Instituto Serrapilheira lança edital para financiar podcasts de ciência liderados por pessoas negras e indígenas, com inscrições até 30 de maio e até R$ 55 mil em apoio.

O Instituto Serrapilheira lançou um edital para financiar projetos de podcasts de ciência que sejam liderados por pessoas negras e indígenas em todo o Brasil. As inscrições estão abertas até 30 de maio e até oito propostas poderão ser selecionadas, recebendo até R$ 55 mil para a produção de uma temporada. Este apoio visa fomentar a diversidade na divulgação científica, permitindo que novas vozes e histórias sejam ouvidas.
Os projetos escolhidos participarão de um programa de formação online com especialistas em produção de áudio e divulgação científica, que terá duração de sete semanas. A formação inclui uma etapa presencial de cinco dias em Salvador, na Bahia, onde os participantes aprenderão sobre produção, roteiro e distribuição de podcasts. A instituição cobrirá os custos de deslocamento e estadia dos selecionados.
O edital é aberto tanto para iniciativas em fase inicial quanto para podcasts já estabelecidos, sem restrições quanto ao formato. O resultado da seleção será divulgado em 8 de agosto. Natasha Felizi, diretora do Programa de Jornalismo e Mídia do Serrapilheira, destaca que o objetivo é contar boas histórias em que a ciência desempenhe um papel importante, enfatizando que a diversidade nas abordagens enriquece a narrativa científica.
Essa iniciativa é uma oportunidade valiosa para que vozes sub-representadas no campo da ciência possam se expressar e compartilhar suas experiências. A diversidade na produção de conteúdo científico não apenas amplia o alcance das informações, mas também contribui para uma compreensão mais rica e plural da ciência.
O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do Instituto Serrapilheira, incentivando a participação de todos que se encaixam nos critérios. Essa é uma chance de transformar ideias em realidade, promovendo a inclusão e a diversidade na comunicação científica.
Projetos como esse devem ser apoiados pela sociedade civil, pois a união em torno de iniciativas que valorizam a diversidade pode gerar um impacto significativo na forma como a ciência é percebida e divulgada. A participação ativa da comunidade é essencial para fortalecer essas vozes e histórias.

A USP lança o projeto USP.comvc, que oferece conteúdos educativos gratuitos a estudantes de escolas de ensino básico, promovendo a aproximação entre a universidade e a sociedade. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento, com atividades práticas e interativas, e já conta com cerca de setenta opções disponíveis para agendamento online.

As inscrições para o vestibular 2026 da Universidade de São Paulo (USP) estão abertas até 7 de outubro, com mais de 8 mil vagas e cotas para alunos de escola pública e candidatos pretos, pardos e indígenas. O exame será realizado em duas fases, com provas específicas para Música e Artes Visuais.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu inscrições para a especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens, com 40 vagas e cotas para grupos prioritários. As inscrições vão até 29 de junho e as aulas começam em agosto.

A comissão de Educação da Câmara aprovou um projeto que proíbe a organização em ciclos nas escolas, gerando polêmica sobre a qualidade do ensino, apesar de evidências que mostram sua eficácia.

O MEC anunciou novas regras para renegociação de dívidas do Fies, em meio a um crescimento da educação a distância, que agora enfrenta políticas mais rigorosas. A inadimplência continua sendo um desafio.

Escolas do DF celebram o Dia do Campo com eventos que valorizam a educação rural. A iniciativa, que ocorreu em 16 de abril de 2025, envolveu 22 escolas e destacou a importância da comunidade rural na formação dos alunos.