Jovem do projeto Meninas em Ação vive dia como governadora com Celina Leão. A iniciativa visa empoderar alunas da rede pública do Distrito Federal, destacando talentos em idiomas.

O projeto Meninas em Ação, lançado em março, visa promover o empoderamento feminino entre alunas da rede pública do Distrito Federal. Recentemente, uma das participantes, Júlia Lopes, teve a oportunidade de viver um dia como governadora ao lado de Celina Leão. A experiência começou cedo, com treinos na academia e seguiu com uma agenda repleta de reuniões, entrevistas e visitas institucionais.
Júlia, selecionada entre trinta alunas com habilidades em idiomas, destacou a importância da vivência. "Foi uma experiência incrível. Eu estava pensando: ‘Meu Deus, como é que eu vou treinar com a Celina Leão?’ Nunca tinha ido à academia, então até nisso o projeto me proporcionou uma oportunidade nova", afirmou, visivelmente entusiasmada.
O Meninas em Ação, idealizado pela Secretaria de Relações Internacionais em parceria com as secretarias de Educação e da Mulher, busca incentivar o protagonismo das estudantes. O projeto-piloto selecionou alunas de até dezoito anos que cursam o terceiro ano do ensino médio e têm domínio de inglês ou espanhol.
Durante seu dia como governadora, Júlia participou de um programa de rádio, uma experiência nova para ela. "Ver na carne como funciona tudo isso é muito significativo", disse, ressaltando a importância de estar envolvida em atividades públicas e compreender a dinâmica do governo.
A governadora Celina Leão elogiou a disposição e o talento de Júlia, destacando suas múltiplas habilidades. "Ela tem uma percepção bem apurada da vida. Isso mostra o potencial da nossa rede pública de ensino para formar cidadãos preparados", comentou, enfatizando a relevância de projetos que alcancem jovens com altas habilidades.
O Meninas em Ação terá duração de sete meses, com atividades até outubro, permitindo que alunas acompanhem mulheres em posições de liderança. Projetos como esse são fundamentais para inspirar e empoderar jovens, e a sociedade civil pode desempenhar um papel crucial ao apoiar iniciativas que promovam a igualdade de gênero e o desenvolvimento de habilidades nas novas gerações.

O Brasil enfrenta um déficit de 235 mil professores até 2040, com apenas 3% dos jovens interessados na carreira docente, refletindo a desvalorização histórica da profissão. Especialistas alertam para a urgência de políticas que valorizem e atraiam novos educadores.

Estudo revela que estimulação elétrica leve no cérebro pode aumentar em até 29% o desempenho em matemática de alunos com dificuldades, promovendo maior igualdade intelectual. Pesquisadores alertam para questões éticas sobre o acesso à tecnologia.

O programa Qualifica SP – Novo Emprego oferece 150 vagas gratuitas em cursos de Gestão de Pessoas, Logística e Operador de Empilhadeira, priorizando desempregados e pessoas com deficiência. As inscrições vão até 13 de julho e as aulas começam em 21 de julho.

O governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas, considera fechar metade dos cursos da Univesp devido à incapacidade de atender às novas exigências do MEC, afetando mais de 51 mil alunos. A Univesp não consegue garantir a carga horária presencial exigida, o que pode tornar o acesso ao ensino superior mais elitista.
Foi lançado o primeiro edital para preceptoria de ensino técnico na Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, com 110 vagas em cursos como enfermagem e análises clínicas. As inscrições vão de 9 a 18 de julho.

Em 2024, o Fies lançou uma modalidade social que financia 100% da educação para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo, incluindo vagas para PCDs e grupos étnicos. As inscrições para o segundo semestre de 2025 vão até 18 de julho.