Trinta alunas do ensino médio no Distrito Federal vão assumir cargos de liderança por um dia, promovendo empoderamento feminino e equidade de gênero. O projeto Meninas em Ação começa em 10 de outubro.
Trinta alunas de escolas públicas do Distrito Federal participarão do projeto-piloto do programa Meninas em Ação, que visa promover a liderança feminina e a equidade de gênero. A iniciativa, que começa no dia 10 de outubro, permitirá que essas estudantes assumam cargos de liderança por um dia em instituições governamentais, embaixadas e empresas, proporcionando uma experiência prática em ambientes que influenciam a política e a economia.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, será uma das figuras que as alunas acompanharão, destacando a importância do programa para o empoderamento feminino. A vice-governadora do DF, Celina Leão, enfatizou que o Meninas em Ação é fundamental para que as jovens compreendam que podem ocupar espaços de poder e liderança, incentivando seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Uma das participantes, que acompanhará a vice-governadora, expressou sua empolgação com a oportunidade de aprender com uma mulher que é referência em liderança. O projeto também busca desenvolver habilidades essenciais nas alunas, preparando-as para se tornarem agentes de transformação em suas comunidades, conforme destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
As alunas selecionadas estão no último ano do ensino médio e foram escolhidas com base em critérios como domínio de idiomas e engajamento social. A coordenadora do projeto, Maria Luiza Lourenço, ressaltou que a escolha de alunas do 3º ano visa inspirar as mais jovens a se prepararem para futuras oportunidades de liderança.
Embora o foco do programa seja o empoderamento feminino, atividades paralelas para meninos também estão sendo desenvolvidas, abordando temas como masculinidade positiva. O projeto conta com o apoio das escolas participantes, que designaram diretores e professores para acompanhar as alunas durante a experiência.
Inspirado no movimento Girls Take Over, o Meninas em Ação busca romper ciclos de desigualdade de gênero e formar novas lideranças femininas. A procura por vagas foi maior do que o esperado, e a coordenação já planeja expandir o programa nos próximos anos. A união da sociedade civil pode ser crucial para apoiar iniciativas que promovam a equidade de gênero e o empoderamento das meninas.
Senac e MDIC lançam cursos gratuitos em comércio exterior e turismo, priorizando inclusão de pessoas negras. O Senac, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o programa Raízes Comex, abre inscrições para a segunda edição de cursos gratuitos nas áreas de comércio exterior e turismo, com um total de 1.840 vagas. A iniciativa visa promover a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de qualificação profissional. Os cursos disponíveis incluem Assistente de Serviços de Comércio Exterior e Técnico em Comércio Exterior, com inscrições até 5 de maio de 2025 em algumas localidades. No setor de turismo, as inscrições vão até 25 de abril de 2025, abrangendo diversas regiões do Brasil.
Inscrições abertas para o Curso de Gestão Cultural: Cultura e Território, que inicia em 26 de abril. A iniciativa, idealizada por Neri Silvestre, visa capacitar profissionais da cultura, promovendo autonomia e fortalecimento das comunidades. Com carga horária de 60 horas, o curso abordará leis de incentivo e controle social, entre outros temas.
Professor André de Carvalho, diretor do ICMC da USP, descobriu seu autismo aos 54 anos e agora desenvolve IA para diagnósticos precoces e adaptações para alunos neurodivergentes.
Censo Escolar revela queda nas matrículas da pré-escola e do EJA, enquanto creches e ensino profissionalizante crescem modestamente, evidenciando estagnação na educação brasileira.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie lança cursos gratuitos, presenciais e online, visando inclusão educacional e desenvolvimento profissional. Inscrições abertas para todos os interessados.
Pacientes diabéticos enfrentam confusão sobre Índice Glicêmico e Carga Glicêmica, impactados por informações erradas nas redes sociais. Profissionais de saúde devem usar linguagem acessível para esclarecer esses conceitos. A crescente desinformação nas redes sociais tem gerado confusão entre pacientes diabéticos sobre o Índice Glicêmico (IG) e a Carga Glicêmica (CG). Muitos chegam ao consultório com receios infundados sobre alimentos com alto IG, sem compreender o que isso realmente significa. O IG, criado em mil novecentos e oitenta e um, mede a velocidade de absorção dos carboidratos e seu impacto na glicose sanguínea. Alimentos com IG baixo, como feijão e maçã, promovem uma absorção mais lenta, enquanto os de IG alto, como batata frita e farinha de trigo, causam picos glicêmicos. A CG, por sua vez, considera a qualidade e a quantidade do carboidrato, sendo essencial para um controle alimentar eficaz. Profissionais de saúde têm a responsabilidade ética de comunicar esses conceitos de forma clara e acessível, evitando o uso excessivo de jargões técnicos.