Educação

Meninas em Ação: alunas do ensino médio assumem cargos de liderança em instituições do DF

Trinta alunas do ensino médio no Distrito Federal vão assumir cargos de liderança por um dia, promovendo empoderamento feminino e equidade de gênero. O projeto Meninas em Ação começa em 10 de outubro.

Atualizado em
April 10, 2025
Clock Icon
3
min
Estudantes selecionadas para o projeto Meninas em Ação, que proporciona aprendizados a partir do acompanhamento de mulheres que ocupam posições de liderança | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Trinta alunas de escolas públicas do Distrito Federal participarão do projeto-piloto do programa Meninas em Ação, que visa promover a liderança feminina e a equidade de gênero. A iniciativa, que começa no dia 10 de outubro, permitirá que essas estudantes assumam cargos de liderança por um dia em instituições governamentais, embaixadas e empresas, proporcionando uma experiência prática em ambientes que influenciam a política e a economia.

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, será uma das figuras que as alunas acompanharão, destacando a importância do programa para o empoderamento feminino. A vice-governadora do DF, Celina Leão, enfatizou que o Meninas em Ação é fundamental para que as jovens compreendam que podem ocupar espaços de poder e liderança, incentivando seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma das participantes, que acompanhará a vice-governadora, expressou sua empolgação com a oportunidade de aprender com uma mulher que é referência em liderança. O projeto também busca desenvolver habilidades essenciais nas alunas, preparando-as para se tornarem agentes de transformação em suas comunidades, conforme destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

As alunas selecionadas estão no último ano do ensino médio e foram escolhidas com base em critérios como domínio de idiomas e engajamento social. A coordenadora do projeto, Maria Luiza Lourenço, ressaltou que a escolha de alunas do 3º ano visa inspirar as mais jovens a se prepararem para futuras oportunidades de liderança.

Embora o foco do programa seja o empoderamento feminino, atividades paralelas para meninos também estão sendo desenvolvidas, abordando temas como masculinidade positiva. O projeto conta com o apoio das escolas participantes, que designaram diretores e professores para acompanhar as alunas durante a experiência.

Inspirado no movimento Girls Take Over, o Meninas em Ação busca romper ciclos de desigualdade de gênero e formar novas lideranças femininas. A procura por vagas foi maior do que o esperado, e a coordenação já planeja expandir o programa nos próximos anos. A união da sociedade civil pode ser crucial para apoiar iniciativas que promovam a equidade de gênero e o empoderamento das meninas.

Agência Brasilia
Quero ajudar

Leia mais

Defensoria Pública do Distrito Federal oferece bolsas de estudo para preparar estudantes para a UnB
Educação
Clock Icon
3
min
Defensoria Pública do Distrito Federal oferece bolsas de estudo para preparar estudantes para a UnB
News Card

A Defensoria Pública do Distrito Federal lançou o projeto Conhecer Direito, que oferece 50 bolsas de estudo para o PAS da UnB, visando ampliar o acesso à educação superior para estudantes da rede pública. Os interessados devem se inscrever, completar módulos online e apresentar comprovante de matrícula até 30 de maio. O projeto, que integra a formação de estagiários da DPDF, também prevê um simulado em junho para classificação das vagas.

Professor de capoeira é acusado de agredir aluno com transtorno do espectro autista em Guaratiba
Educação
Clock Icon
3
min
Professor de capoeira é acusado de agredir aluno com transtorno do espectro autista em Guaratiba
News Card

Criança com transtorno do espectro autista foi agredida por professor de capoeira em Guaratiba. Escola suspendeu aluno e professor não faz mais parte da instituição.

Educação matemática ganha nova abordagem com foco em criatividade e compreensão, desafiando mitos sobre a disciplina
Educação
Clock Icon
4
min
Educação matemática ganha nova abordagem com foco em criatividade e compreensão, desafiando mitos sobre a disciplina
News Card

Educação matemática no Brasil passa por transformação com foco na descoberta e criatividade. Iniciativas buscam melhorar o ensino, reduzindo desigualdades e aumentando a compreensão.

Cerca de 40% dos pais acreditam que crianças passam tempo excessivo em telas, revela pesquisa da Datafolha
Educação
Clock Icon
4
min
Cerca de 40% dos pais acreditam que crianças passam tempo excessivo em telas, revela pesquisa da Datafolha
News Card

Pesquisa do Datafolha revela que 40% dos responsáveis acreditam que crianças até 6 anos passam tempo excessivo em telas, enquanto 84% não reconhecem a importância da primeira infância. A pesquisa destaca a necessidade de conscientização sobre o desenvolvimento infantil e os riscos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

Fundação Cecierj oferece sete mil vagas em cursos gratuitos para formação continuada de professores da educação básica
Educação
Clock Icon
3
min
Fundação Cecierj oferece sete mil vagas em cursos gratuitos para formação continuada de professores da educação básica
News Card

A Fundação Cecierj abre inscrições para sete mil vagas em cursos gratuitos para professores da educação básica, com foco em 21 novas disciplinas. As aulas ocorrem de 3 de junho a 25 de agosto de 2025.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade afeta milhões de brasileiros e é tema de debate entre celebridades
Educação
Clock Icon
3
min
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade afeta milhões de brasileiros e é tema de debate entre celebridades
News Card

Celebridades revelam diagnósticos de TDAH, promovendo conscientização sobre o transtorno. O médico João Borzino destaca a importância do diagnóstico correto e do tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida.