Macaco Branco, mestre de bateria da Unidos de Vila Isabel, promove roda de sambas de enredo no Teatro Rival Petrobras, celebrando a tradição e a cultura afro-brasileira.
Macaco Branco, mestre de bateria da Unidos de Vila Isabel, organiza uma roda de sambas de enredo no Teatro Rival Petrobras, no Centro do Rio, homenageando sambas clássicos e seus intérpretes. O evento, que ocorre na terça-feira, faz parte do projeto Roda de Enredo e destaca a influência da religiosidade e da cultura africana na sua trajetória musical. Ele acredita que a nostalgia é uma força poderosa que conecta as pessoas ao samba.
Com apenas trinta e sete anos, Macaco Branco revela um gosto musical que transcende sua geração, mencionando artistas como Marvin Gaye e Phil Collins. Ele expressa que essas músicas evocam emoções profundas, ligadas a memórias de sua infância. Essa conexão emocional também se estende aos sambas de enredo, que ele considera fundamentais para sua formação musical e cultural.
O mestre de bateria cresceu em Vila Isabel, onde sua família tem raízes profundas. Seu bisavô e o avô de sua esposa trabalharam na famosa fábrica de tecidos mencionada por Noel Rosa em "Três apitos". Desde pequeno, Macaco Branco sonhava em desfilar na escola de samba, criando suas próprias alas com bonecos e improvisando com latas e palitos. Sua dedicação ao samba o levou a se tornar responsável pela ala dos tamborins aos dezesseis anos.
A trajetória de Macaco Branco ganhou destaque quando foi convidado pela cantora Mart’nália para participar de gravações e shows. Desde então, a parceria se consolidou, e ele se tornou um artista reconhecido. Em 2019, ele assumiu a direção da bateria da Unidos de Vila Isabel, conquistando prêmios importantes em seu primeiro ano, como o Estandarte de Ouro de revelação do carnaval.
Macaco Branco também é ogã do Candomblé Nação Angola e acredita que sua religiosidade está intimamente ligada ao samba. Ele menciona que a experiência em Angola o ensinou sobre o semba, uma dança que influenciou o samba. Essa conexão com a cultura africana é uma parte essencial de seu trabalho, que busca resgatar a tradição e a essência do samba.
O amor pelo samba é uma herança que Macaco Branco compartilha com seus filhos, que já participam das rodas de samba. A popularidade do filho mais velho nas redes sociais, após uma apresentação, demonstra o potencial da nova geração no cenário musical. Projetos que valorizam a cultura e a tradição do samba merecem apoio da sociedade civil, pois fortalecem a identidade cultural e promovem a inclusão social.
Festival Amazônico e Ocupação Manoel Cordeiro celebram cultura do Norte do Brasil com shows, oficinas e exposições. Destaque para Fafá de Belém e a Guitarrada do Pará. Eventos gratuitos e pagos.
A Casa do Sol, lar da escritora Hilda Hilst, reabre após 18 meses de restauro com a Feira Literária Hilstianas, promovendo cultura e revitalização do espaço. O evento inclui atividades artísticas e residências criativas.
Em 2026, o Passeio Público, jardim histórico no Centro, será revitalizado pela Secretaria de Conservação, com foco na recuperação de monumentos e paisagismo, ressaltando sua importância cultural.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal lançou edital para Organizações da Sociedade Civil participarem do Dia Mundial da Diversidade Cultural. Inscrições até 3 de maio.
Conceição Evaristo, renomada escritora brasileira, está escrevendo um romance que entrelaça suas memórias com o diário de sua mãe, Joana Josefina, e fundou a Casa Escrevivência no Rio. A autora reflete sobre sua trajetória e a luta por reconhecimento na literatura.
A exposição "Cazuza Exagerado" será inaugurada no Shopping Leblon, oferecendo uma experiência sensorial com tecnologia e acervo inédito que celebra a vida e obra do cantor. A mostra, com curadoria de Ramon Nunes Mello e Lucinha Araújo, inclui itens raros e interações que relembram a trajetória intensa de Cazuza, marcada por sua vivência no Leblon. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 40, e a exposição promete uma imersão na história do artista e na música brasileira.