O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu inscrições para um curso gratuito de pós-graduação em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica, com 175 vagas, sendo 98 para ações afirmativas. As aulas começam em maio e o curso tem duração de 18 meses. As inscrições vão até 27 de abril e são destinadas a graduados de diversas áreas, priorizando grupos em situação de vulnerabilidade. Para se inscrever, é necessário ter diploma reconhecido pelo MEC e habilidades em tecnologia.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) anunciou a abertura de inscrições para um curso gratuito de pós-graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica. São oferecidas um total de 175 vagas, das quais 98 são destinadas a ações afirmativas. As aulas têm início previsto para maio e a duração do curso é de dezoito meses. Os interessados devem se inscrever até 27 de abril por meio do site oficial do EaD do IFPR.
Este programa é direcionado a graduados de diversas áreas e visa proporcionar formação continuada, com foco na integração da gestão com a educação profissional e tecnológica. Mais da metade das vagas é destinada a grupos como negros, indígenas, pessoas com deficiência e candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para se inscrever, os candidatos precisam atender a alguns requisitos, como ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações eleitorais e possuir um diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é recomendável ter habilidades no uso de tecnologia, como internet e editores de texto.
As aulas serão oferecidas em polos localizados em várias cidades do Paraná, incluindo Apucarana, Cândido de Abreu, Cruzeiro do Oeste, Faxinal, Rio Branco do Sul, Siqueira Campos e Turvo. O curso busca articular a educação a distância com a Educação Profissional e Tecnológica, considerando as vantagens e limitações dessa abordagem.
Os candidatos devem ter também disponibilidade para participar de encontros presenciais eventuais, conforme previsto no projeto pedagógico do curso. O objetivo é promover uma formação integral e comprometida com a transformação social, utilizando conceitos e estratégias que favoreçam essa integração.
Iniciativas como essa são fundamentais para a formação de profissionais qualificados e inclusivos. A sociedade civil pode desempenhar um papel importante em apoiar projetos que visem a educação e a inclusão, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e igualitário.

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Catarina Pignato compartilha sua jornada de recuperação do alcoolismo, enfrentando o estigma e a desconfiança que ainda a cercam. Apesar de anos sóbria, ela lida com as consequências emocionais de seu passado.
O governo federal anunciou a inclusão de hospitais privados e filantrópicos no SUS, com créditos de até R$ 2 bilhões/ano, para reduzir filas de espera por atendimentos especializados. A medida visa ampliar o acesso e melhorar a saúde da população.

Jonathan Haidt, psicólogo social, alertou sobre a "epidemia silenciosa" do uso excessivo de smartphones entre jovens no 6º Congresso Socioemocional LIV, propondo adiar o acesso a celulares e elogiando regulamentações brasileiras nas escolas.

O Defesa Civil Alerta avança na nacionalização, com capacitações iniciadas nas regiões Norte e Centro-Oeste e um alerta de demonstração programado para o Nordeste em 14 de outubro. A ferramenta visa salvar vidas ao informar a população em áreas de risco.

O Ministério dos Transportes propõe mudanças para facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), visando reduzir os 20 milhões de motoristas sem habilitação no Brasil. A medida busca democratizar o processo, tornando as autoescolas opcionais e permitindo ensino a distância, o que pode reduzir custos e aumentar a inclusão social.