Meio Ambiente

Marina Silva discute Balanço Ético Global para enfrentar a crise climática na COP 30 em Belém

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, discute na França o Balanço Ético Global, que será apresentado na COP 30 em Belém, visando uma avaliação ética da crise climática. A iniciativa busca mobilizar ações efetivas diante da inação global.

Atualizado em
June 6, 2025
Clock Icon
3
min
Pierre Charbonnier, Emmanuel Guerin, os assessores internacionais do MMA que estavam fazendo a interpretação, e a ministra Marina Silva, no Instituto de Políticas Públicas de Paris (SciensePo) — Foto: Anna Beatriz Anjos/MMA

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, está em viagem à França para discutir a criação do primeiro Balanço Ético Global, que será apresentado na Conferência das Partes (COP 30) em novembro, em Belém. Este novo balanço visa avaliar a crise climática sob uma perspectiva ética e civilizatória, inspirado no Balanço Global que mede a adesão dos países ao Acordo de Paris.

Durante sua estadia em Paris, Marina se reuniu com Emmanuel Guerin, diretor de Programas de Clima e Políticas Públicas da Escola de Paris de Relações Internacionais da Sciences Po, e o filósofo Pierre Charbonnier, pesquisador do CNRS. O objetivo é obter colaboração para discussões que ocorrerão em cinco continentes sobre a crise climática.

A ministra destacou a gravidade da situação atual, mencionando que as ondas de calor causam quase quinhentas mil mortes anuais e resultam em prejuízos de trilhões de dólares devido à destruição de infraestrutura e áreas férteis. Ela questionou por que o mundo continua a agir com inação diante de tais evidências, referindo-se a isso como uma "síndrome do espectador climático".

Marina Silva enfatizou que o Balanço Ético Global, promovido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, busca incentivar a sociedade a avaliar, sob um prisma ético, caminhos para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC.

Ela também afirmou que a ambição do Brasil é que a COP 30 em Belém seja um marco na implementação do Acordo de Paris. A ministra alertou que, em 2024, o mundo poderá ultrapassar pela primeira vez o limite de 1,5ºC em relação aos níveis pré-Revolução Industrial, ressaltando a urgência de ações efetivas contra as mudanças climáticas.

Nessa conjuntura, a união da sociedade civil é fundamental para apoiar iniciativas que visem mitigar os impactos da crise climática. Projetos que promovam a conscientização e a ação coletiva podem fazer a diferença na luta contra as mudanças climáticas e na proteção do nosso planeta.

Leia mais

Yara Fertilizantes avança na descarbonização do agro com fertilizante de baixíssimo carbono em parceria com Cooxupé
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Yara Fertilizantes avança na descarbonização do agro com fertilizante de baixíssimo carbono em parceria com Cooxupé
News Card

A Yara Fertilizantes, sob a liderança de Chrystel Monthean, firmou parcerias com cooperativas de café no Brasil para reduzir em 40% a pegada de carbono das plantações. A empresa planeja produzir amônia renovável até 2025.

Jorge, a tartaruga brasileira, retorna ao mar após 38 anos em cativeiro e percorre 2.000 km até o Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Jorge, a tartaruga brasileira, retorna ao mar após 38 anos em cativeiro e percorre 2.000 km até o Brasil
News Card

Após quase 40 anos em cativeiro, Jorge, uma tartaruga Caretta caretta, foi libertado e já percorreu mais de 2.000 km até a costa do Brasil, em uma jornada de retorno ao seu habitat natural. A mobilização popular e a Justiça argentina foram fundamentais para sua reabilitação e reintegração ao mar.

Governo destina R$ 825,7 milhões ao Ibama para fortalecer fiscalização do desmatamento na Amazônia
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo destina R$ 825,7 milhões ao Ibama para fortalecer fiscalização do desmatamento na Amazônia
News Card

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a destinação de R$ 825,7 milhões ao Ibama para o projeto FortFisc, que visa fortalecer a fiscalização ambiental na Amazônia. A iniciativa, que conta com a presença de autoridades como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, busca modernizar a resposta ao desmatamento ilegal e se alinha a diretrizes ambientais do governo. O projeto inclui a aquisição de aeronaves, drones e sistemas digitais, prometendo ampliar a presença do Estado na região e contribuir para a meta de desmatamento zero até 2030.

São Paulo investe em infraestrutura hídrica para enfrentar mudanças climáticas e garantir abastecimento futuro
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
São Paulo investe em infraestrutura hídrica para enfrentar mudanças climáticas e garantir abastecimento futuro
News Card

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou obras para aumentar a segurança hídrica, incluindo duas barragens em Campinas, visando enfrentar a pressão crescente sobre os recursos hídricos.

Câmara dos Deputados aprova projeto que fortalece combate a incêndios florestais e calamidades climáticas
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Câmara dos Deputados aprova projeto que fortalece combate a incêndios florestais e calamidades climáticas
News Card

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3469/24, que visa facilitar o combate a incêndios florestais e a recuperação de infraestrutura após desastres climáticos. A proposta, de José Guimarães (PT-CE), agora segue para o Senado e inclui isenção de tributos para o Fundo Rio Doce e dispensa de convênios em emergências ambientais. O relator, Nilto Tatto (PT-SP), destacou a necessidade de desburocratizar ações emergenciais, enquanto a oposição criticou a falta de inclusão de anistia a envolvidos em atos antidemocráticos.

Repsol Sinopec e startups brasileiras lideram inovações em captura de carbono para combater aquecimento global
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Repsol Sinopec e startups brasileiras lideram inovações em captura de carbono para combater aquecimento global
News Card

A captura de carbono avança no Brasil com projetos inovadores, como o da Repsol Sinopec e a usina FS, que visa ser a primeira com pegada de carbono negativa. A Islândia também se destaca com a maior unidade do mundo.