo, com certificação ao final.

O Governo federal publicou um decreto que determina que cinco cursos, como Direito e Medicina, devem ser presenciais, além de novas regras para EAD e semipresenciais. Instituições têm até dois anos para se adaptar.

Em 2024, a média de Redação do Enem alcançou seu maior nível desde 2018, mas o percentual de notas acima de 900 caiu de 10,7% para 7,24%, devido ao aumento de alunos da rede pública e rigor na correção.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 ocorrem de 30 de junho a 4 de julho, com bolsas em 370 cursos de 887 instituições. O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho.

Inscrições abertas para cursos gratuitos de inglês e espanhol no Ifes Guarapari, com 73 vagas para alunos da instituição e da rede municipal. Cursos visam ampliar acesso à educação linguística.