Intervenção no Viaduto do Chá, prevista para agosto, visa reabrir a galeria Prestes Maia, que enfrenta infiltrações. Novos projetos culturais e um bar de música estão sendo implementados na área.

Uma intervenção no Viaduto do Chá, prevista para ser iniciada pela prefeitura de São Paulo, visa facilitar a reabertura da galeria Prestes Maia. O espaço, que se localiza sob o viaduto e possui acessos pelo vale do Anhangabaú e pela praça do Patriarca, tem enfrentado problemas de infiltração. A licitação para as obras deve ser aberta no início de agosto, segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
A concessionária Novo Anhangabaú tem utilizado a galeria para eventos ocasionais desde 2022, mas enfrenta dificuldades para definir uma destinação permanente devido às infiltrações. Gustavo Torres, diretor da concessão, destacou a complexidade em identificar a origem do problema. Desde o início da concessão, o local recebeu cinco eventos comerciais e outras cinco programações culturais gratuitas, incluindo edições da Casa de Criadores.
Com a restauração planejada, a ideia é estabelecer uma destinação definitiva para a galeria, possivelmente voltada para a economia criativa ou a criação de um museu. Projetos anteriores, como a construção do Museu dos Direitos Humanos e da Cidadania, foram descartados ao longo dos anos. Além da reforma estrutural, a prefeitura planeja restaurar o piso, construir uma baía de embarque e desembarque, e remanejar pontos de ônibus.
Na praça do Patriarca, as melhorias incluem a reforma do piso, plantio de novas árvores e a instalação de balizadores. A marquise, projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, terá sua parte inferior envidraçada, embora a prefeitura tenha desistido de transferi-la devido à resistência da família do arquiteto. A gestão municipal também considera a mudança da estátua de José Bonifácio para o centro da praça.
Para a nova utilização da galeria, Torres sugere que ela seja integrada a outros projetos, como shows e festivais, além de atividades gratuitas no vale. Um novo bar de música, o Formosa Hi-Fi, será inaugurado na galeria Formosa, com a participação de empresários que se comprometeram a restaurar a passagem subterrânea entre o viaduto e a entrada do antigo Mappin.
Além disso, uma nova unidade do Sesc será instalada onde funcionava o Mappin, com um projeto arquitetônico que prioriza a integração com o entorno. A presidente do Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), Raquel Schenkman, ressaltou a importância da harmonia entre os projetos da prefeitura e da iniciativa privada. Nessa situação, a união da sociedade pode ser fundamental para revitalizar e apoiar iniciativas culturais na região.

Captação via Lei Rouanet atinge R$ 302 milhões entre janeiro e março de 2025, superando recorde anterior em 70%. O incentivo cultural cresce, refletindo forte apoio a projetos.

A quadrilha Formiga da Roça, tradicional do Distrito Federal, se apresenta no "Maior São João do Mundo" em Campina Grande (PB) no próximo sábado, com uma caravana de 90 integrantes. A viagem, marcada para às 4h da manhã, é um marco na trajetória do grupo, atual campeão do Circuito da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF. A participação foi viabilizada por meio do programa Conexão Cultura DF, e inclui uma imersão cultural na região.

João Moreira Salles lança "Minha terra estrangeira" no festival É Tudo Verdade, abordando a realidade indígena no Brasil com debates programados. O filme é uma colaboração com o Coletivo Lakapoy.

Museu de Arte de Brasília celebra 65 anos da cidade com atividades gratuitas. O evento, de 19 a 21 de novembro, inclui contação de histórias, oficinas de arte e uma caminhada cultural, promovendo experiências inclusivas e artísticas para todas as idades.

Neste domingo, 18 de maio de 2025, o grupo Fanfarrosas estreia o espetáculo “Mamulengo Fanfarrosas: O Povo em Forma de Boneco!”, celebrando a cultura popular brasileira com humor e música. O evento, que promete divertir todas as idades, destaca a arte do mamulengo, reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil, e traz personagens do cotidiano à vida por meio de bonecos. As apresentações ocorrerão em diversos locais de São Paulo, com entrada gratuita e participação especial de artistas renomados.

Na noite de quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva promoveram uma exibição do filme "O Agente Secreto" no Palácio da Alvorada, destacando a cultura como ferramenta de conscientização política. Lula emocionou-se ao abordar a situação das crianças em Gaza e ressaltou a importância da dignidade humana, afirmando que a cultura é temida por sua capacidade de despertar a consciência política. O evento contou com a presença de Wagner Moura e outros membros do governo, celebrando a recriação do ministério da Cultura.