Inaugurado o CEU Rei Pelé, primeiro sustentável de São Paulo, com segurança e conectividade. A Prefeitura de São Paulo inaugurou, em 10 de abril, o CEU Rei Pelé, destacando-se como o primeiro Centro Educacional Unificado sustentável da capital. Localizado em Itaquera, o CEU oferece infraestrutura moderna, segurança reforçada com 199 câmeras e alta conectividade. A unidade conta com 49 salas educacionais, incluindo laboratórios e espaços multiuso, e homenageia Pelé e Ruth de Souza. Este é o primeiro equipamento entregue por meio de uma Parceria Público-Privada, que prevê a construção de mais quatro unidades na região. O CEU utiliza recursos sustentáveis, como captação de água da chuva e energia renovável, contribuindo para a economia e o desenvolvimento comunitário.

A região de Itaquera, na zona leste de São Paulo, inaugurou no dia 10 de abril o CEU Rei Pelé, que se destaca por ser o primeiro Centro Educacional Unificado sustentável da capital. Com infraestrutura moderna e segurança reforçada, a unidade é a 59ª do tipo na cidade. A Secretaria Municipal de Educação (SME) também anunciou a entrega de 49 salas educacionais, incluindo 27 na EMEF Ruth de Souza e 11 Salas de Multiuso, entre outras.
O CEU Rei Pelé homenageia o jogador de futebol Pelé e a atriz Ruth de Souza, seguindo a tradição de reconhecer personalidades negras em novas unidades CEU. Este equipamento é o primeiro a ser entregue do lote 1 da Parceria Público-Privada (PPP) com a Concessionária Integra, que abrange a construção e manutenção de cinco CEUs ao longo de 25 anos, com uma economia estimada de R$ 45,2 milhões para a Prefeitura.
A escolha do local para o CEU considerou áreas socialmente vulneráveis, que necessitam de espaços para aprendizado e atividades culturais. O sistema de segurança da unidade é robusto, com 199 câmeras operando em tempo integral, garantindo maior proteção aos frequentadores. A moradora Maria Lourenço Blanco, de 80 anos, expressou sua satisfação com a inauguração, destacando a importância das aulas de dança e da segurança proporcionada pelas câmeras.
O projeto prevê a construção de mais quatro unidades na região, localizadas nos bairros Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Grajaú e Imperador. As obras do CEU Rei Pelé tiveram início em junho de 2023 e fazem parte do programa de metas da Prefeitura, que visa implantar 12 novos CEUs até 2028, com um investimento total de cerca de R$ 1,5 bilhão.
O CEU Rei Pelé apresenta características sustentáveis, como a captação de água da chuva e o uso de fontes renováveis de energia, como células fotovoltaicas. Essas iniciativas visam reduzir a emissão de CO2 e promover o uso consciente da água, contribuindo para a preservação ambiental. A unidade também conta com um bloco esportivo, quadras, piscina semiolímpica e infraestrutura para diversas atividades culturais e esportivas.
Projetos como o CEU Rei Pelé são fundamentais para o desenvolvimento social e cultural das comunidades. A união da sociedade civil pode ser um motor para impulsionar iniciativas que beneficiem a educação e o bem-estar de todos, criando um futuro mais justo e igualitário.

As inscrições para o Programa de Jovens Adultos (EJA) estão abertas até 8 de julho, com resultados em 18 de julho e matrícula presencial de 21 a 25 de julho. O EJA oferece uma nova oportunidade educacional.

Em 2025, o Intercolegial destaca histórias de superação de jovens atletas, como Isaac, Marcella e Eric, que transformaram suas vidas com bolsas esportivas, conciliando esporte e educação. Essas oportunidades promovem inclusão e desenvolvimento pessoal, preparando-os para competições e futuros promissores.

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação gratuita em Educação Matemática da Faculdade Sesi, voltada a professores da rede estadual de São Paulo e do Sesi-SP, com início em setembro de 2025. O curso, que oferece 360 horas de formação presencial, visa aprimorar metodologias colaborativas e resolver problemas matemáticos, beneficiando a qualidade do ensino. As inscrições vão até 2 de julho e a iniciativa busca formar 26 mil educadores até 2034, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

EJA enfrenta crise histórica com perda de 198 mil alunos em 2024. MEC lança Pacto EJA para criar 3,3 milhões de novas matrículas e aumentar financiamento, mas desafios persistem.

Inscrições abertas para o projeto Eu Sou Músico em São Sebastião. Jovens a partir de 16 anos podem se inscrever até 10 de maio para audições em maio. O curso, com duração de oito meses, inclui aulas de técnica vocal e composição, além de mentorias e ajuda de custo. A iniciativa visa fomentar talentos locais e aumentar a autoestima da comunidade.

Governo do Distrito Federal lança programa Incentiva DF, oferecendo bolsas de R$ 200 mensais a jovens para combater a evasão escolar e promover autonomia social. A iniciativa visa atender 650 jovens inicialmente, com expansão prevista para 2 mil beneficiários.