Jovem do projeto Meninas em Ação vive dia como governadora com Celina Leão. A iniciativa visa empoderar alunas da rede pública do Distrito Federal, destacando talentos em idiomas.
O projeto Meninas em Ação, lançado em março, visa promover o empoderamento feminino entre alunas da rede pública do Distrito Federal. Recentemente, uma das participantes, Júlia Lopes, teve a oportunidade de viver um dia como governadora ao lado de Celina Leão. A experiência começou cedo, com treinos na academia e seguiu com uma agenda repleta de reuniões, entrevistas e visitas institucionais.
Júlia, selecionada entre trinta alunas com habilidades em idiomas, destacou a importância da vivência. "Foi uma experiência incrível. Eu estava pensando: ‘Meu Deus, como é que eu vou treinar com a Celina Leão?’ Nunca tinha ido à academia, então até nisso o projeto me proporcionou uma oportunidade nova", afirmou, visivelmente entusiasmada.
O Meninas em Ação, idealizado pela Secretaria de Relações Internacionais em parceria com as secretarias de Educação e da Mulher, busca incentivar o protagonismo das estudantes. O projeto-piloto selecionou alunas de até dezoito anos que cursam o terceiro ano do ensino médio e têm domínio de inglês ou espanhol.
Durante seu dia como governadora, Júlia participou de um programa de rádio, uma experiência nova para ela. "Ver na carne como funciona tudo isso é muito significativo", disse, ressaltando a importância de estar envolvida em atividades públicas e compreender a dinâmica do governo.
A governadora Celina Leão elogiou a disposição e o talento de Júlia, destacando suas múltiplas habilidades. "Ela tem uma percepção bem apurada da vida. Isso mostra o potencial da nossa rede pública de ensino para formar cidadãos preparados", comentou, enfatizando a relevância de projetos que alcancem jovens com altas habilidades.
O Meninas em Ação terá duração de sete meses, com atividades até outubro, permitindo que alunas acompanhem mulheres em posições de liderança. Projetos como esse são fundamentais para inspirar e empoderar jovens, e a sociedade civil pode desempenhar um papel crucial ao apoiar iniciativas que promovam a igualdade de gênero e o desenvolvimento de habilidades nas novas gerações.
O Governo federal publicou um decreto que determina que cinco cursos, como Direito e Medicina, devem ser presenciais, além de novas regras para EAD e semipresenciais. Instituições têm até dois anos para se adaptar.
Estão abertas as inscrições para quinze oficinas online gratuitas do projeto 'High Tech Course', que visa a inclusão digital e profissional de jovens e adultos. As aulas, promovidas pela Secti-DF e AJA Brasil, abrangem temas como informática, design e empreendedorismo, com certificação ao final.
A Comissão de Educação e Cultura do Senado votará a criação da Carteira Nacional Docente. O projeto, de Camilo Santana, visa identificar professores e facilitar o acesso a benefícios.
Em 2024, o Fies lançou uma modalidade social que financia 100% da educação para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo, incluindo vagas para PCDs e grupos étnicos. As inscrições para o segundo semestre de 2025 vão até 18 de julho.
Escola Classe 11 de Taguatinga inicia Programa Saúde nas Escolas com vacinação e palestras. A ação visa imunizar 90% dos alunos e integra esforços dos ministérios da Saúde e da Educação.
As inscrições para o Fies do 2º semestre de 2025 iniciam em 14 de julho, com mais de 112 mil vagas, incluindo a nova modalidade Fies Social, que reserva 50% das vagas para alunos de baixa renda.