O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, participou de homenagem aos 20 anos do Instituto Sabin, ressaltando a importância dos valores no atendimento à saúde e seu impacto social. A instituição, que já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas, continua a transformar comunidades com ações sociais significativas.
Nesta quarta-feira, 2 de julho, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda, participou de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 20 anos do Instituto Sabin. Durante o evento, Lacerda destacou a importância de um trabalho fundamentado em valores para gerar resultados positivos na sociedade. Ele afirmou: “A partir do momento que a gente começa a colocar o porquê nas nossas vidas, os nossos valores, o nosso engajamento e os nossos resultados se somam”.
O secretário também compartilhou experiências de sua trajetória como médico, ressaltando a relevância de um atendimento que vai além da simples realização de exames. “Me chamou atenção que é um laboratório que você não fazia exame só por fazer. Tinha ali incrementado o porquê de fazer aquele exame”, recordou Lacerda, enfatizando a motivação em prol do bem-estar do paciente.
O Instituto Sabin, fundado em 2005, tem como objetivo ampliar e institucionalizar ações sociais já promovidas pelas fundadoras do Grupo Sabin. A instituição atua na redução das desigualdades sociais e na melhoria da qualidade de vida, beneficiando milhões de pessoas. Atualmente, o instituto está presente em 14 estados e no Distrito Federal, investindo mais de R$ 66 milhões em iniciativas sociais.
Janete Vaz, uma das fundadoras do Instituto, celebrou a trajetória da instituição, afirmando que transformaram valores familiares em ações de ajuda ao próximo. “Ao longo dos 41 anos, estivemos construindo uma história inspiradora, que não é só nossa, mas de todos que acreditam e sonham ao nosso lado”, declarou.
Desde sua fundação, o Instituto Sabin já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas e 1,4 mil organizações com propósito social. Além disso, foram doados mais de 771 mil exames, demonstrando o impacto significativo das ações da instituição nas comunidades atendidas.
Iniciativas como as do Instituto Sabin são fundamentais para a transformação social. A união da sociedade civil pode potencializar ainda mais esses projetos, promovendo melhorias na vida de quem mais precisa. Juntos, podemos fazer a diferença e apoiar causas que visam a inclusão e a dignidade humana.
A Turma do Seu Lobato lança, nesta sexta-feira (27), um clipe animado das músicas “Asa Branca” e “O Sanfoneiro Só Tocava Isso”, promovendo a cultura nordestina de forma lúdica e educativa. O projeto, com mais de 300 milhões de visualizações no YouTube, busca conectar as crianças às raízes culturais do Brasil, valorizando a diversidade de maneira divertida. A direção é de Daniela Mazzola.
Arqueólogos descobriram ossos humanos no antigo Cemitério do Campo da Pólvora, em Salvador, revelando um sítio sagrado e histórico, o "Cemitério dos Africanos", protegido pelo Iphan. A pesquisa, iniciada em maio, destaca a importância cultural e a necessidade de preservar a memória dos escravizados.
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a criação do Fundo de Promoção dos Direitos da Comunidade Negra, com recursos do orçamento estadual e sanções coletivas, visando valorizar a comunidade negra. A deputada Thainara Faria (PT) destacou a importância da iniciativa para combater o racismo institucional.
Sebastião Salgado, fotógrafo e ambientalista brasileiro, faleceu aos 81 anos, deixando um legado de empatia e esperança em suas obras, como a cobertura da Guerra do Vietnã e o genocídio em Ruanda. Sérgio Abranches, cofundador do site O Eco, destacou a importância de Salgado no Instituto Terra, onde transformou áreas áridas em florestas, e sua defesa da Amazônia. Uma perda significativa para o Brasil.
A FIVB implementará a partir de 2026 a exigência de que todas as seleções femininas tenham pelo menos uma treinadora, visando aumentar a representação feminina no vôlei. Essa mudança é parte de um esforço para combater a desigualdade de gênero no esporte, onde apenas 9% das treinadoras participaram do Campeonato Mundial Feminino de 2022. Iniciativas como o programa MIRA e a cota de 30% de mulheres nas comissões técnicas são fundamentais para promover a equidade.
Um novo Código de Defesa Animal no Rio de Janeiro, proposto pelos deputados Luiz Paulo e Carlos Minc, visa atualizar a legislação de proteção animal, abordando mais de 45 tipos de maus-tratos. O projeto será debatido em audiência pública na Alerj.